18/05/2016

[RESENHA #51] SUPERNATURAL | O DIÁRIO DE JOHN WINCHESTER - ALEX IRVINE

Título: Supernatural - O Diário de John Winchester
Autor: Alex Irvine
Editora: Gryphus
Páginas: 224
Ano: 2011
ISBN: 9788560610495
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: John registra em seu diário tudo o que aprendeu sobre as criaturas paranormais e malignas, que vivem nos cantos sombrios e estradas longínquas dos Estados Unidos, e ensina como eliminá-las. John revela feitiços, orações e símbolos que podem ser usados para exorcizar e destruir todo o tipo de ameaça. O leitor poderá ter acesso à lendas, rituais, folclores e superstições sobre vários tipos de inimigos do outro mundo. Além disso, o diário também é um relato pessoal de um pai que se vê de repente sozinho, sem casa e com dois filhos para criar. Assustado, cheio de ira e amargura, John tenta alternar a educação dos meninos com sua obsessão em encontrar, em meio à caçada de monstros, o demônio que matou sua mulher. Ele também relata como essa condição impactou na personalidade dos filhos.

Resenha: O diário de John Winchester, pai de Dean e Sam, começa a ser escrito no dia 16 de novembro de 1983. Logo na primeira página John nos conta como ganhou o seu diário, de Fletcher Gable, bem como nos traz sobre a morte da sua esposa Mary.

"Mary escrevia diários como este. Ela dizia que eles a ajudavam a lembrar todos os detalhes, a respeito dos meninos, a meu respeito [...] Eu queria poder ler os diários dela, mas, como todo o resto das coisas, eles se foram." p. 1.

Nos dias e semanas que seguem após a fatídica morte de Mary, nada faz sentido para John, os gritos de Maya ecoam pela noite, ele vive com a amargura, culpa e impotência por não ter conseguido salvar sua esposa, além disso ele está confuso, desorientado e com diversas perguntas sem respostas.


John em dado momento parte em sua jornada para descobrir o que matou a sua esposa, o levando ao encontro de Missouri e através dela Fletcher Gable, lá John acaba descobrindo mais sobre Mary, verdade esta que parece mais um pesadelo. Diante dessa descoberta ele precisa participar, presenciar uma caçada aos seres do malignos.


"Saímos de Elgin. Não sei onde vamos. Vamos para qualquer lugar onde eu possa encontrar uma pista sobre o que aconteceu com Mary e matar o responsável. Os caçadores estão por aí." p. 11.


Através das caças, ele descobre um mundo totalmente novo, conhecendo vários caçadores e descobrindo a cada dia novas criaturas, buscando encontrar a trilha daquilo que matou sua mulher. Além disso John precisa cuidar dos seus filhos que são crianças, todavia com o passar do tempo começa a treiná-los, para que se necessário mostrem-se preparados para as adversidades que surgirem.


"Talvez esteja na hora de mandar Sammy em sua primeira caçada sozinho. Vou procurar algo simples, como fiz para o Dean. Não sei por que estou preocupado, Sammy nunca foi de hesitar quando há problemas." p. 156.


Durante 22 anos de caçada, John reuniu em seu diário as mais diversas informações sobre demônios, lendas, folclores, superstições e rituais, que em por vários momentos serviu como fonte de consulta para os irmãos Winchester.


Opinião: Essa obra foi uma oportunidade ímpar de conhecer mais sobre o enigmático personagem que nos é apresentado na série, aqui vemos um John tendo que lidar com as mais adversas situações, precisando reencontrar o seu caminho e ao mesmo tempo em toda desorientação e confusão que viveu, necessitou cuidar e treinar os seus filhos.

Esse é um livro super interessante, além de nos trazer de forma aprofundada John Winchester, ainda nos fala sobre a vida dos irmãos Winchester. Deixo como ressalvas a necessidade de assistir primeiro a série até o final da terceira temporada e após isso começar a leitura do Diário, que sem sombra de dúvidas foi feito para os fãs.
A Gryphus Editora acertou em cheio no trabalho editorial, trata-se de uma edição capa dura, a diagramação está boa, são diversas imagens de criaturas, as folhas são acinzentadas, algo que foi uma grande novidade, tendo em vista que nunca li ou vi algum livro com folhas dessa coloração, apenas brancas ou amareladas, este é um livro cheio de informações, aqueles que gostam da série vão certamente amar essa obra. Super recomendo.
Livro cedido gentilmente pela Gryphus Editora em parceria com a Saga Literária. 
Por Yvens Castro

3 comentários:

  1. Que legal!!! Adoro supernatural! Os irmãos Winchester são incríveis, e uma obra falando sobre o diário de John deve ser incrível mesmo!

    =D

    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a série! Eu li o Guia de Caça do Bob, achei super interessante. Estou louca para ler o diário!

    www.criatividadesem.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca demais por esse livro e o Guia de Caça do Bob. Sou apaixonada na série ♥

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares