[CRÍTICA #08] GRANDES BIOGRAFIAS NO CINEMA #04 | A MOCIDADE DE LINCOLN - ABRAHAM LINCOLN - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, setembro 15, 2016

[CRÍTICA #08] GRANDES BIOGRAFIAS NO CINEMA #04 | A MOCIDADE DE LINCOLN - ABRAHAM LINCOLN


Título: A Mocidade de Lincoln - Abraham Lincoln
Autor: Cássio Starling Carlos
Editora: Coleções Folha (Folha de S. Paulo)
Páginas: 44
Ano: 2016
ISBN: 9788581933627
Onde Comprar: Coleções Folha - Livraria Folha

Produção: Estados Unidos, 1939
Preto e Branco, 100 min.
Estrelando: Henry Fonda
Direção: John Ford
Áudio original: Inglês
Legenda: Português

Livro com a biografia de Abraham Lincoln, a cronologia da época e a apresentação do filme, do elenco e do diretor, em meio a fotos da produção. Textos: Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães.

Sinopse: Estados Unidos, 1832. O jovem Abe Lincoln apresenta aos cidadãos de New Salem sua candidatura a deputado, quer estudar leis e um belo dia descobre o amor. Quando se torna advogado, assume a defesa de dois irmãos acusados da morte de um encrenqueiro, contra a fúria da população que só quer linchá-los. No tribunal, as versões se contradizem, mas a astúcia da defesa impede que o impulso e a retórica se sobreponham à razão. Os ideais da justiça e da verdade como pilares da sociedade estão no centro do filme dirigido por John Ford em 1939. O retrato da juventude do presidente mais cultuado pelos norte-americanos é também um retorno às origens dos valores que fundam a nação. No papel principal, Henry Fonda empresta sua imagem de solidez e sobriedade para dar vida ao mito.

Resenha: O livro é uma obra do crítico e professor de história Cássio Starling Carlos em conjunto com Mario Bresighello e Pedro Maciel Guimarães. O trio leva ao leitor diversas informações sobre Abraham Lincoln, como data de nascimento, personalidade, educação, experiência profissional e vida política.

Abraham Lincoln é filho de camponeses, nasceu em 12 de fevereiro de 1809 em Nolin Creek, um local escravista de Kentucky. Desde pequeno, Abe tem influência sobre desaprovar a escravidão, pois os seus pais e irmão não concordam com esse ato.

Em dado momento, Abe perde a sua mãe, mas ainda assim, a vida lhe foi boa, pois sua madrasta o incentivou a estudar. Desde então, Abe começou a apreciar a leitura, o que incluía livros de aventura e principalmente a bíblia. 


O que Abe não prevê é que seu nome surgirá nos debates políticos locais como possível candidato a deputado estadual." p. 8.

Aos 21 anos, Abraham mudou-se para New Salem e, foi lá que o jovem teve uma surpresa, pois mal sabia que seu nome surgiria nos debates políticos. Com a influência adquirida em New Salew, ele decidiu filiar-se ao Partido Whig, que tinha como política o protecionismo econômico e a modernização do país. A vitória para Abe veio apenas na segunda tentativa ou segundo pleito, tornando-se assim deputado estadual.

Acompanhamos durante a leitura, que com muita determinação, Abraham Lincoln tornou-se presidente dos EUA, conduzindo o país de maneira firme e bem sucedida durante a Guerra Civil Americana.

O presente volume está muito bem feito, o livro está impecável, capa dura, são diversas informações sobre Abraham Lincoln, sobre o elenco, atores, diretor e o próprio filme, além é claro de outras filmes baseados em Abe. A mídia DVD também está bem legal, com a imagem de Henry Fonda na pele do ilustrae político norte americano. Super recomendo a coleção Grandes Biografias no Cinema. Lembrando que na compra do primeiro volume, o segundo é grátis.
Crítica (Filme): A Mocidade de Lincoln é um filme que aborda parte da vida de Abraham, que foi presidente dos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Abraham Lincoln foi um dos presidentes mais amado do país e ainda hoje é conhecido mundo afora.
O filme foi dirigido pelo marcante John Ford, responsável por filmes como As Vinhas da Ira e A Conquista do Oeste. John Ford neste longa, cria um retrato de Lincoln, antes deste tornar-se presidente dos Estados Unidos. O diretor aborda a vida de Abe quando ele ainda era um jovem, cheio de sonhos e aspirante a advogado em Sprinfield, Illinois.
Abraham Lincoln é interpretado por Henry Fonda, ator extremamente conhecido em Hollywood e por cinéfilos. Em A Mocidade de Lincoln Fonda consegue dar a imponência necessária para uma figura tão importante como foi Lincoln, demonstrando momentos de confiança e oratória espetaculares.
A trama apresentada no filme tem como ponto central o julgamento de dois jovens que foram acusados de cometerem assassinato e eles possuem Abe como advogado de defesa. Tal julgamento de fato existiu, porém Abraham Lincoln já era mais velho.

O filme é conduzido pela trilha sonora, por toques líricos e momentos recitados. A fotografia em A Mocidade de Lincoln está muito bonita, algo que em nenhum momento é prejudicada pelo fato do filme estar em preto e branco.
Confesso que apesar de ter assistido centenas ou talvez milhares de filmes, já que é uma grande paixão que tenho desde minha infância, não lembro da presente obra em questão, o que me foi uma grande surpresa, ressaltando a grande qualidade da obra. Recomendo esse volume para quem queira conhecer ainda mais a figura de Abraham Lincoln. Esse volume pode ser adquirido nas brancas de jornais e também no site da Coleções Folha.

2 comentários:

  1. Gosto muito de biografias. Acho bem interessante!
    Esse parece ótimo!
    Que legal que pode ser adquirido nas bancas também.

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rê, tudo bem?
      Então, a coleção é muito boa, estou adorando e tem também essa facilidade de ser encontrada em bancas de jornais!

      Excluir