[RESENHA #34] ESTAÇÃO TERRA - ODIMER NOGUEIRA - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, março 24, 2016

[RESENHA #34] ESTAÇÃO TERRA - ODIMER NOGUEIRA

Título: Estação Terra
Autor: Odimer F. Nogueira
Editora: Chiado
Páginas: 168
Ano: 2015

Sinopse: Num contato imediato de terceiro grau com um terráqueo, uma raça de homens transgênicos, com qualidades morais superiores à raça humana, retorna do seu tempo (futuro em relação ao tempo presente desta dimensão), para entender e resgatar a sua origem.

No entanto, esse contato pode incorrer na extinção da sua espécie, na medida em que o seu criador – o terráqueo - não conseguiu ainda transcender as limitações de sua mediocridade humana. Conseguirá essa raça superior sobreviver à ignorância humana? Um suspense inteligente permeia toda a aventura empolgante e instigante, do início ao fim, numa mistura provocadora de ficção e realidade, na medida certa.

Resenha: Nessa obra acompanhamos o protagonista Hermes, veterinário e proprietário de uma fazenda que está localizada na cidade fictícia de de Meriaqui, na região centro-oeste do Brasil. Hermes faz reprodução assistida em sua criação bovina, procura sempre estudar e estar atualizado no campo da genética. Em determinada volta para casa, saindo da fazenda pela noite, em certo ponto do trajeto, algo inesperado acontece em uma noite de lua cheia no mês de Agosto de 1999 que vai mudar para sempre a sua vida e como ele a vê.

O protagonista é escolhido para uma missão muito importante e especial, como mensageiro deverá tonar público e disseminar informações para a humanidade acerca da existência de uma raça humana, conhecida como Oasianos, que possuem os seres humanos como ancestrais.

"Pairava por sobre a estreita ponte do Ribeirão da Pedreira uma esfera de luz com aproximadamente quatro metros de diâmetro, totalmente iluminada, emanando uma forte luminosidade branco-azulada que, apesar de toda a sua intensidade, não feria os olhos. Parecia ser uma luz natural a cuja frequência os olhos de Hermes estariam perfeitamente adaptados." p. 26.

Em Estação Terra o autor nos apresenta um projeto revolucionário conhecido como Projeto Oásis, que traz um avanço genético enorme, esse projeto é ultrassecreto, ninguém sabe exatamente o que está por vir ou mesmo quais são os responsáveis pelo projeto. Esse projeto e estudo visa uma experiência inovadora, que deve transferir para um ser humano a capacidade autotrófica dos vegetais, mas até que ponto isso será benéfico ou quais desdobramentos poderá gerar?

O Projeto Oásis, já mencionado, que está acontecendo na atualidade, tem também objetivos ambientais, como diminuir o efeito estufa e prevenir o aquecimento global. Cada projeto é apresentado e  explicado da narrativa de forma esmiuçada ao longo da trama.

"Seis cientistas - quatro homens e duas mulheres -, todos de formação eclética, porém especialistas em biologia molecular e genética, foram selecionados para compor a equipe do "Projeto Oásis." p. 105.

O livro Estação Terra é um do gênero de ficção científica, tem como abordagem a Ufologia, mesclando fatos realistas com crenças baseadas em contatos feitos com seres extraterrestres.

Opinião: Recebi essa obra do autor e parceiro Odimer F. Nogueira, o autor traz questões para nossa reflexão como a evolução da genética, questões ambientais, política e sociais,  viagens interplanetárias, o espírito de competição entre os países, a questão ética e moral sobre experimentos na criação de vidas ou transgenia  (transgênese), como a alteração dos códigos genéticos.

Essa obra foi um desafio, sai da minha zona de conforto e adentrei em um mundo cheio de questões de biologia, física, química e elementos técnicos. Nos traz ainda a mensagem de que a evolução do homem e da terra não caminha sozinha, é interdependente de outros seres.

A história presente nesse livro é sólida, original e inovadora. Foi um prazer ter lido o livro Estação Terra, todavia espero que o autor considere uma continuação dessa trama. Cabe ressaltar também que a capa ficou muito bonita, foi um belo trabalho da Chiado Editora de Portugal.

Por Yvens Castro.

7 comentários:

  1. Oi Yvens, parabéns pela parceria com o autor e pela excelente resenha. Confesso que eu não sou muito fã do gênero, a maioria dos temas abordados em obras de ficção científica não me atraem muito, por isso não é com muita frequência que eu lei obras desse tipo.

    Abraços
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/2016/03/2-maratona-coletiva-24-horas.html

    ResponderExcluir
  2. Oiii Yves, tudo bem?
    Tu acredita que este é um gênero de livro que são meus favoritos? Mas, até hoje é raro eu conseguir achar alguma obra assim para ler.
    Sua resenha me surpreendeu bastante cm essa premissa do livro, estarei torcendo para que tenha continuação.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros com essa temática. Assim como a Morgana mesmo gostando de livros assim acho pouco sobre eles e leio bem pouco. A capa me lembrou um pouco a saga Os legados de Lorien. Adoraria ler esse livro.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros e filmes deste gênero! adoro histórias de alienígenas e coisas assim! fiquei bem interessado neste livro!


    Até mais :)
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Se fosse ler, para mim também seria um desafio, não é um estilo que aprecie muito, que chame minha atenção, mas sempre gosto de me arriscar.

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    Já ouvi alguém falando sobre esse livro em um blog, e falaram bem também, no entanto eu não o leria. Acho que seria um tanto entediante pra mim por conta dessas questões abordadas no livro, rs. Flores no Outono

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gosto bastante de livros com esta temática. Achei interessante abordar a diferença intelectual entre as espécies.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir