[SÉRIES] COMO SURGIU E QUAIS FORAM AS PRIMEIRAS SÉRIES DE TV? - Saga Literária

Novidades

terça-feira, julho 12, 2016

[SÉRIES] COMO SURGIU E QUAIS FORAM AS PRIMEIRAS SÉRIES DE TV?

Oi, gente!

Sou a Grazi, nova colunista e estarei aqui quinzenalmente falando sobre assuntos relacionados à grande mania nacional: signos os seriados televisivos. Que é isso? São as séries da TV, queridinhos. Game of Thrones, Once Upon a Time e até Sai de Baixo. Vou reunir algumas curiosidades bacanas e espero que vocês se divirtam junto comigo nesses descobrimentos :D

Para dar início à nossa jornada, que jeito melhor do que saber de onde essas coisas viciantes vieram? Sigam-me os bons!

Como surgiram?

As séries remontam do século XIX, quando ainda eram contadas na presença do público ou nos chamados folhetins. Eram publicados pequenas partes de uma história, em capítulos que eram vendidos diariamente. Com a invenção e popularização do rádio, as dramatizações por este meio vieram e, é claro, a TV ganhou todo o espaço logo depois. 

Mas o que é uma série? 

É uma narrativa contada por capítulos distribuídos em temporadas com número pré-definido de episódios. Diferentemente das novelas, que vão ao ar diariamente por alguns meses, as séries são semanais e podem passar anos do ar, dependendo da audiência.

Qual foi a primeira série a ir ao ar?

Apesar de a maioria das fontes apontarem I Love Lucy como a primeira série de TV, eles esquecem que os canais britânicos chegaram primeiro. Pinwright's Progress foi o primeiro seriado a estrear na TV, em 1946. O seriado teve 13 episódios em que contava a história de J Pinwright, que gerenciava a loja Macgillygally's em meio às dificuldades impostas pelos funcionários e inimigos. 


Existiu também, em 1930, The Man With a Flower in His Mouth, um programa de meia hora exibido pela BBC. Alguns dizem que essa foi a primeira série, mas para mim, não. O nome é ''série'' e um único programa de alguns minutos não se encaixa. Mas foi essa experiência que deu um pontapé para outros projetos.

I Love Lucy, de 1951, é considerada o principal marco dos seriados na TV, visto que foi o primeiro projeto a realmente dar certo e alavancar a audiência. Era uma sitcom da CBS. Teve respeitáveis 194 episódios e alguns especiais. Até hoje é considerada uma das mais importantes séries. Na verdade, ficou em segundo lugar no ranking das melhores série de todos os tempos, ficando atrás de Seinfeld


Qual foi a primeira série brasileira? 

Em 1950 estreou a primeiríssima série brasileira: Rancho Alegre, um programa humorístico estrelado por ninguém menos que Abelardo Barbosa. Sim, o Chacrinha. Ele durou bons 4 anos. Em 1952, veio o queridíssimo Sítio do Pica Pau Amarelo.


Qual foi a primeira série da TV Cultura?

Até onde consegui achar, nossa primeira série do melhor canal da infância foi a... MUNDO DA LUA. Sim, ela mesma. A do Lucas Silva e Silva. Eu sei que você passava a tarde toda esperando para ver episódios novos e as reprises. Eu também fazia isso xD Mundo da Lua estreou em 1991.


Outras séries antigas que fizeram sucesso


As aventuras do Superman (1951)
As aventuras de Rin tin tin (1954)
Perry Manson (1957)
A Feiticeira (1962)*
A Família Addams (1964)*
Star Trek (1966)
Batman (1966)
As Panteras (1976)

* Série que terá um post individual. 

E hoje é só, pessoal. O que acharam? O que vocês querem saber sobre séries? Peçam nos comentários e eu pesquisarei! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário