27/07/2016

[RESENHA #93] WACRAFT: LIVRE DO FILME OFICIAL - CHRISTIE GOLDEN


Título: Warcraft: Livro do Filme Oficial
Autor: Christie Golden
Editora: Galera Record
Páginas: 266
Ano: 2016
ISBN: 9788501052025
Onde Comprar: Amazon - Submarino

Sinopse: Há muito Azeroth está em paz. Após expulsar os trolls, com a ajuda de Medivh, Guardião do reino, humanos vivem em paz com os vizinhos elfos e anões. Mas um novo mal desponta no horizonte, e a guerra ameaça engolfar mais uma vez os domínios do justo rei Llane. 
Uma raça temerária de invasores, os guerreiros orcs, insuflados pelo feiticeiro Guldan e liderados pelo monstruoso Mão Negra, fogem de seu mundo agonizante em busca de caça e oportunidades. Com a ajuda da vileza, a mais cruel das magias, Guldan criou um portal capaz de transportar sua Horda até Azeroth. 
A maré verde, de orcs dominados por esse mal, toma de assalto as terras humanas. Morte e destruição ameaçam destruir a tudo e a todos. Então, de lados opostos, dois heróis surgem, em uma rota de colisão que decidirá o destino de sua família, seu povo e seu lar.
Durotan, o líder honrado do clã Lobo do Gelo, quer apenas uma chance para seu filho recém-nascido. Lothar, o Leão de Azeroth, busca redenção. E assim começa uma espetacular saga sobre poder e sacrifício, na qual a guerra tem muitas facetas e todos lutam por algo.

Resenha: Warcraft – O Livro Oficial do Filme é a novelização do filme, adaptado para o livro. Durante a leitura a autora nos leva a conhecer o mundo dos orcs, que está beirando a extinção, pois a água, flora e fauna estavam morrendo e todos queriam sobreviver, com isso surge o bruxo Gul'dan que promete levar todos os orcs para um mundo novo.

"A criatura nasceu das sombras que a magia de luz não conseguia alcançar. Transformou-se de uma fatia de escuridão em uma coisa totalmente pronta, preta, distorcida, que se erguia alta acima do garoto." p. 10.

A história começa então com os orcs planejando a retirada de seu mundo e indo para o mundo (Azeroth) dos homens e de outras seres (elfos, anões e etc) através da magia, bruxaria de Gul'dan. Nesse novo mundo, somos levados para Kirin Tor, lá os humanos vivem em uma certa "paz" com os outros seres, mas em dado momento ocorre a invasão dos orcs, que pegou os humanos de surpresa, pois os orcs são enormes e muito fortes, praticamente impossível de serem derrotados no combate um contra um. 

"Um arrepio percorreu a pele de Durotan, eriçando os pelos do braço. Mais de uma vez as visões de Drek'Thar tinham salvado vidas." p. 27.

A esperança de combater esse novo inimigo, esse mal que surgiu em princípio de forma inexplicável cai nas mãos de Lothar e do Guardião Medivh, porém, este último no decorrer da trama muda drasticamente o seu comportamento, o que deixa os humanos "aflitos", meio sem rumo. Os humanos em princípio ficam sozinhos contra essa horda de orcs, todavia, dentro dos povos orcs, existe um guerreiro e líder que pretende fazer uma coalizão com Lothar e seu povo, para que a guerra e mortes acabem, esse guerreiro é Durotan.

"A batalha era feroz. Llane e Lothar cavalgavam seus corcéis em meio ao caos, tentando defender os que tinham demorado um pouco mais e agora lutavam a pé." p. 151.

Os personagens mais recorrentes no livro são Durotan, que é o líder do clã dos Lobos de Gelo e como característica marcante é que sempre pensa primeiro em seus companheiros, além de ser apegado ao seu lar, terra natal. Temos Lothar, protagonista do filme e livro, cavaleiro e lendário guerreiro e estrategista, melhor amigo do rei Llane e do guardião Medivh. E por último o guardião Medivh, que é considerado o mago e ser mais poderoso de toda Kirin Tor, mas que faz escolhas questionáveis durante a trama.
Opinião: Esse livro recebemos como uma ação de marketing do Grupo Editorial Record e foi uma surpresa muito boa. Particularmente eu conheço um pouco de Warcraft desde a década de noventa, quando foram lançados os primeiros jogos e fui acompanhando até meados de 2005 os jogos.

A leitura de Warcraft - Livro do Filme Oficial foi uma experiência agradável, assim como assistir ao filme, pude reviver um pouco esse meu passado com a série de games. A novelização, romantização ficou muito boa e foi possível ver que trabalharam de forma muito positiva os personagens.
O livro é ainda rico em detalhes, a leitura foi muito rápida, fluiu muito bem e tem uma dinâmica muito boa, prendendo a atenção do leitor, deixando curioso para saber o que vai acontecer no decorrer da história, isso é claro, se não tiver assistido ao filme antes.
As partes de combates e batalhas ficaram muito bem descritas e trabalhadas pela autora, nos deixando bastante ambientando nesse mundo, que remete ao mundo medieval, o que de modo geral Warcraft está bem ligado. Sobre os personagens, confesso que gostei ainda mais do Durotan e do Lothar, gostei de ver como eles lidaram com os anseios, dilemas e dificuldades que lhe foram apresentadas nessa jornada.

A edição da Galera Record é capa do filme, isso não é um problema para mim, aliás a capa ficou muito bonita e chama atenção. A diagramação está muito boa, fonte confortável, folhas amareladas, o livro tem orelhas, os capítulos são curtos, algo que facilita muito a leitura. Recomendo o presente livro, não somente para os fãs, mas para todos que desejam uma boa leitura.

Um comentário:

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares