31/03/2016

[RESENHA #39] FORTALEZA DIGITAL - DAN BROWN

Título: Fortaleza Digital
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 297
Ano: 2008
ISBN:9788599296202
Onde Comprar: Americanas - Submarino

Sinopse: Antes de estourar no mundo inteiro com O código Da Vinci, Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, Fortaleza digital, lançado em 1998 nos Estados Unidos.

Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estréia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.

Em Fortaleza digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.

Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

Resenha: Fortaleza Digital (Digital Fortress) é o primeiro livro de Dan Brown, foi publicado originalmente em 1998 e nos traz a história de Susan Fletcher, uma criptógrafa da NSA, sendo uma organização que presta serviços de inteligência. Susan na sua folga, está prestes a viajar com seu noivo quando é chamada por seu chefe devido uma emergência na Agência. Só que ela não sabia que estava prestes a entrar em um jogo de alto risco.

Na trama uma nova e perigosa ameaça é apresentada, trata-se de novo algorítimo de encriptação, conhecido como Fortaleza Digital, algo que não pode ser decifrado nem pelo super computador que a NSA possuí, o TRANSLTR, esta ameaça pode colocar em risco a segurança dos documentos secretos que o governo americano. 

"O trabalho de inteligência nunca foi tão fácil. Os códigos interceptados pela NSA entravam no TRANSLTR como cifras absolutamente ilegíveis  saíam, minutos depois, como mensagens perfeitamente claras. Não havia mais segredos." p. 28.

O inventor desse novo algorítimo, Ensei Tankado, morre de forma misteriosa, e  com isso deixa solto na charmosa cidade de Sevilla na Espanha, aquela que pode ser a única chave capaz, que possa de fato parar esse código tão temível, trata-se de um enigmático anel.
Sunsa encontra-se presa em uma teia de cheia de mentiras e segredos, não sabendo em quem possa confiar, ela precisa agir rápido e encontrar a chave desse engenhoso código, assim Susan busca evitar aquele que pode ser considerado o maior desastre da história da inteligência americana, desta forma encontra-se em uma batalha de vida ou morte.

"Strathmore sentiu que as apostas estavam aumentando. Havia colocado Susan no jogo e agora precisava tirá-la daquela situação." p. 203.

Opinião: Gostei de conhecer essa obra que é a primeira de Dan Brown, foi uma leitura agradável apesar de alguns detalhes técnicos, é repleta de mistérios e ação, além disso é rica em detalhes.  

Dan Brown em seu primeiro livro já nos trouxe uma narrativa bem ágil e com capítulos curtos, isso é algo que facilita a leitura e prende a atenção do leitor. A obra se desenvolve de forma paralela, ocorrendo em Tókio e Sevilha, ou seja, tem dois núcleos em dados momentos. O autor ainda nos traz questionamentos sobre a segurança nacional.

A edição que comprei é econômica, mas não sabia, pois adquiri pela internet e não estava detalhada se era brochura ou econômica, mesmo assim eu gostei, tem uma capa bonita e as folhas são amareladas. Recomendo essa leitura.

Por Yvens Castro.

11 comentários:

  1. Esse é um autor que não me importa o que os outros dizem, eu vou sempre ler! Eu sei que ele usa uma fórmula, eu sei que o Robert Langdon nunca ficará com a mocinha e bla bla bla, mas eu adoro mesmo assim hahahahaha
    Ten coisa que é fato... Eu me rendi a ele e esse foi o segubdo livro que mais amei dele. Realmente é uma paixão minha.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Esse é um autor que não me importa o que os outros dizem, eu vou sempre ler! Eu sei que ele usa uma fórmula, eu sei que o Robert Langdon nunca ficará com a mocinha e bla bla bla, mas eu adoro mesmo assim hahahahaha
    Ten coisa que é fato... Eu me rendi a ele e esse foi o segubdo livro que mais amei dele. Realmente é uma paixão minha.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Minha única experiência com o autor é por conta de O Código Da Vinci mesmo, que por sinal foi um livro incrível!!!
    O que mais gostei foi exatamente esta capacidade de criar a comentada teia de segredos e mistérios capazes de atrocidades, a narrativa do autor é magestosamente calculada! Por conta disto é que sempre quis ler mais coisas dele...
    Vamos ver se consigo ler em breve ainda.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Yvens, tudo bem?
    Eu sou fã do Dan, já li Inferno e também O Código Da Vinci e no cinema vi o filme Anjos e Demônios e adorei!!! Essa trama eu ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas já fiquei nervosa só lendo a sua resenha, pois eu sei do que o autor é capaz. E o que mais me fascina é a gama de conhecimento que ele acrescenta aos livros dele, nós além de entretenimento, encontramos cultura. Não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Esse é o único livro do Dan Brown que eu ainda não li, eu tenho ele na minha estante, mas não tenho tanta vontade de ler.
    A escrita do autor é sempre muito detalhada né, embora alguns leitores não gostem disso, eu adoro, pelo menos nos livros dele que eu li fez eu me sentir em meio ao ambiente criado.
    Bom por mais que a trama traga mistérios e ação que são pontos que eu gosto bastante, não pretendo ler esse livro no momento.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  6. Olá Yvens! O exemplar que comprei também está em modo econômico. Eu já tentei pegar pra ler umas duas vezes mas não saia da primeira página. Agora, sua resenha me despertou. Fiquei novamente interessada no livro, espero conseguir ler em breve. Achei muito interessante a forma como você conduziu o texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Ei, tudo bem?
    Li esse livro a bastante tempo, e apesar de não me lembrar muito do enredo, sei que eu adorei a leitura. Foi um dos melhores livros do Dan Brown que eu li, só fica atrás de Ponto de Impacto. Por ser diferente dos livros dele mais conhecido, acho que curti mais a leitura, fora o tema que é bem interessante. Ainda não tenho o meu exemplar, mas espero adquirir em breve e assim poder reler a obra.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já li do Dan Brown Anjos e Demônios há muito tempo, onde gostei muito. Esse livro em questão ainda não li, mas tenho amigos que leram e amaram. Esse não virou filme né?
    Quem sabe futuramente eu leia algo de novo do Dan, pois às vezes até me esqueço e o tempo vai passando
    ..Rsrsrs. Emfim, que bom que gostou.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Olá, Yvens!
    Eu adoro o Dan Brown, é um dos meus autores favoritos e amei esse livro! Não sabia que foi o primeiro livro que ele escreveu!
    Também me apaixonei por essa história instigante que, apesar dos detalhes técnicos, a leitura flui normalmente e ele sabe nos deixar super curiosos a cada página.
    A quebra desse segredo nos faz viajar pelo universo que o autor propõe, ainda mais nesses destinos maravilhosos que ele nos conduz, como a Espanha.
    Adorei a resenha!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus que livro incrivel. Amei a resenha. Acredita que nunca li nada do Dan!!!? Mas acho que já esta na hora de ler algo neh"!! Indica qual para eu começar a ler??

    ResponderExcluir
  11. Ola Yvens, esse foi o primeiro e único livro do autor que eu li. Se eu não me engano já faz 10 anos, kkkkk

    Adorei sua resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares