09/09/2016

[RESENHA #118] A FÚRIA E A AURORA - RENÉE AHDIEH


Título: A Fúria e A Aurora (#01)
Autor: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Ano: 2016
ISBN: 9788525060358
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. 

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. 

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

Resenha: A Fúria e A Aurora é um livro Young Adult, que foi lançado recentemente pela Globo Alt e tem como autora Renée Ahdieh. Essa obra é uma recontagem de um conto da famosa obra As Mil e Uma Noites.

"As mãos que passavam a escova de marfim pelos cabelos longos de Sherazade, até a cintura, e que esfregavam pasta de sândalo em seus braços bronzeados, o faziam de forma truculenta e distante." p. 15.

Na presente obra, somos apresentados a Sherazade, uma jovem inteligente e corajosa, admirada por diversas pessoas devido a sua força de vontade e determinação, que por motivos de vingança, resolve casar com um homem misterioso e cruel, além de possuir é claro uma péssima reputação, esse homem é o príncipe Khalid.

Todas as noites Khalid se casa com alguma jovem, porém no dia seguinte, na aurora, sua nova esposa é morta. Aparentemente, ele poderia fazer isso por quanto quisesse, desde que não escolhesse como esposa, a melhor amiga de Sherazade. 

"A construção original do palácio fora erguida havia quase trezentos anos por um rei com uma queda para a extravagância. Desde então, muitas alas, em mármore e calcário, haviam sido acrescentadas para ampliá-lo." p. 50.

A protagonista se casou com Khalid como voluntária e prometeu para a sua família, bem como amigos, que vai sobreviver quantas noites forem necessárias, até descobrir os segredos desse príncipe louco e cruel, para assim matá-lo, independente das consequências.

"Como na primeira noite, Sherazade estava impressionada com a sua capacidade de se distanciar da realidade." p. 69.

Para conseguir continuar viva, a jovem tenta sobreviver através de histórias que são contadas durante as noites em que ficam juntos, prometendo a continuidade da mesma para o dia seguinte. Isso faz com que a jovem aposte a sua vida, pois tudo depende da sua capacidade de cativar e também do interesse dele.

"Sherazade andou de um lado para outro diante de sua cama naquela noite, deixando marcas na pedra fria e branca sob seus pés. Cada passo uma batalha entre fúria e ressentimento, dor e petulância." p. 194.

Em certo ponto da trama, ele deixa de considerar a morte de Sherazade, mesmo que possa haver indícios fortes para que ele faça isso, e ai é que a história começa a ganhar corpo e se desenvolver magistralmente. Será que dessa relação vai surgir um amor, uma paixão ou a necessidade de vingança ainda continua viva em Sherazade?

Opinião:
A Fúria e A Aurora é um livro que fluiu muito bem a leitura, com uma narrativa bastante leve e me deixou totalmente animada, por ser um livro de muita qualidade, além é claro das descrições. A obra é cheia de mistério e sensualidade.
A trama é super envolvente, o desenvolvimento da história está muito boa, com personagens bem construídos e por vezes até complexos, mas isso é algo que contribuiu para a riqueza da obra. Por fim, os capítulos são narrados em terceira pessoa, revezando sobre as óticas de Sherazad, Tariq e Khalid. Super recomendo a leitura dessa bela obra.
O livro é um dos últimos lançamentos da Globo Alt e a editora caprichou na edição, com uma linda capa com tons de azul e verde. A diagramação está muito boa, fontes confortáveis e páginas amareladas. Livro recebido da Globo Alt como cortesia.

Por Mayara Frossard

4 comentários:

  1. Fiquei morrendo de vontade ler esse livro.
    Já li Mil e uma noites, mas quero ver como ficou nesse livro!

    ❤ Blog O diário de uma mãe solteira ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está espetacular, se tiver oportunidade leia!

      Excluir
  2. Nossa, o livro parecer ser muito bom. O que me chamou atenção foi a capa, achei bem fofa.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Terminei de ler esse livro há uns dias e também fiz uma resenha dele haha Eu simplesmente amei demais essa história, não imaginei que fosse ser tão prazerosa a leitura. Estou mais do que ansiosa para ler a continuação.
    Parabéns pela resenha, concordo com o que você disse, é uma obra envolvente e cheia de mistérios.
    Beijos <3

    Persuasão Literária

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares