[RESENHA #95] DARTH PLAGUEIS - JAMES LUCENO - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, julho 28, 2016

[RESENHA #95] DARTH PLAGUEIS - JAMES LUCENO


Título: Star Wars - Darth Plagueis
Autor: James Luceno
Editora: Aleph
Páginas: 440
Ano: 2016
ISBN: 9788576572961
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Um deseja viver para sempre; o outro busca o controle político supremo. Juntos, eles poderão enfim destruir os Jedi e dominar a galáxia. A não ser que impiedosas tradições Sith fiquem em seu caminho...Em uma trama envolvente, com estudos do domínio da Força, golpes políticos, complexa diplomacia, assassinatos e lutas ambiciosas, James Luceno, um dos mais elogiados autores do Universo Expandido de STAR WARS, mostra como dois dos mais poderosos Sith definirão o destino da galáxia.

Resenha: Na presente obra, o autor James Luceno narra a história de um dos mais poderosos Sith já existentes, o temível e perigoso Darth Plagueis e do seu aprendiz, Darth Sidious, conhecido também como Palpatine. Darth Plagueis, acima de qualquer Lord Sith, desejava o poder absoluto e buscava descobrir os segredos para ter o poder de controlar a vida e a morte atrevés dos midi-chlorians. 

"Brotando da morte, ele se desenrolou numa poderosa onda, ao mesmo tempo enterrando-se profundamente dentro do cerne do mundo e irradiando por sua atmosfera sacarina para chacoalhar até as estrelas." p. 16.

Plagueis é natural do planeta Muunilinst e membro do Clã Bancário Intergalático, que controlava a galáxia, tendo assim uma posição extremamente privilegiada, adquirindo com o passar do tempo influência política na galáxia diante de diversos seres poderosos.

"Uma nave espacial parcialmente esmagada, mas cara e boa para recuperar. O corpo decomposto de um Bith viajante. Os resquícios de uma explosão... A cena contava um acidente infeliz numa galáxia cheia de acidentes..." p. 37.

Damask é também o Lord Sith Darth Plagueis, ou seja, é uma alcunha que recebeu do seu antigo mestre Darth Tenebrous. No decorrer da trama vemos o quanto de influência e poder que Plagueis adquiriu, com isso fez surgir nele a vontade de concretizar o Grande Plano Sith, elaborado em conjunto com seu antigo mestre Tenebrous.

"Como, com toda a sua sabedoria, Tenebrous falhara em compreender que Plagueis era a manifestação da milenar fome de vingança?" p. 101.

Em uma das maquinações e planos para conseguir chegar ao seu objetivo, Hego Damask (Plagueis), conhece e recruta o jovem Palpatine, que demonstrou ser muito inteligente e sensitivo à Força, para ser o seu aprendiz. Em paralelo ao treinamento de Palpatine e as pesquisas sobre controlar a vida e a morte, o Lord Sith, viaja através dos planetas da Orla-Exterior, reunindo contatos, favores e criando alianças, preparando assim para uma futura insurreição contra a ordem vigente. 

Partindo desses fatos, o autor James Luceno, leva o leitor aos confins mais obscuros do universo, tendo como guia, o lado sombrio da força, explorando as ações de um dos mais poderosos vilões já existente, mostrando toda a crueldade, ódio e vileza.

Opinião: James Luceno traz uma narrativa em terceira pessoa, sendo muito consistente e que seduz devido aos momentos de ação, descrições e pelos diálogos magistralmente trabalhado, me deixando com a sensação que estava assistindo algum episódio de Star Wars.
Outro ponto positivo é que são citados diversos personagens conhecidos desse universo, que aparecem nos episódios I, II e III. Além disso, conhecemos vários mundos e uma grande variedade de espécies, que orbitam ao redor das ações dos Sith.
O autor merece aplausos pelo trabalho feito ao reconstruir o complexo e diversificado sistema político da galáxia, fazendo com que os fatos se encaixassem com o que acontece nos filmes, como citei acima, entre os episódios I ao III. Particularmente achei esse lado político super interessante, e valoriza ainda mais a obra.

Darth Plagueis é um livro para todos que gostam do universo Star Wars e também para aqueles que gostam de uma obra bem trabalha e rica em detalhes, apresentando elementos como ação, política, conspirações e misticismo. Este livro certamente está entre os três melhores que li sobre o universo Star Wars.

A Editora Aleph demonstra seu excelente trabalho e zelo em Darth Plagueis, mantendo o alto padrão de qualidade como já tinha demonstrado em outros livros. A tradução feita proporcionou uma leitura agradável, o trabalho na capa ficou incrível, a diagramação está perfeita. O livro faz parte do selo Legends.

2 comentários: