[RESENHA #27] DIAS DE CHUVA E TEMPESTADE - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, março 17, 2016

[RESENHA #27] DIAS DE CHUVA E TEMPESTADE

Título: Dias de Chuva e Tempestade
Autor: Nacy Pickard
Editora: Arqueiro
Páginas: 227
Ano: 2012

Sinopse: A professora Jody Linder acaba de receber uma terrível notícia: o homem condenado pelo assassinato de seu pai está sendo solto e voltará para a cidade. Há 23 anos um crime abalou a pacata Rose, uma cidadezinha no interior do Kansas. Hugh-Jay Linder, filho de um rico fazendeiro, foi encontrado morto em sua casa e sua esposa, Laurie, desapareceu, levantando a suspeita de que ela também teria sido assassinada.

Ex-empregado da família, o vaqueiro Billy Crosby foi imediatamente detido e logo condenado: um vestido sujo com o sangue de Laurie estava dentro da sua picape e o chapéu dele foi encontrado na cena do crime. Agora o jovem advogado Collin Crosby quer provar que o pai é inocente e que as evidências foram manipuladas por influência da família Linder.

Enquanto Collin espera um novo julgamento para fazer justiça ao pai, Jody precisa confrontar seus tios e avós para descobrir o que realmente aconteceu naquela terrível noite. Para isso, ela será obrigada a remexer em velhos segredos de família e a lidar com consequências imprevisíveis. Um suspense com pinceladas de poesia e lirismo, Dias de chuva e tempestade captura a essência das pequenas cidades americanas e demonstra a habilidade de Nancy Pickard em criar personagens incrivelmente reais e profundos.

Resenha: A história tem início em 2010, nos apresentando Jody Linder, uma mulher de 26 anos, que perdeu os pais aos 3, e suspeita da felicidade, pois acredita que "depois da ascensão vem a queda." Jody recebe a visita dos seus tios, que lhe contam sobre a suspensão da pena de Billy Crosby, o responsável pela morte de seus pais, que ganha a liberdade após 23 anos longos anos preso. A protagonista não se conforma com ele fora das grades e questiona o motivo pelo o qual ele fora solto antes do tempo.

"Jody estava espantada, embora não sentisse a menor surpresa, pois acreditava que os acontecimentos ruins se sucedem aos bons assim como a vida é seguida pela morte. O segredo, ela concluíra quando mais jovem, era tentar antecipá-los para amenizar o golpe." p. 11.

A jovem cresceu acreditando que Billy, ex-funcionário da fazenda do seu avô, matou seus pais e sumiu com o corpo de sua mãe. Diante disto, algumas dúvidas e questões não solucionadas na época, voltaram à tona, fazendo com que Jody ficasse em dúvidas quanto a participação de Billy no crime que culminou ceifando a vida de seus pais.

Temos um salto para o passado, nos levando para 1986, quando conhecemos toda a família da Jody e a família de Billy Crosby, bem como os acontecimentos que precederam ao crime e também o que aconteceu com a família após esse fato relevante na história de Jody.

Nancy em sua obra, fica nos levando ao passado e presente, revelando e trazendo os fatos ao desconhecidos e ocultos ao conhecimento do leitor. Tal movimento cíclico combina com os elementos que ditam o ritmo da história, por vezes, sendo decisivos.

"O xerife se sentiu frustrado por não ter conseguido provas sufiecientes para manter Billy na cadeira na noite anterior. Talvez, na prisão, o jovem tivesse esfriado a cabeça e não cometesse o crime. Ou, quem sabe, tudo iria acontecer de qualquer maneira, já que um homem que segue por caminhos tortuoso dificilmente se reabilita." p. 98.

"Mas e se ele tivesse razão? Seja como for, preciso saber o que aconteceu com minha mãe. Jody se levantou da pedra, colocou a mão contra o sol e olhou em todas as direções. Por que continuo a vir aqui em busca de provas e conforto? Respirou profundamente e achou a resposta no fundo de sua mente: Porque este lugar é enorme e imutável." p. 145.

Opinião: A obra não tem um desfecho previsível, óbvio. Esse livro é envolvente, de fácil leitura, permeada de mistérios, cheio de reviravoltas, trata-se de um bom thriller. Fiquei satisfeita com a leitura, com o desfecho e personagens que conheci.

Confesso que por algumas vezes queria que a leitura chegasse ao fim, queria saber o desfecho da história, fiquei bastante curiosa diante dos mistérios apresentados. Percebi também que a autora tratou os personagens como filhos, trabalhando e aprimorando eles ao longo da obra, de forma simples e delicada. Foi possível enxergar os diversos ângulos, visões da história. Apaixonei por alguns personagens. como Anabelle, Jody e Collin.

A editora arqueiro fez um belo trabalho de edição, com ótima diagramação. Não vi nenhum erro ortográfico ou gramatical na obra, o que me leva a crer em um trabalho impecável de tradução e revisão. Essa é uma obra que indico para todos.

Por Fernanda Rocha.

13 comentários:

  1. Esse livro é muito bom, gostei da ambientação dele e todo o mistério envolvente que ele tem em poucas páginas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li mas gostei muito da sinopse dele
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/2016/03/chocolate-x-alfarroba-na-dieta.html

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,

    Mais um suspense para minha lista infinita no gênero.
    Adoro esses autores que sabem como nos fazer pensar em muitas teorias das conspirações para um único crime.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não é o livro que eu pegaria pra ler, mas entendo muito bem o sentimento de não ver a hora de uma história acabar -- não por achar ruim, mas pela ansiedade de saber o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    A história parece ser bem interessante e achei a capa muito linda com esse toque sombrio. Sempre é bom ler um livro que contenha personagens que nos cativam e um desfecho imprevisível é melhor ainda :)

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Apesar de ter achado a história interessante não leria, pois não curto thiller.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. olha, se ele tem essa pegada alucinante, deve ser um ótimo suspense... fiquei bastante curiosa com a premissa e queria saber se o carinha que ficou preso por tanto tempo realmente é culpado... amei a capa dele tb :D
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá :D
    O livro já me ganhou só pelo mistério, suspense e por não ter desfecho pevisível <3 Amei a premissa :D Já ta na lista de desejados
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, não tinha lido nada a respeito dessa obra e fiquei bem interessada, pois gosto de mistério e suspense. Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adorei a premissa do livro! Parece ser intrigante e ter a dose certa de suspense que faz um bom thriller. E é totalmente novidade pra mim... vou procurar mais sobre ele.
    beijos e obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  11. LOie
    acho que não conhecia o livro mas achei interessante o enredo e me deixou um pouco curiosa, gostei bastante da sua resenha e vou anotar a dica haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da dica, não leio muitos thrillers e esse me chamou a atenção. Achei bem instigante. Esse é um livro que eu com certeza leria. Acho que eu vou me surpreender com a história.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  13. Oieeeeee!
    Eu adoro livros que nos levam do passado para o presente e fica alternando durante a história. Não conh3cia o livro, mas sua resenha me deixou vuriosa quando diz que não é um livro com final previsível, adorei.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir