05/07/2016

[RESENHA #82] ALÉM-MUNDOS - SCOTT WESTERFELD

Título: Além-Mundos
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 546
ISBN: 9788501107572
Onde Comprar: Amazon - Submarino



Sinopse: Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

Resenha: A história de Além-Mundos gira em torno de duas histórias diferentes, a primeira é escrita pelo autor Scott Westerfeld, já a segunda história foi escrita por Darcy Patel, que foi criada pelo Scott, ou seja, é uma ficção da ficção.


Em Além-Mundos somos apresentados a Darcy Patel, uma jovem de família indiana, porém nascida e criada nos Estados Unidos. Darcy escreveu em apenas um mês o seu livro intitulado de Além-Mundos e ao completar 18 anos  muda-se para Nova York, onde consegue um contrato com uma editora para a publicação do seu livro. 

"Ser escritor é muito estranho, né? É como contar uma piada e ter que esperar dois anos até alguém começar a rir." p. 93.

Posteriormente conhecemos Lizzie uma jovem de 18 anos, filha de pais separados, ela é a protagonista do romance de Darcy e algo acontece com Lizzie. A garota viaja para conhecer a nova namorada do pai e ao retornar, no aeroporto, caminhando para o portão de embarque, acontece um ataque terrorista, a jovem estava no lugar errado e na hora errada. 

Durante o fatídico ataque, Lizzie se joga no chão tamanho o desespero, fingindo-se de morta para escapar do tiroteio. Só que um problema surge, Lizzie capricha no fingimento e com isso acaba atravessando a barreira que separa o mundo dos vivos do mundo dos fantasmas. Nesse outro lado do mundo, a jovem garota consegue ver as almas das pessoas que estão morrendo próximo dela e é lá que Lizzie conhece Yamaraj, um jovem que assemelha ter a sua idade, contudo parece estar habituado em viver nesses dois mundos e Yami, uma menina de aproximadamente 13 anos, irmã de Yamaraj.

"Mindy tinha explicado que muitas coisas tinham fantasmas, não só pessoas. Animais, máquinas, até mesmo coisas imensas como florestas derrubadas ou simples, como o aroma de um prato gostoso, podiam deixar traços para trás. O mundo era assombrado pelo passado." p. 142.

Nesse "novo" mundo, Yamaraj explica para Lizzie que ali é onde os fantasmas são "recebidos" e que há muitos responsáveis por essa tarefa. Enquanto Yamaraj explica para Lizzie o funcionamento desse mundo e o fato de ser incomum para alguém vivo estar ali, os ataques terroristas continuam e vidas são ceifadas. Já no mundo dos vivos, os corpos são empacotados e Lizzie tem seu óbito declarado, porém a equipe médica de atendimento não acredita quando Lizzie levanta e os seus sinais de vida conferidos estão normais.
Vamos acompanhar, à partir de então, o desenrolar da vida das jovens Darcy e Lizzie, de um lado a escritora Darcy e os dilemas mundanos que enfrenta para a sua inserção no mercado editorial. Por outro lado temos Lizzie com suas experiências e desenvolvimento de habilidades para ir no Além-Mundos.

Opinião: A história de Além-Mundos é um pouco complexa, porém no decorrer da história os detalhes e fatos vão se ligando, algo que vai facilitando em muito a compreensão da trama, sem contar que foi bem original o fato do autor ter tido a ideia de em um mesmo livro contar a trajetória da escritora e contar a história escrita pela mesma.
Achei muito positiva a opção do autor por alternar os capítulos do livro, ora trazendo histórias da Darcy e ora da Lizzie. A narrativa também alterna, enquanto a narrativa dos capítulos de Darcy é realizada na terceira pessoa, a narrativa dos capítulos da jovem Lizzie ocorre em primeira pessoa.
Apesar da leitura de Além-Mundos não ter sido extremamente fluída, e o raciocínio ter sido quebrado algumas vezes pelas constantes mudanças, a leitura não arrastou, todavia foi meu primeiro contato com obras do Scott, então para mim foi muito positiva, sendo uma grata surpresa, pois além de tudo são duas histórias interligadas.
Confesso que gostei muito da história de Lizzie, de conhecer um pouco o submundo e os ceifadores. Apesar de ser um pouco comum histórias com temas paranormais e fantasias voltadas para o público jovem, o conceito que o autor apresenta, se mostrou interessante.

Além-Mundos é um livro envolvente, diferente, cheio de detalhes, um livro que me despertou muita curiosidade e me manteve atenta, é por fim, uma história mágica e divertida, foi uma experiência maravilhosa ler essa obra.
A Galera Record está de parabéns, o livro está muito bonito, tem uma bela capa, a revisão ortográfica está muito boa, a diagramação está ótima. Recomendo fortemente para quem gosta de um romance jovem adulto.

Por Mayara Frossard

12 comentários:

  1. O livro é incrível, concordo quando você diz que nem sempre a leitura é fluída, mas não deixa de ser um ótimo livro.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o fato de a leitura não ser fluída não quer dizer que o livro é ruim. É um livro excelente na verdade!

      Excluir
  2. Mesmo adorando o Scott, esse não é o livro dele que me dá mais vontade de ler.
    ótima resenha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver uma oportunidade pode ler, que é bom!

      Excluir
  3. Olá,

    Embora eu tenha lido obras anteriores do autor e não ter gostado tanto, com esse livro fiquei mais intrigada a conhecer a história, principalmente com a sua resenha que deu para ter um vislumbre do que esperar da história. Com certeza vou dar uma chance para esse livro.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Mayara, como vai garota?
    Por mais que eu tenha realmente gostado muito da sua resenha e fotos, a obra não despertou muito meu interesse, raramente leio esse gênero e o tema não me atraiu. Então pularei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Scott, por isso acho que o fato de o livro ser meio denso dificulta minha decisão por conhecer a obra do autor através deste livro. No futuro espero ter oportunidade de concluir a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Entendo a parte de não fluir muito a história, tive a mesma impressão lendo a resenha. As coisas parecem um pouco confusas, creio que precisa de muita atenção. Mesmo assim o enredo é interessante.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oláa, tudo bem? Eu sempre tive vontade de ler algo do autor, mas queria começar pela série Feios, que tem uma premissa bem legal. Além-Mundos me parece bem confuso, pela sinopse, repleto de elementos diferentes... mas como você disse o autor consegue interligar tudo e a leitura não se arrasta tanto. Bem, acho que darei uma chance a livro. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie tudo bem? Sempre quis ler algo do Scott, mas resolvi começar por feios (vou ler dentro da #MLI2016, semana que vem) porque achei o enredo de Além mundos muito complexo e pra ser sincera não gostei muito da ideia do livro. Agora sei que fiz a escolha certa em não ler!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    muito legal sua resenha, infelizmente não é bem um gênero que curto ler mas essa capa está bem bonita e tem um enredo bem interessante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Tenho o livro aqui mas ainda não li e sua resenha me deixou mais curiosa sobre ele, saber como termina essa história que é bem original!
    Bjs

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares