[RESENHA #102] PODER & MANIPULAÇÃO - JACOB PETRY - Saga Literária

Novidades

terça-feira, agosto 09, 2016

[RESENHA #102] PODER & MANIPULAÇÃO - JACOB PETRY


Título: Poder & Manipulação
Autor: Jacob Petry
Editora: Faro Editorial
Páginas: 176
Ano: 2016
ISBN: 9788562409684
Onde Comprar: Fnac - Saraiva

Sinopse: Esta obra aborda 20 das lições mais valiosas extraídas de O Príncipe, de Maquiavel, adaptadas ao mundo moderno. Que atitudes nos fazem ser amados ou desprezados? Como lidar com adversários? Como obter prestigio e ser benquisto? Ao compreender essas e algumas outras lições, o leitor estará mais bem preparado para se defender de pessoas manipuladoras, e estará de posse de ferramentas para agir com mais segurança, ousadia e astúcia diante da vida.

Resenha: Jacob Petry é filósofo, jornalista e pesquisador brasileiro. O autor teve o seu primeiro contato com Maquiavel ainda na adolescência, lendo O Príncipe e através dessa obra procura nos dar uma visão moderna acerca dos ensinamentos que Maquiavel deixou expresso em sua obra.

"Existe uma distância tão grande entre como se age e como se deveria agir que aquele que despreza o mundo real para viver num mundo imaginário encontrará antes sua ruína do que sua salvação." p. 19.

Durante a introdução percebemos de cara que o autor quer recolocar a obra clássica em seu devido lugar, com a devida importância que merece nesse cenário literário atual, pois fica subentendido que O Príncipe é uma obra de difícil compreensão, que foi proibida pela Igreja Católica no passado, além disso não é popular.

"Aquele que é teu inimigo sempre irá te pedir para que fiques neutro; e aquele que é teu amigo te incitará a tomar partido ao lado dele." p. 40.

Petry propõe que através dos capítulos que vamos mudar a forma de ver o mundo, a forma como vamos nos sentir consigo mesmo e em relação a terceiros, por fim, que estaremos livres para agirmos da maneira que melhor nos convier, da melhor maneira diante de uma oportunidade ou uma necessidade.

"As amizades que nascem da troca de benefícios são estruturadas em interesses, e não na nobreza do caráter, como deveria de ser." p. 57.

O autor através de 20 capítulos, procura desmistificar com sua linguagem acessível aquela não tão fluída e bem presente na obra original de O Príncipe, trazendo para os dias atuais os significados presentes na obra clássica com uma linguagem popular e de fácil compreensão.

Opinião: Petry é um autor que convence o leitor através da sua escrita e forma de pensar. Suas análises são bem construídas e busca orientar o leitor nos possíveis caminhos que possam se apresentar, nos mostrando muitas vezes dois lados, duas formas possíveis de agir.
Os textos são extremamente organizados, fazendo remissões aos textos originais. Nos 20 capítulos presentes na obra, pude perceber que em vários deles, o autor divide o assunto em tópico, o que facilita a compreensão e absorção por parte do leitor. Por último, quero ressaltar que o autor conduz sua linha de raciocínio de forma clara, sem dar voltar, sendo objetivo.
A Faro Editorial está de parabéns pela bela edição publicada, dos livros que possuo da editora, esse sem dúvida está entre os mais bonitos e bem feitos, pois existe sumário, carta de Maquiavel, notas, messagem ao leitor e indicações de livros da editora para o leitor. 
A capa está muito bem feita e em alto relevo, as folhas são grossas e amareladas. Super recomendo a aquisição e leitura de Poder & Manipulação, pois é um grande auxílio para quem deseja achar o próprio caminho e almeja conquistas na vida.

2 comentários:

  1. Sua análise instigou-me a ler o livro.
    Em breve, estarei realizando uma resenha.
    Gostei muito do que você escreveu.
    Abraços!

    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filósofo!
      O livro de fato é muito bom e esclarecedor, serve como fonte de estratégia para diversas ramificações, seja vida pessoal, trabalho, política, amigos e bem mais!

      Excluir