[FILMES] ESPECIAL TIM BURTON - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, fevereiro 15, 2016

[FILMES] ESPECIAL TIM BURTON

Tim Burton é um dos diretores mais bem-sucedidos dos últimos vinte e cinco anos e também um dos mais polêmicos. Quase todos os seus filmes, de Os Fantasmas se divertem a Alice no país das maravilhas, arrecadaram milhões, foram visualmente impactantes e geraram controvérsias. Você talvez o ache um cara estranho; afinal, Burton só se veste de preto, faz filmes estranhos e desenhos com monstros. Mas ele, na verdade, é apenas um adulto com cabeça de criança, ainda tímido, que adora expressar em seus filmes tudo que se passa em sua mente criativa. Burton nasceu no dia 25 de Agosto de 1958 em Burbank, Califórnia, Estados Unidos, e tem hoje 55 anos. (Livro: O estranho mundo de Tim Burton).

Separei aqui para vocês os 5 melhores filmes de Tim Burton na minha opinião.


1 - Sweeney Tood - O Barbeiro Demoníaco da rua Fleet (2007): É um musicial/drama ambientado na época vitoriana. Benjamin Barker (Johnny Depp) era um barbeiro muito habilidoso que vivia com sua mulher e sua filha, mas o inescrupuloso juiz Turpin (Alan Rickman) se apaixona por sua esposa e cria um crime que Barker não cometeu, apenas para culpá-lo e prendê-lo. Enviado para a Australia, 15 anos depois, Benjamin retorna para Londres com o pseudônimo de Sweeney Todd em busca de vingança.



2 - Alice no País das Maravilhas (2010): O filme original não é da autoria de Burton. Foi escrito inicialmente por Charles Lutwidge, publicado em 4 de julho de 1865. Tim Burton fez apenas uma refilmagem do filme, e é claro, com muitos toques especiais. Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).




3 - James e o Pêssego Gigante (1996): James (Paul Terry) é um jovem que, certo dia, encontra um pêssego gigantesco, do tamanho de uma casa. Esse é o ponto de partida de uma aventura mágica, que mistura efeitos especiais, animação por computador, stop-motion, atores reais e muito mais! Vale muito a pena ver!




4 - Frankenweenie (2012): Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.



5 - A Noiva Cadáver (2005): Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp) , um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que cresceu e nasceu.



E agora duas novidades! Para quem não sabe, nos meses de fevereiro, março e abril acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo a primeira mostra do cineasta Tim Burton, que explora todo o amplo trabalho criativo de Tim em mais de 500 itens, apresentando desde desenhos de infância até obras de sua carreira consolidada como diretor. A mostra reúne itens raros como esboços, pinturas, storyboards, poemas e bonecos que fizeram parte da filmografia do cineasta, além de trabalhos pessoais não realizados que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

 

A outra novidade é que o Utópico Coletivo de Teatro, um grupo de jovens artistas que têm por interesse por em prática suas ideias e propostas, abriram as inscrições para o projeto de Estudo em Teatro Musical com o tema Sweeney Todd. Isso mesmo! Inscrições para participar da peça de teatro Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. As inscrições vão somente até dia 20/02, então não percam. Deixarei o link aqui embaixo para quem se interessar.

 Edital 
 Inscrições: audicao.sweeneytodd@utopicocoletivo.com.br

Conte-nos o que você achou! Gostaram da lista com os filmes do Tim Burton? Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook.

Por Jamille Campos

35 comentários:

  1. Eu amei todos esses filmes, mas quando era mais nova morria de medo da noiva cadáver ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo todos os filmes do Tim Burton! Mas as vezes dá medo sim, ele é muito exótico! hahaha
      Um beijo pra você!!
      Jamille Campos.

      Excluir
  2. Sweeney é ÓTIMO. Pra mim um dos melhores trabalhos dele. Peixe Grande e suas Histórias é um filme que amo.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena! Sweeney Todd é meu filme preferido, não só o preferido entre os do Tim Burton, mas entre todos os filmes mesmo. Eu ia tentar participar de uma peça de teatro no RJ com o tema do filme mas desisti porque não canto bem.. haha quem sabe uma próxima?
      Beeeijo grande, Jamille Campos

      Excluir
  3. Pena que São Paulo é tão longe de onde resido, pois adoraria acompanhar essa mostra. Eu aprecio MUITO os filmes do Tim Burton, dos citados, só ainda não vi Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da rua Fleet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian infelizmente eu também não terei como ir! Gastei todo o meu dinheiro com cosplay! hahahaha se tiver uma próxima vez eu não perderei! Assista Sweeney Todd, é o melhor filme do mundo!!!
      Beeeeijo, Jamille Campos

      Excluir
  4. Amo Tim Burton, então imagina o quanto amei o seu post! :) Também gosto muito do que ele escreve. Você já leu alguma coisa dele?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monalisa! Eu imagino sim o quanto você tenha gostado. hahaha Eu já li sim um livro de poemas (O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra) da editora Girafinha e comecei a ler O Estranho Mundo de Tim Burton da editora Leya. E você, já leu algum?
      Beijinhos, Jamille Campos

      Excluir
    2. SIIIM! Já li o Menino Ostra <3

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Estou contando os dias para ver a exposição do Tim em São Paulo ♥ Minha irmã conseguiu comprar os ingressos antes que esgotassem *-* Lembro de ter visto "Sweeney Todd" com minha irmã há muito tempo, devia ser criança ainda *-* Os meus favoritos são "A noiva cadáver" e "Frankenweenie" ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não o acompanho mas sei da importância dele para a história do cinema. Ele é genial!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Eu amo Edward <3 <3 <3 Alice também foi bem legal *-* na real é bem dificil achar uma obra dele ruim né? O estilo estranho dele que chama atenção.
    Minha amiga foi uns 4 dias na exposição vai até falar no blog sobre e encontrou com ele. Disse que ele é muito simpatico <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Toda vez que penso em Tim Borton (que para mim é um cara fantástico. Com idéias incríveis e maravilhosas. Que leva seus filmes a perfeição) a primeira coisa que vem na minha cabeça em seguida é Jonh Deep, acho a parceria dos dois digna de todos os Oscars rsrs. E vi que você citou dois filmes que o Deep está.
    Adorei sua postagem e sua escolhs de filmes e claro já assisti todos algas vezes. Rsrs
    Ano
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Oláaa!
    O Tim é fantásticooo...
    Tenho um amor sem fim por Alice no País das Maravilhas, aquele filme é incrível.
    A noiva cadarver também é uma ótima obra.
    Beijos!
    www.estantemineira.blogspot

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Amo Tim Burton e vc não imagina o quanto estou sofrendo por não poder ir na exposição do trabalho dele :'(
    Todos os filmes que vc citou são incríveis, mas para mim o melhor é Peixe Grande, amo esse filme.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  11. Oi, ele é um dos melhores diretores, amo vários filmes que ele fez e o que mais gosto é Alice no país das Maravilhas.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee, confesso que não vi nenhum dos filmes, mas estou bem curiosa e espero ter ou fazer a oportunidade de assisti-los

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  13. Todos filmes fantásticos! Tenho um carinho especial pela loucura em Sweeney Tood, vi faz tempo e me encantei pela forma como o filme foi construído- é meio bizarro? bastante, mas gostei muito. Frankenweenie tem minha eterna simpatia. Fico intrigado com a mentalidade do Tim, como ele cria tudo isso? O que passa na mente dele?

    ResponderExcluir
  14. Olá Yvens esse post vc acertou em cheio adoro o Tim Burton e toda a sua excentricidade, suas obras são fantásticas e inesquecíveis!A noiva cadáver assisti tantas vezes que perdi a conta.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Gosto bastante do trabalho do Tim Bourton.
    Quando fui comprar ingresso para a exposição em SP já estava tudo esgotado. #chateada
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jamille
    Eu não sei dizer se gosto do trabalho do Tim Burton como muitos dizem por aí, porque não conheço ainda todas as obras dele. Infelizmente, a única dentre essas 5 que você listou e que eu já assisti é o 'Alice no País das maravilhas'. Amo. É um dos meus filmes favoritos.
    Tô empolgado pelo 'O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares' que vai estrear em dezembro e tem direção dele também. Aos poucos, vou conhecendo mais o estilo único dele kk

    Att,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Adorei as escolhas, mas meu favorito é Edward <3 HAHAHA
    É um filme que me faz chorar, me apavora e me faz rir. É, basicamente, bem completo! *-* eu quero poder conferir a exposição de Tim Burton aqui em SP, mas tá meio que Jogos Vorazes para conseguir ingressos. Imagina poder ver de pertinho acessórios desse gênio? <3

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://sobreamorelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Jamille, sua linda, tudo bem
    Eu gosto muito desse estilo do Tim, ainda mais os filmes em que ele convida o ator Johnny Depp, que é um dos meus preferidos, tudo o que ele faz eu vejo. Além dos filmes em que o Johnny participou, também já vi Nova Cadáver. Gostei muito da sua postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Esse diretor tem o estilo meio dark e seus filmes representam isso. Recentemente ele esteve por aqui. Bom, gosto muito do Noiva Cadáver por causa da vibe meio mexicana e dark. Além disso, gosto muito de animações.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jamille
    Não tinha reparado no direção pelo nome do filme, mas sempre quis assistir O barbeiro demoníaco. Alguns desses filmes eu ainda não vi, mas adoro Alice no país das maravilhas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Eu gosto muito de todos os filmes do Tim, o que eu mais gosto dele é a Noiva Cadáver.
    Muito legal o seu post =)

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem? Tim Burton é simplesmente incrível, e a parceria dele com John Depp nem se fala. É uma combinação que deu certo. Dos filmes que você citou, conheço todos, mas o meu preferido com certeza é o da Alice, sim pela presença do John rs A noiva cadáver também tem seu encanto, mas eu demoro para gostar de filmes em desenho, não sei explicar isso haha Queria morar em São Paulo para visitar a exposição :/ Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem ?

    Tim Burton é um dos meus diretores favoritos! Chega a ser clichê falar isso, porque ele com certeza entra na lista dos mais conhecidos, graças as polêmicas de alguns de seus filmes. Ele é o tipo de diretor que consegue deixar sua marca em todos os filmes que faz, independente da divergência de temática.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem ?

    Tim Burton é um dos meus diretores favoritos! Chega a ser clichê falar isso, porque ele com certeza entra na lista dos mais conhecidos, graças as polêmicas de alguns de seus filmes. Ele é o tipo de diretor que consegue deixar sua marca em todos os filmes que faz, independente da divergência de temática.

    ResponderExcluir
  25. Olá.. Tim Burton é demais!! Adorei a seleção de filmes que você colocou neste post.! Confesso que não gostei muito "Sweeney Tood - O Barbeiro Demoníaco da rua Fleet ", apesar que nesta época não curtia muito musical, então acho que vou assistir novamente para ter uma nova visão do filme!!!

    Keyla
    http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. O Tim tem um talento e tanto (e mantêm-se num verdadeiro trio de Ouro: Tim, Jonny e Helena <3 ) Eu ja devo ter assistido a noiva cadáver umas cem vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mais uma coisinha rsrsrs estou seguindo seu blog, se puder me siga tbm. BJs

      http://derepentekaya.blogspot.com/

      Excluir
  27. Oi, tudo bem?
    Gosto muito das obras de Tim Burton. Dos livros citados, só vi Alice e A noiva cadáver. Adorei a versão do autor para Alice. A noiva cadáver consegue ser fofo, mesmo com o ar sombrio, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. oi
    amo a noiva cadáver...contém um enredo sombrio mas que ao mesmo tempo encanta..sou fascinada pelo filme..
    Alice também é surreal!
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oiee, tudo bem?

    Eu AMO o Tim Burton! Principalmente os filmes que tem a dobradinha Tim e Johnny Depp. Sweeney Todd é maravilhoso <3 AMO esse filme. Noiva Cadáver é super legal também.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir