[RESENHA #108] O SISTEMA DOORS - CARLOS TORRES - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, agosto 22, 2016

[RESENHA #108] O SISTEMA DOORS - CARLOS TORRES



Título: O Sistema Doors - Um Segundo para Mudar o Mundo

Autor: Carlos Torres
Editora: Chiado
Páginas: 492
Ano: 2016
ISBN: 9789895167319
Onde Comprar: Chiado

Sinopse: Christofer Atkins é um programador de sistema de 39 anos que se sente condenado a viver no ostracismo da vida após ser humilhado perante os alunos recém-formados da Universidade da Geórgia nos Estados Unidos.

Envolvido por imensas dificuldades financeiras e emocionais, em pouco tempo é destruído pelo alcoolismo e a depressão.
Com ajuda de Simon, um homem enigmático e misterioso, decide sair em busca dos seus sonhos mais profundos. No entanto, carregado por um trauma psíquico que o acompanha desde a infância, transforma suas frustrações do passado numa obsessão sem controle: se tornar o maior programador de sistemas dos Estados Unidos e o homem mais rico da face da terra. Uma escolha dramática que muda radicalmente a vida da sua família e da humanidade inteira.
O Sistema de Doors é o sistema operacional que modificará o mundo até meados de 2022, substituindo o atual sistema de janelas bidimensionais por um sistema de portas multidimensionais. Um sistema poderoso capaz de abrir a consciência dos seres humanos e lançá-los num mundo completamente novo.
Uma história intrigante que fará o leitor refletir sobre os verdadeiros valores das palavras amor e família e os avanços tecnológicos da atualidade. Um livro repleto de ensinamentos ocultos onde o autor entrelaça a impressionante história de vida de Christofer Atkins e a inevitável junção entre a ciência e a espiritualidade.

Resenha:
No início da trama, conhecemos a história de Christofer, ainda em sua infância, quando sofreu muito, pois sua mãe usuária de drogas com o seu padrasto, o maltratavam. Conhecemos cada momento difícil de sua infância, até o momento em que ele se encontra no cativeiro, no porão da sua casa, onde foi colocado pelo o seu padrasto Robert.

"Assim que o sinal toca no pátio central da Harley Archer Middle School, o relógio marca exatamente meio dia, uma escola pública na periferia da cidade de Atlanta, capital do estado da Geórgia nos Estados Unidos." p. 13.

No período em que Christofer fica cativo, ele encontra diversos livros sobre física e assuntos correlacionados, nesse momento ele começa a estudar, ler e entrar nesse mundo, onde imagina-se criador de algum invento, que o enriquece e posteriormente conhecemos tal criação como o Sistema Doors.

"É incrível imaginar que Christofer continua preso no porão praticamente sem comida e sem água após dezenove dias." p. 125.

Com o passar do tempo, Christofer é acolhido por seu avô Arthur e curado pelo xamã Uma Kamali, com que aprende sobre a espiritualidade, já com o avô os ensinamos são sobre a ciência. Christofer, com tais influências, cresce e vira um homem sonhador, quando em certo momento acaba conhecendo Marie, apaixona-se, casa e consegue constituir uma família.

Com o passar dos anos, problemas surgem, como financeiros e a depressão se instala em Christofer. Aquele homem que um dia foi um sonhador, torna-se recluso e acaba cometendo um grande erro, que o leva para a prisão. Na condição de prisioneiro, ele recebe a visita do amigo Simon, que conheceu ainda na infância, este acaba incentivando Chris nas ideias para a criação do Sistema Doors. Com todo o "tempo" do mundo, na condição de preso, Chris acaba desenvolvendo todo o projeto de Doors.

"O carcereiro James Cardin não é truculento como a maioria dos carcereiros que trabalha no presídio. Seu turno começa às seis horas da manhã e tem o costume de acordar os presidiários batendo nas grades com seu cassetete de borracha." p. 275.

Após algum tempo recluso, o protagonista é reintegrado na sociedade, acabando por se interagir com um antigo conhecido, que o auxilia em seu projeto, Sistema Doors, que se apresenta como algo revolucionário, substituindo toda a forma de comunicação, relacionamento, de viver, de compra e venda, onde o ser humano fica 24 horas conectado na internet, mudando assim o comportamento das pessoas.

Tudo estava indo muito bem, quando no meio de todo o sucesso, diversos imprevistos surgem e Chris vê o seu sistema ameaçado, ser o homem mais influente e rico também é algo que passa a ser visto como improvável.

Opinião: Carlos Torres optou pela narrativa sob o prisma, o olhar do protagonista, o que nos leva a vivenciar as experiências de Christofer, bem como os desafios que o protagonista enfrenta durante sua infância, na universidade e no casamento.
A leitura de O Sistema Doors mostrou ser uma experiência muito boa, pois o autor nos faz adentrar em campos como o da tecnologia, sociedade, espiritualidade, viagem no tempo e filosofia, nos apresentando a visão de uma possível sociedade futurística.
O enredo é bem construído, com personagens bem desenvolvidos, além disso a leitura fluiu bem. Fica como indicação para àqueles que gostam de Sci-Fi, com pegadas filosóficas.
Em relação à edição da Chiado, posso dizer que está bem trabalhada, bonita, agradável, com folhas amareladas, fontes em tamanho confortável, não encontrei erros de revisão.
Por Mayara Frossard

Nenhum comentário:

Postar um comentário