[RESENHA #76] A METAMORFOSE - FRANZ KAFKA - Saga Literária

Novidades

quarta-feira, junho 29, 2016

[RESENHA #76] A METAMORFOSE - FRANZ KAFKA

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Coleções Folha (Folha de S. Paulo)
Páginas: 72
Ano: 2016
ISBN: 9788571646858
Onde Comprar: Coleções Folha - Livraria da Folha

Sinopse: A metamorfose, novela publicada em 1915, é uma narrativa fantástica em que o personagem central, Gregor Samsa, ao despertar certa manhã, "depois de um sono intranquilo, achou-se em sua cama convertido em um monstruoso inseto". Depois desse começo ab-rupto, a história se desenvolve em torno das mudanças de comportamento que Gregor observa em si e na sua família.

Resenha: Em "A Metamorfose" conhecemos a história do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que sustenta a sua família, sendo ele o único nesta a trabalhar e que em uma certa manhã acorda metamorfoseado em um gigante inseto.

"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." p. 5.

No decorrer da trama vamos acompanhar Gregor em sua adaptação neste novo corpo, as limitações e mudanças drásticas ocorridas, além disso, vemos também como os seus familiares e outras pessoas comportam-se, reagem diante dessa mudança bizarra.

"Apenas no crepúsculo Gregor despertou de seu sono pesado, semelhante a um desmaio." p. 27.

Com o passar dos dias, sem nenhum indício de que Gregor voltaria ao normal, ao estado de ser humano, mudanças ocorrerem em sua família, o seu pai é idoso, sua mãe enfrenta problemas de saúde e sua irmã de 17 anos que até então não trabalhava começa a trabalhar, assim como os seus pais. 

Diante desse cenário, Gregor começa a sentir-se culpado por deixar sua família nessa condição, com isso um novo sentimento surge em sua existência, a impotência.

Durante a trama vemos que as situações no campo das relações pessoais da família com Gregor muda profundamente, pois sua mãe não consegue mais olhar para o filho, o pai usa da violência por considerar que Gregor é uma ameaça ao bem estar da família, somente sua irmã Greta, que sente pena do irmão, cuidando do mesmo, dando comida duas vezes ao dia, mas ainda assim, sente um pouco de repulsa pela nova forma.

"As perninhas de Gregor zuniram quando ele se dirigiu à comida.A" p. 31.

Com o passar do tempo sua irmã Greta fica ainda mais ocupada devido aos estudos e trabalho, com isso as preocupações que antes existiam, simplesmente desaparecem, pouco acaba restando para Gregor além da morte.

Opinião: O autor nos traz uma narrativa em terceira pessoa, sendo curta e direta. A leitura dessa obra foi bem rápida, o livro é curto, todavia não é uma obra rasa, que possamos dizer que venha com pouco conteúdo, pelo contrário me fez refletir sobre o quanto o ser humano pode ser egoísta.
Kafka faz uma crítica sobre a organização social, são diversos os questionamentos que surgem na trama, como por exemplo o negligenciamento que pode ocorrer entre amigos e familiares para com uma determinada pessoa, ainda aborda as mudanças que podem ocorrer em nossas vidas.
Eu recomendo a leitura de "A Metamorfose", um livro tem um pouco de suspense, uma pegada filosófica, com metáforas presentes. Esse é um bom livro para sairmos da zona de conforto.

Sobre a parte física, editorial da Coleções Folha, esta continua mantendo o seu padrão de qualidade, com folhas amareladas e capa dura. O livro pode ser adquiridos nas bancas de jornais e no site da Coleções Folha.


Por Priscila Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário