[RESENHA #06] CLUBE DA LUTA - CHUCK PALAHNIUK - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, janeiro 11, 2016

[RESENHA #06] CLUBE DA LUTA - CHUCK PALAHNIUK

Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
Ano: 2012
Páginas: 272

Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o Livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição.

O Clube da Luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentindo. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.

O livro virou filme em 1999, por David Fincher, que possuí duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Boham Carter.
Resenha: Clube da Luta, tornou-se um clássico para diversas pessoas, surgiu em 1996, virou filme em 1999 com um estrondoso sucesso nos cinemas e nas telinhas, servindo como objeto de estudos para muitos estudantes de psicologia. No livro acompanhamos a vida de personagens que buscam e tentam modificar suas vidas, procuram sair do senso comum e da monotonia em que suas vidas se encontram. 

Este é um livro crítico, perturbador e genial. Chuck conseguiu criar um personagem rico, cheio de angústias, que teve diversos problemas na infância, como o fato de ter sido abandonado pelo pai, repercutindo os problemas na fase adulta e acarretando em diversos problemas, entre eles insônia, possuindo um emprego que odeia, vivendo uma vida na completa mentira. Porém tudo muda quando o personagem principal conhece Tyler, um cara simples e completamente o oposto, perdendo sua casa em um incêndio e indo mora com Tyler.

Após um lapso temporal, ambos criam o clube da luta, que nada mais é do que uma crítica ao modo de vida, ao consumismo exacerbado, ao conformismo que a sociedade vive, ao desagrado pela vida e apreço pelos bens materiais. 

O Clube da Luta é uma grande obra de Chuck, nos faz refletir o quão fútil pode ser o humano, o quão inútil pode ser a padronização e o esteriótipo que a sociedade nos quer infligir, que por muitas vezes aceitamos e seguimos sem pensar, sem reagir, sem criticar. Trata-se de um livro bem escrito, expressando de forma detalhada como o protagonista sente, sem ficar delongando e cansando o leitor.

"Esta é a sua vida e ela está acabando, um minuto por vez."

2 comentários:

  1. Sou suspeita pra falar! Eu AMO Clube da Luta, é simplesmente uma crítica social fantástica. Todo mundo devia ler o livro e ver o filme!

    Beijos!
    www.escritacolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Sempre tive muita curiosidade sobre o livro do Clube da Luta, a adaptação é ótima e espero que curta o livro também também!
    Adorei seu blog e já estou seguindo,

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir