[RESENHA #90] OS BONS SUICIDAS - TONI HILL - Saga Literária

Novidades

terça-feira, julho 19, 2016

[RESENHA #90] OS BONS SUICIDAS - TONI HILL



Título: Os Bons Suicidas (Inspetor Salgado #02)
Autor: Toni Hill
Editora: Tordesilhas
Páginas: 392
Ano: 2014
ISBN: 9788564406940
Onde Comprar: Saraiva - Submarino 

Sinopse: Noite de Reis, 2011. No meio da madrugada, o inspetor Héctor Salgado recebe um telefonema: a secretária do diretor-geral de uma conhecida fábrica de cosméticos de Barcelona se jogara nos trilhos do metrô. Com a investigação em curso, Salgado vai descobrindo por trás desse suicídio a complexa e perigosa rede de mentiras que envolve um grupo de funcionários da empresa. Segundo volume da série que se iniciou com a publicação de O verão das bonecas mortas, Os bons suicidas não decepcionará os leitores que se encantaram com o ritmo ágil e a escrita elegante de Toni Hill – e também com sua capacidade de criar finais desconcertantes.

Resenha: Os Bons Suicidas é o segundo volume da trilogia Inspetor Héctor Salgado do autor Toni Hill, que pode ser lido de forma independente dos demais livros, pois os casos possuem início, meio e fim.

Em Os Bons Suicidas, vamos acompanhar a investigação de dois casos, envolvendo dois funcionários que suicidaram em uma fábrica de cosméticos, em um pequeno intervalo de meses. No prólogo conhecemos Gaspar, um pai de família que havia recebido uma promoção, todavia algo o angustiava, quando de uma hora para outra, sem qualquer explicação ele toma uma decisão que afeta todo o seu núcleo familiar e é encontra morto.


"Quando seu próprio filho o acorda de um pesadelo, é que já chegou a hora de ser demitir como pai, pensou Héctor enquanto se sentava no sofá, dolorido e de mau humor." p. 19.

Outro caso aconteceu quatro meses depois, quando Héctor Salgado é acordado no meio da noite por seu companheiro, quando toma conhecimento que Sara Mahler, funcionária de uma empresa de cosméticos é encontrada morta em uma linha do trem, aparentemente outro caso de suicídio, o detalhe é que Sara e Gaspar trabalhavam na mesma empresa.

Diante desses fatos que surgem o inspetor Héctor Salgado, ele começa a investigar e seguir as pistas que vão aparecendo, porém, dessa vez ele não poderá contar com a ajuda de Leire. Ela está grávida e prestes a ter o bebê, com isso é Fort o seu novo companheiro quem vai ajudá-lo nas investigações, contudo Héctor faz muito do trabalho sozinho.

"Há notícias boas que a gente se alegra em dar porque sabe que vão ser bem recebidas; outras absolutamente nefastas que a gente se vê obrigado a transmitir com uma cara condizente com as circunstâncias, esperando que o mau momento passe o mais rápido possível." p. 77.

Porém, Leire não consegue ficar parada em casa conforme orientação do seu médico, ela então resolve pegar o caso do sumiço de Ruth, para assim tentar descobrir o paradeiro da ex-esposa de Héctor. O leitor acompanha então o desenrolar da investigação de Héctor nos suicídios e também Leire atrás de pistas no caso de Ruth.

Opinião: Os Bons Suicidas é um bom livro, manteve a qualidade do primeiro volume da trilogia. A narrativa empregada é em terceira pessoa, sendo possível conhecer o ponto de vista de diversos personagens da trama. Os capítulos são curtos, algo que facilita a leitura e dá aquela vontade de continuar lendo para descobrir o desenrolar dos fatos.
Esse é um livro que vale a leitura, é um romance, thriller policial de qualidade, talvez um pouco mais denso que O Verão das Bonecas Mortas, o autor cria um enredo cheio de detalhes e diversos personagens novos, como no livro anterior, Toni Hill faz uma excelente construção dos personagens. O desfecho acredito que poderia ter sido melhor trabalhado, mas não é algo que tenha me deixado insatisfeito.
A diagramação está ótima, a capa ficou bem legal, ainda sobre a capa, achei a capa do primeiro volume mais sinistra, essa está tranquila. As folhas são amareladas e a edição ainda vem com orelhas. A Tordesilhas está de parabéns pelo trabalho realizado. 
O livro recebi em parceria com a editora. Recomendo a leitura dos dois primeiros volumes da série, pois o autor tem muita qualidade e suas obras são excelente, cheias de detalhes e com uma narrativa muito fluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário