[PERSONAGENS HISTÓRICOS #01] WILLIAM WALLACE - Saga Literária

Novidades

sábado, maio 21, 2016

[PERSONAGENS HISTÓRICOS #01] WILLIAM WALLACE

Pessoal já tem algum tempo que sinto vontade de escrever um pouco sobre História, basicamente minha ideia é trazer conteúdos sobre personagens históricos, guerras, revoluções e retratar épocas, períodos como o medieval, história antiga, grandes navegações e outros. Pretendo publicar aos sábados nessa coluna. 

Nesse primeiro momento vou inaugurar as publicações sobre o tema História com um personagem que gosto muito, trata-se do lendário guerreiro escocês que lutou na Guerra de Independência da Escócia que é conhecido por William Wallace.
William Wallace nasceu por volta do ano de 1270 em Elderslie, Refrewshire, numa família da baixa nobreza, pouco se sabe sobre sua infância, especula-se que tenha sido educado por seus tios sacerdotes na abadia de Paisley Abbey, pois tinha o conhecimento dos idiomas Francês e Latim.

Em 1296, o Rei da Inglaterra Eduardo I forçou o até então rei da Escócia John de Balliol, conhecido por ser considerado um fraco rei, abdicar do seu trono, aprisionando este e declarando Governante da Escócia, o que gerou agitações dos escoceses meses depois.


No ano de 1297, William Wallace casou-se com Marian Braidfoot na igreja de St. Kentingern, todavia ela foi assassinada a mando do xerife de Lanarka, William de Hazelrig, no mês de maio daquele ano, conforme podemos ver no filme Coração Valente, estrelado por Mel Gibson.


Em maio daquele ano William Wallace atacou a vila de Lanark, matando o xerife inglês. Após esse fato, o povo que estava descontente e oprimido pelo julgo inglês criou coragem, estourando uma rebelião. Após tal ataque, diversos homens se uniram a Wallace com o intuito de expulsar os ingleses que se encontravam em Fife e Perthshire.


Em 1297, precisamente no mês de setembro, estou uma grande batalha que ficou conhecida como a Batalha de Stirling Bridge, a qual o exército de William Wallace derrotou o poderoso exército inglês.

Com sucesso desta e de outras batalhas, acabou gerando o enfraquecimento da influência e domínio da inglês na Escócia. enfraqueceu a dominância e a presença da Inglaterra na Escócia. Diante disso, o lendário guerreiro e líder William Wallace decidiu por invadir a Inglaterra. 
No final de 1297 (ou início de 1298) Wallace foi nomeado cavaleiro e guardião do reino em nome do John Balliol, o rei deposto da Escócia. O rei Eduardo I diante do que ele considerava uma grande "afronta" organizou o seu exército e o colocou em marcha para o norte.
Wallace ao tomar notícia do grande exército inglês utilizou-se da estratégia de evitar confrontos diretos, se afastando do exército inglês e destruindo os campos, o que acabou forçando o exército inglês a ir em direção ao interior do país. Em julho de 1298, os escoceses e ingleses se enfrentaram próximo a Falkirk e os escoceses acabaram sofrendo uma grande derrota. William Wallace escapou com vida e renunciou seus títulos, que posteriormente foram assumidos por John Comyn e Robert Bruce.

William Wallace após a batalha de Falkirk saiu do país e foi para a França com o intento de conseguir apoio militar para a Escócia. Sua volta ocorreu no ano de 1303 e no período de sua ausência Bruce e Comyn aceitaram uma trégua com o rei Eduardo I, que ocorreu em 1304. Todavia Wallace foi excluído dessa trégua e com isso o rei inglês colocou uma boa recompensa para qualquer que capturasse ou o matasse, algo que acabou ocorrendo na região de Glasgow no mês de agosto de 1305, posteriormente foi levado para Londres.
Na cidade de Londres ele foi julgado, sem direito a qualquer defesa e condenado por traição, com punição de morte, contudo ele negou que havia cometido algum tipo de traição, algo que negou veementemente, pois nunca tinha feito qualquer juramento em relação ao rei inglês.

Passando para aplicação de sua pena, ele foi primeiramente enforcado até quase perder os sentidos, após isso ele foi amarrado e teve suas entranhas arrancadas, por último foi esquartejado, sua cabeça cortada foi exposta na ponte London Bridge e seus membros exibidos em cidades como Berwick, Newcastle, Stirling e Perth.
A luta de Wallace contudo não foi em vão. Pouco depois da sua execução, a luta contra o domínio inglês teve sequência, e a independência da Escócia foi restabelecida por Robert Bruce.

É provável que já tenham assistido ao filme Coração Valente, trata-se de uma obra prima dirigida e estrelada por Mel Gibson, filme venceu várias categorias no Oscar de 1996, levando cinco estatuetas nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Melhor Efeitos Sonoros.
Abaixo vemos uma estátua em homenagem ao guerreiro escocês William Wallace em Aberdeen.
Um pouco mais sobre o lendário guerreiro William Wallace pode ser conferido no livro O Rebelde de Jack Whyte, é o primeiro volume da série Corações Valentes.
Essa série vai contar sobre a história William Wallace, Robert Bruce e Sir James Douglas, general, lorde e famoso guerreiro escocês, bem como a influência destes no destino da Escócia e suas participações nos conflitos contra a Inglaterra.
Gostaram das informações dessa publicação? Deixem os seus comentários e sugestões de temas para a coluna Sobre História. Um grande abraço!

Por Yvens Castro

Um comentário: