23/08/2016

[RESENHA #110] O EFEITO ROSIE - GRAEME SIMSION


Título: O Efeito Rosie (Projeto Rosie #2)
Autor: Grame Simsion
Editora: Record
Páginas: 416
Ano: 2016
ISBN: 9788501106551
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: A aguardada sequência do best-seller internacional O projeto Rosie. O projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.” Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos. Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre. Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.


Resenha: Em O Efeito Rosie temos de volta Don Tillman e Rosie, que agora estão felizes e casados, vivendo em Nova York. Don se casou com a mulher mais linda e inteligente na sua opinião. Rosie não é a mulher perfeita que Don achava que fosse, mas ele aprendeu a conviver com as diferenças. O casal está casada tem 10 meses, porém nada está ocorrendo conforme o planejado.

Don e Rosie trabalham como loucos para se manterem no pequeno apartamento em que moram na cidade de Nova York, nesse meio tempo, Rosie procura meios para terminar o doutorado em medicina, mas as coisas ficam bem loucas quando Rosie anuncia que está grávida, essa novidade é algo que Don não tinha se preparado.

"Sextas e sábados eram dias óbvios para o consumo de bebidas alcoólicas. Nem eu nem ela tínhamos aula nos fins de semana. Podíamos dormir até tarde e, talvez, fazer sexo." p. 7.

Diante da novidade, para que não se enlouqueça, Don cria o Projeto Bebê, que tem como desafio para o professor, encontrar um lugar maior para eles morarem e que Rosie não se estresse durante a gravidez, para que esta possa ser saudável.

"O preparo do jantar era demorado, pois havia um número considerável de componentes no combinado de sushis, e, quando eu e Rosie nos sentamos para comer, eu ainda não havia transmitido a notícia a respeito de Gene." p. 45.

Porém nada é fácil na vida do casal, Gene o amigo de Don acaba de separar e com isso passa alguns meses no pequeno apartamento de Don e Rosi, o que provoca ainda mais dificuldades e problemas, pois a relação entre Rosie e Gene não é das melhores.

Don em meio de confusões, precisa encarar diversas questões sobre a paternidade. Com o passar do tempo, ele teme que o seu filho sofra com por ter um pai esquisito ou mesmo que não consiga socializar adequadamente como ele. 

De outro lado Rosie vê em Don uma falta de interesse em ser pai, com isso o casal passar a enfrentar uma crise conjugal, colocando em pauta suas diferenças. Porém, devido ao enorme amor e paixão que Don tem por Rosie, ele com todas suas pilhas e plano, fará tudo para manter o seu filho e mulher ao seu lado.

Opinião: A história apresentada por Graeme Simsion em O Efeito Rosie apresenta uma narrativa divertida, ácida e inteligente. O autor ainda apresenta sua típica escrita leve e envolvente, que funciona perfeitamente, assim como foi em O Projeto Rosie. Outro fato bastante interessante é a abordagem das personalidades de Rosie e Don, ainda mais trabalhadas nessa obra.
A trama apresentada está muito boa, com diversos acontecimentos malucos, momentos surpreendentes e divertidos. O livros nos mostra pessoas de mundos completamente diferentes, a necessidade de conviver com as diferenças, sem esperar uma padronização de padrões de comportamentos. Recomendo a leitura de ambas as obras de Graeme Simsion.


Sobre a parte a editora fez um belo trabalho, não tão detalhado na capa quanto a edição lançada em 2013 e, sim, em relação a capa do Projeto Rosie lançado em 2016, isso para dar um toque de padronização talvez ou para alcançar um público maior. A diagramação está muito boa, folhas amareladas, a edição vem com orelhas, espaçamento e fonte agradável.
Por Mayara Frossard.

2 comentários:

  1. Amei a capa! (A resenha também ♥). "To" bastante curiosa!
    Beijoss!

    www.outrocapitulo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro ficou bastante bonito, inclusive lançaram O Projeto Rosie com a capa nesse estilo!

      Excluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares