[RESENHA #02] O GIGANTE ENTERRADO - KAZUO ISHIGURO - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, novembro 30, 2015

[RESENHA #02] O GIGANTE ENTERRADO - KAZUO ISHIGURO

Título: O Gigante Enterrado
Autora: Kazuo Ishiguro
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2015
Páginas: 280

Sinopse: Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova - será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscencias da história que nos une?

Resenha: Este livro trata-se de um romance que quebra o hiato de 10 anos, do japonês Kazuo Ishiguro, erradicado na Inglaterra. Nesta leitura somos apresentados e conhecemos um pouco da Grã-Bretanha do período medieval, onde há terras devastadas por diversas guerras que aconteceram, a queda do Rei Arthur é colocada em pauta, as terras são assombradas por uma maldição, uma névoa que provoca o esquecimento em todos ali e surge uma ameaça de serem invadidas por ogros, deixando os morados inquietos e preocupados.

O Gigante Enterrado é uma brilhante história de fantasia, com dragões, trolls, gigantes e cavaleiros do Rei Arthur, é também, uma história agridoce sobre memória e traição, sobre vingança e violência. Este é um livro que trabalha com o preciosismo de nossas memórias e o lúdico das fantasias clássicas para edificar uma alegoria sobre valores, virtudes e sentimentos, que figuram tão distante do nosso atual.

A escrita de Ishiguro é leve, não demonstra pressa em entregar os acontecimentos, eles simplesmente surgem, acontecem. A obra possuí como discussão proposta, a relação entre a memória pessoal e a coletiva, como interferem em nossa vida, afinal de contas, quem somos nós sem as lembranças? Ou seria melhor esquecer o passado e viver o presente?

Venham conhecer também:

www.twitter.com/sagaliteraria
www.instagram.com/sagaliteraria
www.facebook.com/asagaliteraria

2 comentários:

  1. A edição desse livro deve ser linda *-* Eu quero muito ler!

    anicessilva.blogspot.com

    ResponderExcluir