29/03/2016

[RESENHA #37] O GRANDE FORA DA LEI - DAVID KUSHNER

Título: O Grande Fora da Lei - A Origem do GTA
Autor: David Kushner
Editora: DarkSide Books
Páginas: 348
Ano: 2014
ISBN: 9788566636321
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Em O Grande Fora da Lei: A Origem do GTA, o aclamado escritor, jornalista e gamer inveterado David Kushner nos conduz por uma divertida jornada com altos riscos e lucros exorbitantes do mundo cada vez mais acelerado dos maiores players da indústria dos games e de seus inimigos prontos para derrubá-los. Kushner revela de forma brilhante a história não contada das pessoas que criaram o produto que definiu uma geração e enfureceu outra. Elaborado por mais de uma década com reportagens, entrevistas e muitas horas jogando, o livro de Kushner mergulha fundo nos bastidores de GTA, até então mantidos em segredo e alimentados por rumores e mitos. Além disso, ele examina a violenta reação cultural e política que ajudou a manter sua vida comercial em alta ao mesmo tempo em que ameaçava a existência do próprio jogo. A franquia enfrentou processos e disputas judiciais com o objetivo de tirá-lo de circulação, movidos pelo falso moralismo e puritanismo da cultura norte-americana e sobreviveu.

Qualquer que seja o seu lado nesta história, O Grande Fora da Lei: a origem do GTA fornece uma nova compreensão desta indústria revolucionária, e de como propostas e ideias inovadoras ganham o mundo em um piscar de olhos, em uma memorável história da cultura pop das duas últimas décadas. Grand Theft Auto se apropriou de tudo e de todos, entrou em nossas casas sem pedir licença e foi a babá de uma geração. Agora temos filhos criados por um grande fora da lei.

Resenha: O livro de David Kushner "O Grande Fora da Lei" não conta apenas a história dos jogos GTA, mas também de todos que estiveram envolvidos na produção dessa franquia, Kushner reconta a trajetória da Rockstar, empresa que desenvolveu GTA e outros jogos, mas sua narrativa começa antes do nascimento da empresa.

"Eles não estavam mais vendo Liberty City do alto, haviam sido teletransportados para dentro dela. O ladrão tomava a direção, do mesmo jeito que a Rockstar estava determinada a fazer com a indústria dos jogos." p. 110

O autor nos primeiros capítulos do livro nos traz a história dos principais "protagonistas", efetuando uma dissertação sobre Sam e Dan Houser, co-criadores do estúdio e Jack Thompson, um advogado fundamentalista e que se opôs por muitos anos contra os jogos violentos.

"Em 20 de outubro de 2003, Thompson protocolou uma ação de 246 milhões de dólares em nome das vítimas dos Buckner contra a Sony Computer Entertainment of America, por promover GTA III; o Wal-Mart por vendê-lo; e a Rockstar, por criá-lo e distribuí-lo." p. 176.
Kushner nos mostra ainda como os jogos foram feitos, alguns deles foram influenciados pelo clima que havia na empresa, a relação do estúdio com os consumidores, fala sobre o código "Hot Coffe", que deu origem as cenas de sexo no jogo. Além disso nos mostra a importância do jogo para o desenvolvimento dos games.

Opinião: Esse é um livro sobre entretenimento, sobre um game muito famoso, que está consolidado no mercado. O autor nos traz informações sobre o estúdio Rockstar, os problemas enfrentados na construção e publicação do game GTA, todo os bastidores, a pressão que os funcionários da empresa tiveram que enfrentar.

O livro dá muita atenção para as polêmicas que envolveram os bastidores e também o jogo GTA, traz muitas informações sobre esse mundo, confesso que tive um pouco de dificuldade na leitura da obra, pois são muitas informações também técnicas sobre os jogos.

A DarkSide fez um lindo trabalho nesse livro, aposto que os fãs da série amaram o livro, possui capa dura, a diagramação é muito boa, os capítulos são curtos, contém prólogo, epílogo, notas do autor e notas de agradecimentos, sem contar as diversas ilustrações presentes no livro.

Por Yvens Castro.

12 comentários:

  1. Olha confesso que esse é um tipo de livro que eu não curto. Não vejo graça em livros de jogos até porque eu não jogo nada. Mas pelo que você contou a história parece bem interessante e polemica. Gostei da sua resenha mas não leria o livro :/
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, não me xingue não, mas eu não faço ideia do que sejam os jogos GTA, pode uma coisa destas? Hiuahiua. Sabe como e, família só de mulheres.... hiuahiua.
    Se você que já conhece, teve dificuldade na leitura, imagina eu que sou totalmente leiga...rsrs.
    Valeu a dica para conhecê-lo com certeza!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, confesso que a premissa do livro não me cativou e não faz parte dos livros que eu geralmente leio e na verdade boio nesse assunto, já que nunca joguei GTA e nem sei como joga. Acho que ficaria perdida nesse livro.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Logo que vi a capa pensei no GTA, não tem como confundir não é? kkkkkkkkk Eu adorei este livro e a premissa também! Até hoje é um dos meus jogos favoritos, ainda jogo, tu acredita?
    Beijão rapaz

    ResponderExcluir
  5. Oi Yvens!

    Em que mundo que eu vivo que eu não fazia ideia de que a DarkSide tinha publicado esse livro? E olha que sou muito fã da DarkSide, nossa! De primeiro pensei que fosse uma história mesmo, não sobre a criação do jogo. É muito legal mesmo para os fãs. Eu não sou fã, mas adorava jogar quando era mais nova, meu hobbie preferido era pegar as putas na rua. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Não sei se seria o tipo de leitura ideal para mim, acho que não teria muita paciência para ler 348 páginas sobre um jogo, mas como disse antes, vale para os gamers, né? As edição da DarkSide são todas muito linda e as ilustrações que eles colocam, em quase todas, são um charme à parte.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Eu já joguei bastante GTA e até quando o marido comprou o play 3 e o jogo junto quem fez a primeira missão para liberar o jogo foi eu, adoro fazer as missões e o marido não, ele prefere ficar dando banda, arrumando briga ahahah.
    Por conhecer um pouco do jogo imagino que o livro é uma leitura interessante, e o que me instigou mais é saber das polêmicas envolvendo o jogo e saber um pouco mais de como ele foi criado.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  7. Te confesso que eu achava que este livro trazia uma história dentro de GTA ou algo do tipo. Isso que dá não ler a sinopse. Sabendo agora que conta mais da criação do jogo, não me interesso em nada pois nunca joguei e saber dessas informações não serviriam pra mim, porém, pros fãs com certeza é uma obra e tanto.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Yvens!
    Bateu meio que uma nostalgia agora porque eu meio que joguei o jogo há alguns anos, por mais que não com o real objetivo do enredo do game, mas apenas simplesmente para sair andando de carro pela cidade, admito, rsrs. Mas justamente toda esse cenário de violência me fez abandonar o jogo, ainda assim, para os jogadores mais ativos atualmente, esse livro parece ser uma expansão bem legal sobre como tudo foi desenvolvido, é interessante. E numa edição da Darkside, então, sem comentários, já sabemos que suas edições são incríveis, hehe.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    A Darkside sempre mandando bem nas diagramações ne?
    Não sou muito ligada nesse tipo de jogo, pois sempre fico zonza quando jogo rsrs. Então o livro não me interessa tanto, mas imagino que pra quem gosta do jogo, essa deve ser uma leitura e tanto!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Yvens, como você mesmo disse acho que esse livro é mais a praia de quem é fá e joga game, mas para quem não tem muito contato deve ser uma leitura meio cansativa.
    Por não ser fã do jogo não consegui me interessar pela leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Eu jurava que era uma novelização, e tinha até interesse em ler, mas agora sabendo que fala mais sobre o desenvolvimento do jogo e tal perdi o interesse, pois nunca joguei GTA acho tão idiotinha, hahahaha. >_<
    Mas essa edição da DarkSide está linda para os fãs!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Olá! Confesso que o livro não me interessa, tendo em vista o GTA se tratar de um jogo (sou uma negação para isso), com muita violência e algumas cenas de sexo (acho desnecessário). Porém, como você disse muito bem em sua resenha, se trata de um sucesso em vendas, de um jogo consolidado no mercado e com inúmeros fãs pelo mundo! Deve ser legal ver a parte técnica de tudo isso, bem como de onde surgiu a ideia e como foram os primeiros passos para emplacar o jogo!
    Parabéns à editora por esse livro tão ousado! Ela sempre arrasa nas ilustrações, gráfico em geral e ilustrações!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares