[RESENHA #78] 1 + 1 - A MATEMÁTICA DO AMOR - AUGUSTO ALVARENGA E VINÍCIUS GROSSOS - Saga Literária

Novidades

sábado, julho 02, 2016

[RESENHA #78] 1 + 1 - A MATEMÁTICA DO AMOR - AUGUSTO ALVARENGA E VINÍCIUS GROSSOS

Título: 1 + 1 - A Matemática do Amor
Autor: Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Ano: 2016
ISBN: 9788562409691
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. E percebem que não querem perder a valiosa amizade... Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas: escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Então os meninos percebem que há algo mais forte entre eles... Um sentimento profundo, que não conseguem explicar e que torna todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?

Resenha: Na presente obra vamos acompanhar Lucas e Bernardo, eles estão com 16 anos, se conhecem desde a infância, a diferença de idade entre eles é pequena, os separando apenas por alguns meses e sempre se consideraram amigos. Bernardo é o típico garoto popular da escola e Lucas é o oposto, nada popular e digamos que é constantemente ignorado, mas esses detalhes são supérfluos para os garotos, pois a amizade que eles nutrem um pelo o outro é muito forte. 

"Nossa cidade era cercada por montanhas e não tinha muitos prédios. Lá em cima, não dava para diferenciar pessoas de sombras, casas de prédios ou carros de qualquer outra coisa. Tudo era pequeno, e pela primeira vez experimentei a sensação de ser grande e capaz. Eu podia enxergar tudo de cima, e quase me vi por cima daquilo tudo, de todos os problemas que lá embaixo pareciam tão grandes." p. 53

Os garotos sempre moraram perto um do outro, mas algo está para acontecer e a proximidade que sempre tiveram vai se tornar algo bastante complicado para os dois, pois os pais de Bernardo vão se mudar para Portugal e com isso o garoto vai junto.

"A vida é insana, e muda, simplesmente, num piscar de olhos. A todo momento, nossas atitudes vão moldando nossos destinos e nos fazendo seguir por determinados caminhos." p. 114.

Diante desse novo cenário os amigos entram em uma fase de avaliações, tudo que possuem e tudo que vão perder devido ao distanciamento que vai estar entre eles. A partir das reflexões eles começam a perceber que os seus sentimentos vão além de tudo que acreditavam sentir.

"E lá estávamos nós, de volta à água. Eu tremia muito dentro da piscina, como se cada um dos meus ossos rejeitasse veementemente a ideia de continuar ali por um só segundo a mais. Meu maxilar sacudia como uma escola de samba, e ainda assim eu sorria." p. 156.

Acompanhamos os jovens durante 30 dias que pega as férias de Bernardo e durante esse período vemos que Lucas faz de tudo para que esses momentos sejam inesquecíveis, mas algo acaba indo para o caminho errado e causa um breve desentendimento entre os garotos.

Opinião: Os autores Augusto e Vinícius possuem uma escrita que faz com que a narrativa seja leve e muito reflexiva. Pude perceber que os autores conseguiram através das palavras, expressar diversos sentimentos dos personagens durante a história, como desejos, angústias, sentimentos e aceitação.
A narrativa oscila entre os pontos de vista dos personagens Lucas e Bernardo, dando ao leitor a possibilidade de conhecer e entender ambos os personagens, algo que enriqueceu muito a leitura. 

Recomendo a obra desses jovens autores, sobretudo por ser tratar de uma história de amor, repleta de drama, inseguranças e surpresas, trata-se de uma boa oportunidade para realizar reflexões.
O trabalho da Faro Editorial continua sensacional, começando pela capa que está linda e bem viva, possuindo referência aos jovens. A diagramação está como sempre muito boa, folhas grossas e amareladas, edição com orelhas e ainda vem diversas ilustrações no interior do livro. O sentimento que fiquei é que a obra foi feita com muito amor.

Por Mayara Frossard

Nenhum comentário:

Postar um comentário