26/07/2016

[RESENHA #92] O CAMINHO DO LOUCO - ALEX MANDARINO


Título: O Caminho do Louco (Guerras de Tarot #1)
Autor: Alex Mandarino
Editora: Avec
Páginas: 296
Ano: 2016
ISBN: 9788567901541
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: O brasileiro André Moire deixa tudo para trás para se envolver com um grupo internacional secreto que representa os arcanos do Tarot. Dispostos a elevar a consciência da humanidade e mudar o planeta, eles lançam mão de magia, ciência, arte, técnicas hacker e até mesmo parkour e videogames para enfrentar as forças da conformidade. Conheça o Louco, o Mago, a Sacerdotisa, o Carro, o Sol, a Imperatriz, o Imperador e vários outros arcanos maiores e menores neste thriller conspiratório com toques subversivos e sobrenaturais. Com uma trama sombria e misteriosa que ocorre em locais como Rio de Janeiro, Paris, México, Amazônia, Riviera e Inglaterra, Guerras do Tarot fará você pensar e repensar no que acredita. Comece neste livro a trilhar “o Caminho do Louco”.

Resenha: O Caminho do Louco é o primeiro volume da série Guerras do Tarot, escrito pelo carioca Alex Mandarino, que já escreveu e publicou contos aqui no Brasil, além disso traduziu obras de China Miéville e William Gibson.

Durante a trama vamos acompanhar O Caminho do Louco, seguindo o brasileiro André Moire, que deixa uma vida confortável, era um jornalista até ser despedido do seu cargo, com os acontecimentos parte em uma aventura ao redor do mundo, conhecendo assim uma organização perigosa, que ameaça própria realidade como conhecemos.

"O grito de Pat O'Rourke chegou até a floresta. Atravessou os postigos de madeira, a vidraça, o campo aberto e atingiu os galhos, troncos e corujas como o agouro de uma banshee." p. 13.

Algo inusitado acontece com André, ele é trazido para dentro da organização de visão pós-anarquista, onde assume o papel arquetípico do Louco. Durante a sua viagem, André acaba conhecendo outras entidades do grupo, cada um representando um arcano do Tarot, cada qual com características pessoais bem definidas, entre eles temos o Mago, a Sacerdotisa, o Imperador e diversos outros personagens.

"O sol brilhava tímido sobre Paris e tocava em meu braço pela janela do táxi. Não conhecia a cidade, por isso peguei um táxi assim que saí do aeroporto Charles De Gaulle." p. 197.

No decorrer da trama percebendo que André está em uma jornada de autodescoberta, além de descobrir também segredos, desvendar mistérios, bem como diversas revelações vão surgindo em sua aventura, como as identidades de mulheres e homens que personificam os diversos arcanos do Tarot.

Opinião: Primeiramente gostaria de ressaltar o estilo narrativo de Alex Mandarino, que foge totalmente dos clichês presentes no gênero. O texto em diversos momentos apresenta-se cadenciado, o que lembra uma música muito bem trabalhada e leve, pois a leitura se mostrou muito agradável.
Em cada início de capítulo temos uma epígrafe, que vai se relacionar de forma temática ou para o lado irônico com o conteúdo do mesmo. A trama é bem construída e trabalhada, cheia de caminhos que nos faz imergir nesse mundo maravilhosamente criado por Mandarino.
Esse é o primeiro livro da série, e por isso, vários segredos presentes na história ainda devem ser revelados. O Caminho do Louco mostrou-se uma obra muito detalhada pelo autor, algo que considerei bastante positiva. Foi uma experiência prazerosa a leitura, divertida, que faz o leitor pensar e desperta a curiosidade sobre o desenrolar da trama.
Recebemos esse livro em parceria com a Avec Editora. A capa ficou muito bonita, são várias as epígrafes e ilustrações presentes na obra. A edição tem orelhas, folhas levemente amareladas e fontes confortáveis. Super recomendo a leitura de O Caminho do Louco.

Por Mayara Frossard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares