[ARTIGO #07] VOCÊ JULGA O LIVRO PELA CAPA? - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

[ARTIGO #07] VOCÊ JULGA O LIVRO PELA CAPA?

Pessoal, eis a questão! Vocês julgam o livro pela capa? Confesso que por diversas vezes eu julguei o livro pela capa antes de comprar, é um tanto quanto incorreto, pois é um julgamento superficial, raso. Todavia já comprei livros que julguei pela capa, contudo muitos deles são de editoras conhecidas, como Aleph, Intrínseca, Arqueiro, Darkside Books e Grupo Editorial Record como exemplos. Confesso que a maioria obtive sucesso, mas além de serem dessas editoras conhecidas e famosas, os autores muitas vezes também são famosos ou no mínimo conhecidos pelo público em geral nesse mundo de literatura, livros, blogs literários e afins. Fica uma pergunta abaixo:

Qual desses livros você compraria pela capa?



 

22 comentários:

  1. Olá.
    Acho que uma boa capa chama sim a atenção, assim como um bom título, conheço algumas pessoas que não gostam de ler sinopse, pegam livros as cegas, eu confesso que se uma capa não me agrada dificilmente pego para ler a sinopse.
    Eu compraria Eu Sou a Lenda, A Noite dos Mortos Vivos e Alien, também gosto das do Star Wars.
    Beijos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo evitar julgar um livro pela capa. Cara, ja viu as capas dos livros em Inglês? São ainda mais bonitas do que as que vem pro Brasil ( THG então, nem se fala). Mas as vezes da pra comprar porque o titulo é foda ou já se tem alguma apreciação pelo autor- as vezes a capa pode até não ser bacana, mas sendo de um autor que eu gosto eu acabo comprando.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a capa seja o que primeiro me chama atenção em um livro, mas sempre leio a sinopse antes de comprar... muitas vezes podemos nos enganar se deixarmos nos influenciar apenas pela capa da obra.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Para mim é impossível não comprar um livro pela capa. Já fiz isso várias vezes e farei muitas mais rsrs.
    Uma capa bonita ou um título chamativo acaba atraindo os leitores.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei o post, e já comprei sim livros pela capa, uns gostei outros não, então leio sempre a sinopse para não me enganar em relação a obra.

    Abraços e boas leituras!!!

    http://imaginacaodeumablogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Então, SIM. Eu julgo muito pela capa kkk É "errado" mesmo, mas não consigo evitar. Na verdade, acho que a capa precisa sim ser bonita e chamar atenção, porque, afinal, é o que vende primeiro. É o que me faz parar numa livraria e ler a sinopse.
    Eu nunca tive tanto interesse em ler 'Eu sou a lenda', mas com essa edição da Aleph, com capa dura e essa capa muito bonita, ficou impossível resistir. Já o tenho aqui, esperando por sua vez kk
    Alien também está com uma edição muito boa. Espero poder adquiri-lo em breve. E colocar a Darkside aqui foi apelação kkk Eles são os melhores <3

    Abraço,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Desses livros, eu compraria pela capa os de Star Wars, A noite dos mortos vivos e O cavaleiro fantasma.
    Ah, e A seleção, que eu já li e sei que é bom <3
    kldjfladjgçds
    Beijos,
    www.quinzeinvernos.com

    ResponderExcluir
  8. Oie
    acho que em algum momento todos nós já julgamos pela capa haha eu ás vezes preciso confessar que tenho dó d eme livrar do livro por causa da capa ou que já quis ler o livro somente pela capa, e muitas vezes me decepcionei horrores, como já li livros com capas horrendas de feia e foi uma bela leitura, adorei o post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sim, eu julgo um livro pela capa e algumas vezes pelo título, por motivos de que não leio sinopses. Não gosto.
    Um que com certeza compraria só pela capa era O cavaleiro fantasma.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Confesso que o título chama a minha atenção e sempre leio a sinopse antes de efetuar a compra. Desses, eu compraria "nada é para sempre". Abraços,

    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Realmente essa questão das capas é bem interessante. Não vou negar, sou muito visual, então adoro uma capa linda, bem feita e convidativa; mas com certeza hoje em dia não avalio um livro apenas por sua capa. Mas acredito que os capistas deveriam ser mais valorizados e as editoras deveriam ter mais atenção nesse aspecto.
    Dos livros que vc apresentou, alguns clássicos até, e hoje sei da importância e enredo interessante mas com certeza suas capas são o que há de pior, feias mesmo. Dessa sua lista acredito que se não conhecesse nada do livro e julgasse apenas pela capa só compraria: O cavaleiro fantasma.
    Enfim gostei da temática da postagem, parabéns pela ideia.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  12. É óbvio que devemos julgar um livro pela sua capa (mas não somente por isso), principalmente se a edição for atual, e eu te digo o porquê: As capas são pensadas para condizerem com o conteúdo do livro. Desde que o trabalho do designer tenha sido bem feito, se uma capa não te agrada é bem fácil que o conteúdo também não vá agradar. ;)

    ResponderExcluir
  13. Oie!!
    Compro muito pela capa!! Kkkkkkkk e qdo acho que o título tb parece interessante, aí q não resisto mesmo!
    Na maioria das vezes eu dei sorte, adquirindo uma boa leitura.
    Desses que vc citou, eu compraria Nada é para sempre e Três é demais.
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Compro muito pela capa!! Kkkkkkkk e qdo acho que o título tb parece interessante, aí q não resisto mesmo!
    Na maioria das vezes eu dei sorte, adquirindo uma boa leitura.
    Desses que vc citou, eu compraria Nada é para sempre e Três é demais.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Esse é um tema muito interessante e confesso que assim como você, já escolhi muito livro pela capa! Só que, ao contrário do que acontecia com você, eu acabava escolhendo pela capa livros de autores que não conhecia, tipo o do autor Maurício Gomyde na época em que li. Dos que você citou eu compraria Cadê você, Bernadete? e Eu sou a lenda.


    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Oee,
    Eu não vou mentir não, a capa me influencia MUITO! Na maioria das vezes compro só pela capa hihihi.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Achei o seu post muito legal. A gente pode até falar que não compra livro por capa, mas eu acho que a capa influencia muito na hora da compra, pois é ela que vai fazer você ir até o livro e ler a sinopse. Uma capa que não chama atenção vai fazer com que o livro passe despercebido. Eu tenho Tropas Estelares, e acho ela linda haha Desses livros que você postou eu compraria "Tropas Estelares", "Eu Sou A Lenda" "A Noite dos Mortos Vivos".
    É darkSide, é Aleph hahah Eles se garantem nas capas. Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Yvens, eu julgo o livro pela capa. Eu compro muito livros pela capa bonita e chamativa sem ler a sinopse, posso dizer que nem sempre eu acertei, portanto atualmente eu tento levar em consideração o conteúdo. Dessas capas eu levaria Eu sou a lenda, Cade você Bernadete, A seleção e Nada é para sempre. Bjkas

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Sinceramente o que me atrai primeiro num livro é a capa. Só depois que vou ver a sinopse e do que se trata a história. Acho que as ilustrações da capas devem ser bem feitas e de forma que chame a atenção do leitor.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Hummm.... Cara, nunca comprei um livro somente pela capa e acho que nunca terei esta prática, para mim a capa é um detalhe. Normalmente abro o livro, leio a sinopse, as orelhas, algum capítulo total ou parcial e aí decido. Eu sou bastante visual e algumas capas despertam em mim muita paixão e sempre leio o livro procurando entender o que a capa tem a ver com a trama, gosto de fazer este exercício.

    Bjo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii eu confesso...
    Eu julgo e muito o livro pela capa... se a capa não me atrair eu não pego o livro, exceto se a sinopse seja muito boa e as criticas muito positivas... sei que isso é um erro bizarro, mas infelizmente é mais forte.
    Dos selecionados, acho que compraria A Seleção e Stars Wars só

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Okay, confesso: eu julgo, sim, pela capa! Tanto que eu comprei a série A Seleção e, mesmo não tendo gostado dos livros, até hoje eu não tenho coragem de me desfazer dos livros porque as capas são lindas. Adoro a capa de Cadê é você, Bernadete também.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir