[RESENHA #08] BRANCA DE NEVE - IRMÃOS GRIMM - Saga Literária

Novidades

quarta-feira, janeiro 13, 2016

[RESENHA #08] BRANCA DE NEVE - IRMÃOS GRIMM

Título: Branca De Neve
Autor: Irmãos Grimm
Editora: Geração Editorial
Ano: 2012
Páginas: 80

Sinopse: Originalmente surgida no folclore francês do século XVII, a história da Branca de Neve há muitos anos vem sendo um dos mais memoráveis contos infantis de todos os tempos, repetido durante gerações ao redor do mundo.

É a história de uma rainha maligna determinada a se livrar de uma menina - com a pele tão branca como a neve, os lábios tão vermelhos quanto o sangue e os cabelos negros de ébano - que ameaça o desejo da rainha de permanecer a mulher mais bela de seu reino.

Esta nova edição destinada a presentear as crianças modernas, apresenta a versão completa do conto dos irmãos Grimm, com uma interpretação artística original da famosa ilustradora Camille Rose Garcia que imaginativamente combina o humor com um toque tenebroso de romantismo.

Resenha: Era uma vez uma rainha, que em dado momento estava costurando perto da janela do seu palácio, quando fura o dedo e seu sangue cai na branca neve. Após isso ela desejou ter uma filha tão branca como a neve.

Após algum tempo a rainha deu a luz a uma menina, que veio com as características que tinha desejado, todavia a rainha falece após o parto. Um ano após perder sua esposa e rainha, o rei resolve casar novamente e assim o fez. A nova rainha era muito bonita, porém orgulhosa e invejosa, não suportava a ideia de ter alguém no mundo mais bela do que ela.

"A rainha contemplou com um olhar selvagem e explodiu em gargalhadas: - Branca como a neve, vermelha como o sangue, negra como ébano" Desta vez os anões não conseguirão trazê-la de volta à vida."

Esta rainha possuía um espelho e diante do mesmo, perguntava "Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu?" e o espelho respondia, "Vós, minha rainha, sois a mais bela de todas". Alguns anos após, já com 7 anos, Branca de Neve demonstrava beleza e quando a rainha foi fazer sua famosa pergunta para o espelho, este responde que Branca de Neve era mais bonita. Diante disso, a rainha contratou o caçador para aniquilar e extinguir a vida da Branca de Neve. O resto da história conhecemos e caso você não conheça aproveita para ler.

Alguns detalhes no livro que me chamaram atenção, foi o fato de não ter o nome dos sete anões, o rei e pai da Branca de Neve parar de ser citado na obra, outro detalhe é que não existe o beijo do príncipe e as ilustrações maravilhosas que tem no livro.

"Por fora era linda, metade branca e metade vermelha, e quem a visse, a cobiçava."

6 comentários:

  1. Interessante, nunca li branca de neve, essa edição parece muito boa!!

    http://literafeto.blogspot.com.br/2016/01/resenha-dupla-cidade-de-vidro-e-cidade.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa capa e sempre bom ler uma história da Branca de Neve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Menino, lá cai eu colocar mais um livro na listinha. Essa edição tá que tá, hein?

    Beijo, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bem, esse não é o conto original dos Grimm ne, a tradução retirou muitos elementos cruciais da história. Tipo o beijo da branca de neve, que tem que ter, bjs. kkkk Bem, estou fazendo um artigo sobre a Branca de Neve comparada ao filme Espelho, Espelho meu, que também roubou muitos elementos relevantes da história.
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    A edição me parece bem bacana, mas tenho pra mim que a versão original dos Grimm seria um pouco mais assustadora, já que todos os seus contos o são.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir