[GLOBO LIVROS] LANÇAMENTOS MAIO/2016 - #01 - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, maio 12, 2016

[GLOBO LIVROS] LANÇAMENTOS MAIO/2016 - #01

Olá pessoal, hoje os lançamentos para esse mês de Maio são especificamente da Editora Globo Livros. Espero que gostem de algum dos lançamentos que vão conhecer abaixo!

GLOBO LIVROS


Título: Escolhas Difíceis
Autor: Hillary Clinton
Editora: Globo Livros
Páginas: 766
Ano: 2016
Tradutor: George Schlesinger
ISBN: 9788525060341
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Ex-primeira-dama da nação mais poderosa do mundo, alvo de escândalos pessoais e políticos, secretária de Estado em um dos momentos mais conturbados da política internacional e pré-candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton é uma das mulheres mais emblemáticas de nosso tempo. Em Escolhas difíceis, livro-chave para a compreensão do mundo contemporâneo, ela relembra com detalhes e revelações inéditas seus dias como chefe do corpo diplomático do presidente Barack Obama. 


Depois das eleições presidenciais de 2008, Hillary Rodham Clinton esperava apenas retomar seu mandato como senadora, mas o recém-eleito presidente Obama tinha outros planos para sua ex-adversária de partido e lhe fez um convite irrecusável. Assim, Hillary se tornou secretária de Estado. Em Escolhas difíceis, a autora faz uma viagem de volta aos quatro anos em que ocupou o mais alto posto da diplomacia americana revisitando os principais momentos dessa trajetória. 

Em linguagem franca e direta, Hillary se concentra na parceria com o presidente Obama e em como tiveram de conduzir negociações, acordos e tomar decisões sobre duas guerras, as inúmeras alianças políticas que precisavam ser restabelecidas ou fortalecidas e sobre que caminho seguir para superar uma crise financeira global. A caçada a Osama bin Laden e as relações com as nações do Oriente Médio merecem destaque. Além disso, ela faz questão de relembrar os 112 países que visitou e o que eles representaram em seus passos. 

Ao longo de Escolhas difíceis, o leitor revive os grandes dilemas enfrentados por Hillary. Ela também oferece ao leitor observações sinceras sobre sua eterna busca para equilibrar razão e emoção durante todas as provações que enfrentou ao longo de sua vida e reflete sobre o que significou – e significa – ser mulher na sociedade moderna, ainda mais ocupando um alto cargo público e representando os interesses de milhões de cidadãos mundo afora. 

A obra ainda inclui um posfácio inédito no qual Hillary disserta a respeito das motivações que a levaram a concorrer mais uma vez às prévias das eleições para a presidência pelo partido democrata, que terão início em 1º de fevereiro, com a definição do candidato a ser realizada em 14 de junho. 

Escolhas difíceis é narrado como uma longa e cativante conversa, mesclando impressões pessoais com informações e detalhes relevantes sobre a geopolítica global. Assim, as memórias de Hillary se tornam leitura obrigatória para amantes de história e política e também para aqueles que querem conhecer mais sobre as estratégias e ações que mantêm os Estados Unidos como um dos principais líderes em um mundo cada vez mais global.

Título: Cazuza – Só as mães são felizes
Autor: Lucinha Araujo e Regina Echeverria
Editora: Globo Livros
Páginas: 384
Ano: 2016
ISBN: 9788525038869
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Esgotado há alguns anos, o livro é relançado respeitando as regras do acordo ortográfico da língua portuguesa e trazendo informações atualizadas em seu conteúdo. 

Em um depoimento dado a Regina Echeverria, num tom quase de confidência, Lucinha Araujo relata todos os fatos marcantes de sua vida com seu único filho, o inesquecível cantor e compositor Cazuza, morto em 1990, em consequência da Aids. Além de revelar detalhes surpreendentes sobre a trajetória de Cazuza e sua relação familiar, o livro apresenta uma série de imagens raras do artista. A obra, adaptada para o cinema em 2004, estava fora de catálogo e agora é relançada seguindo as regras do acordo ortográfico da língua portuguesa e com informações atualizadas. 

O encontro entre Regina Echeverria e Lucinha Araujo resultou em vinte horas de gravações. Regina colocou não só ouvidos, cabeça e mãos a serviço de Lucinha, mas também seu coração, deixando-se arrebatar pela precisa memória amorosa da mãe de Cazuza. Narrado em primeira pessoa, Lucinha revela: "Passei minha vida a limpo com esse livro. Com ele, acho que posso dar um exemplo para as pessoas". 

Lucinha trabalhou com a jornalista, responsável pelo texto e edição, e contou com a colaboração do jornalista Mauro Ferreira. Echeverria é jornalista e começou sua carreira em 1972, no jornal O Estado de S. Paulo. Já trabalhou nos mais importantes veículos de comunicação do País, como Jornal da Tarde, Veja, Isto É, Ícaro, entre outros. Regina Echeverria é autora também de Furacão Elis e Cazuza - Preciso dizer que te amo.

Título: A Mão Esquerda De Vênus
Autor: Fernanda Young
Editora: Globo Livros
Páginas: 327
Ano: 2016
ISBN: 9788525062253
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Fernanda Young não só tece palavras nos textos que escreve. Mais do que isso, a autora trava, no fluir criativo de seus poemas, um verdadeiro embate apaixonado com as palavras, que, segundo ela, a salvam de uma angústia insustentável. Fruto de um processo singular na obra da escritora, A Mão esquerda de Vênus, lançamento da Globo Livros, presenteia os leitores com seus versos íntimos, permeados por desenhos, anotações, fotografias e bordados além do projeto gráfico de Daniel Trench. Com 11 obras publicadas em uma trajetória literária de 20 anos, Young reúne novamente suas poesias em livro, o segundo do gênero após Dores do amor romântico.

A relação de Young com a poesia não é de hoje e tem um caráter especial em sua produção. Foi sua obsessão pela palavra, dita ou impressa no papel, que a levou a driblar sua antiga dificuldade de ler e compreender a escrita. A língua portuguesa nunca me deixou desistir. Sou uma romancista que escreve roteiros, que atua caso precise contar uma história, mas que começou escrevendo poemas, na verdade, devido à dislexia. Também por essa razão que o leitor encontrará, nas páginas do livro, essa devoção amorosa pela palavra e pela estrutura própria do poema.

Poesia é mesmo uma estrutura cruel, visto que, se não conseguimos ler corretamente um poema, ele não fará sentido algum. Há versos que, sozinhos, contam páginas e páginas de uma história; outros encerram, na medida cirúrgica, exatamente o que querem dizer. É como se um romance coubesse ali, afirma a autora, que reúne no livro poemas criados nos últimos dez anos.

Contudo, a ideia de A mão esquerda de Vênus nasce de um encontro. Há alguns anos, a escritora encontrou, em uma caixa cheia de livros de sua amiga Monica Figueiredo, um maço de cartas amarrado em uma fita de cetim. Em meio à biblioteca que criou para abrigar a doação de dezenas de livros da família Figueiredo, ela e sua irmã, Renata Young, descobrem cartas de amor instigantes e misteriosas de Laurinha, mãe de Monica, que as autorizou a seguir na leitura. Young acredita que a arrebatadora identificação com a autora daquelas cartas, tardiamente descobertas e escritas em lindos papéis finos, foi o elemento desencadeante do livro.

Revelada nas cartas e diários escritos por Laurinha desde a adolescência até antes de sua morte, aos 69 anos, a história de amor vivida pela amiga provocou em Young uma profusão de sentimentos e sensações que a artista eterniza em sua arte poética. (...) Pelo que entendi, eles formaram um casal andarilho, ora proibidos, ora assumidos, apaixonados, etílicos. Ela, mais velha que ele; ele, às voltas com uma mulher cheia de manias taurinices , lenços, chapéus, pulseiras, músicas, poesias, batons, filhas, anéis, uísques, caixinhas, cartões postais. Acumuladora, contadora de histórias, escritora de diários, afirma Young no prefácio do livro.

Com palavras cortantes, cruas, mas também com outras doces e românticas, Young fala, portanto, em A mão esquerda de Vênus, do sentimento de amor. O amor em sua maior potência. Seu poder de seduzir e de destruir a si e ao outro. Tão transbordante que ora se reverte também em homenagens a amigas e amigos, com poemas dedicados a Betty Lago, entre outras pessoas do círculo íntimo da escritora.

Título: Grande Sertão: Veredas - Graphic Novel
Autor: João Guimarães Rosa
Editora: Globo Livros Graphics
Páginas: 180
Ano: 2016
ISBN: 9788525057754
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Nova edição do clássico do século XX adaptado para os quadrinhos chega pela Globo Livros Graphic. Com roteiro do ilustrador, artista plástico e diretor de cinema Eloar Guazzelli e arte de Rodrigo Rosa, o livro, que venceu o troféu HQ Mix 2015 de melhor adaptação para os quadrinhos, respeita o texto original de Guimarães Rosa, preservando a linguagem do autor mineiro, traço que o distingue como um dos maiores escritores brasileiros.

Título: Paris de Bolso
Autor: Vários
Editora: Globo Livros
Páginas: 224
Ano: 2016
ISBN: 9788525061201
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: A nova série da Lonely Planet foi desenvolvida para facilitar a sua vida. Com informações essenciais, mapas claros e dicas dos especialistas, é um guia que torna a sua viagem ainda melhor e que cabe no seu bolso – literalmente. Uma das cidades que mais recebe turistas no mundo, Paris possui atrações para todos os gostos e bolsos, desde os mais sofisticados restaurantes até passeios gratuitos. Coloque o guia no bolso e vá direto ao coração de Paris.

Por Yvens Castro

2 comentários:

  1. Yvens estou viajando pelo Saga Literária e amando, aqui tem tudo que eu sempre sonhei em ver sobre literatura e cinema. Parabéns!

    Max Wagner - escritor e historador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Max pelo carinho, ficamos felizes por saber que está gostando do nosso blog! Abraço!

      Excluir