[BIBLIOTECA AZUL] O IMPOSTOR - JAVIER CERCAS - Saga Literária

Novidades

domingo, março 27, 2016

[BIBLIOTECA AZUL] O IMPOSTOR - JAVIER CERCAS

Olá pessoal, trago para vocês um dos últimos lançamentos da Biblioteca Azul (Globo Livros), trata-se do livro O Impostor do escritor espanhol Javier Cercas, é um romance não ficcional. Ou non fiction novel (ou romance sem ficção).


Recebi esse livro nesse último sábado dia 26/03, trata-se de um verdadeiro presente de páscoa, só tenho que agradecer o carinho e atenção da editora/selo Biblioteca Azul para com a Saga Literária. Venha conhecer um pouco mais sobre a obra abaixo:

Título: O Impostor
Autor: Javier Cercas
Editora: Biblioteca Azul (Globo Livros)
Páginas: 464
Ano: 2015
ISBN: 9788525061041
Onde Comprar: Amazon - Submarino

Sinopse: Em 2005, o caso Enric Marco chocou a Espanha. Conhecido por ter lutado contra a ditadura de Franco e ter sido deportado para um campo de concentração nazista, Marco presidiu durante anos a Amical de Mauthausen, importante associação de vítimas do Holocausto. Dias antes de uma cerimônia dos 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, o historiador Benito Bermejo revelou que Marco nunca tinha sido prisioneiro do regime nazista. A história intrigou Javier Cercas, que durante sete anos relutou em escrever sobre este estranho personagem. Em O impostor, o escritor relata a vida de um homem que, ao reinventar sua história, enganou um país.

De acordo com Javier Cercas, O impostor é um romance sem ficção. O narrador é personagem e o leitor acompanha sua resistência à ideia de escrever o livro, suas entrevistas com Enric Marco, a pesquisa e as dúvidas que surgem durante o processo de escritura. Uma vez que a vida de Enric Marco se revela uma grande invenção, ao contar a versão do impostor, Cercas dá espaço à ficção em sua busca pela verdade.

O impostor levanta uma série de questões sobre a memória, o desejo de celebridade, e a forma como as pessoas lidam com o passado, individual e coletivo. Cercas explora as contradições de um homem que se justifica dizendo que alterou a verdade com o objetivo de não permitir que as pessoas esquecessem os horrores do nazismo, mas que poderia ter servido a uma causa sem se colocar como uma vítima.

Sobre o autor: Javier Cercas nasceu em 1962, em Ibahernando, Cáceres. Entre suas obras, destacam-se o livro de contos El Móvil (1987), os romances El Inquilino (1989 e 2000) e El Vientre de la Ballena (1997), as coletâneas de artigos Una Buena Temporada (1998) e Relatos Reales (2000) e um livro de ensaios La Obra Literaria de Gonzalo Suárez (1994). Trabalhou durante dois anos na Universidade de Illinois. Desde 1989, leciona literatura espanhola na Universidade de Gerona. É colaborador habitual na edição catalã do jornal El País.

Onde comprar: Globo Livros - Amazon - Americanas - Submarino
Por Yvens Castro.

11 comentários:

  1. Gostei da premissa do livro. Acho que saber mais da história de outros Países é interessante. Já percebeu que muitos Países tiveram algo semelhante a campos de concentração nazistas?
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. A capa já retrata bem o que vai ser o livro, e a maioria dos livros sobre a Segunda Guerra Mundial e nazismo são ótimos, além de ser uma história que na maioria das vezes comove o leitor, a gente acaba aprendendo mais coisas sobre aquele tempo.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Este parece ser um livro bem interessante, entretanto eu não sei se esse tipo de livro sobre a guerra faz bem o meu estilo de leitura. Mas fico feliz que tenha recebido este livro no sábado e espero que goste da leitura deste.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não conhecia esse livro, gostei de vê-lo por aqui! A premissa muito me interessa, então vou aguardar a resenha para saber mais sobre ele <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Yvens, que livro bacana, ainda não tinha ouvido nada a respeito. achei a capa super legal. Vou aguardar a resenha ansiosamente :)

    Super beijo
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Oiiie
    o livro parece ser mega interessante para pessoas que gostam desse gênero e tudo mais, não é meu caso, na verdade, nunca tinha ouvido falar, vou aguardar a resenha para saber mais hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Yves!!
    Eu não conhecia esse livro e pra falar a verdade, eu não me interessei muito pela história por não ser o tipo de livro que eu curto ler. :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Que livro interessante. Parece ser muito bom. Nao leio muitos não ficção, mas tenho certeza que esse deve ser ótimo! Nao sei se leria, mas para quem curte é uma ótima pedida!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Que legal esse livro! Achei o tema muito interessante, eu com certeza leria, nunca tinha ouvido falar dele, mas acho super ótimo para quem gosta do tema :) vou procurar lê-lo mais em breve

    ResponderExcluir
  10. Olá Yvens,
    Nossa realmente este livro foi um presente de Páscoa e chamou minha atenção, ele teve fazer o leitor refletir sobre muitas questões. O que algumas pessoas não fazem para serem famosas não importando as consequências.

    Bjo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    A premissa é bem interessante para quem gosta de romances históricos, já li muitos e no momento ando fugindo dessas leituras, mas ótima dica!
    Abraços,
    Andy- http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir