[RESENHA #123] NÓS, OS AFOGADOS - CASTEN JENSEN - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, setembro 26, 2016

[RESENHA #123] NÓS, OS AFOGADOS - CASTEN JENSEN


Título: Nós, Os Afogados
Autor: Carsten Jensen
Editora: Tordesilhas
Páginas: 696
Ano: 2015
ISBN: 9788584190225
Onde ComprarAmazon - Livraria Cultura

Sinopse: Com uma voz narrativa épica e poderosa, Nós, os afogados é uma saga que nos remete às epopeias marítimas de Herman Melville e Robert Louis Stevenson. Compreendendo cem anos de história, o livro acompanha várias gerações de navegadores da cidade dinamarquesa de Marstal – de Samoa à Terra Nova, de Cingapura a Hobart, de Murmansk à Islândia e de volta a Marstal, onde as mulheres esperam e choram seus mortos. Elogio solene a um modo de vida que ficou para trás e relato comovente dos sofrimentos humanos, o livro é também a descrição crua de uma época em que a Europa passa por grandes transformações – e suas histórias de amor são um contraponto sensível ao insuperável afã do homem em conquistar o desconhecido.



Resenha: Em Nós, Os Afogados vamos acompanhar uma narrativa histórica, que vai compreender um período aproximadamente de 100 anos, que se passa entre 1848 à 1945. A trama vai abordar a população da pequena cidade Marstal, típica de marinheiros e localizada na Dinamarca, onde ir para o mar não caracterizava com apenas um sonho, mas a principal opção de vida para os homens.

"Nós nos aproximamos do fiorde. As baterias inimigas na costa começaram a trovejar, mas estávamos fora de seu alcance, e elas logo ficaram quietas." p. 23.

Durante a história nós iremos acompanhar diversas gerações de marinheiros de Marstal, que passam por diversos lugares exóticos como a Islândia e Cingapura, mas que cuja a sina é quase inevitável, perecer nas águas sobre as quais navegam, dessa forma, suas mulheres em Marstal, ficam sempre esperando o retorno de seus marinhos, vivos ou mortos. No decorrer da trama, acompanhamos também, diversos acontecimentos na comunidade de Marstal, os problemas que enfrentam, as vitórias e os mistérios.

"A tripulação puxou o bote até a praia, e ele se postou a seu lado, examinando a areia, aparentemente perdido em pensamentos. Fui até ele e lhe disse meu nome." p. 139.

Temos como personagem principal da obra um homem conhecido como Albert, que tem suas aventuras e vida narradas, algo que abrange desde o momento em que se torna marinheiro ainda jovem e sai ao mar em busca de respostas sobre o que aconteceu com o seu pai Laurids Madsen.

"Conseguia-se escutar as ondas que se abatiam. Eu me ergui sobre um cotovelo e pude ver como estávamos próximos da praia branquíssima. De meu poleiro nas ondas altas, eu parecia estar no mesmo nível do topo dos coqueiros que se agitavam com o vento." p. 193.

No decorrer da narrativa, acompanhamos a evolução, o amadurecimento de Albert, algo o que o leva a se tornar capitão. Após uma longa vida ao mar, Albert decide se fixar em terra, porém ele não constituiu uma família, pois não tem mulher ou filhos. O protagonista só consegue achar a felicidade quando conhece o jovem Knud Erik, filho da viúva Klara Friis, quando um laço de amizade é criado.


Após esses laços de amizades, no qual acompanhamos os personagens acima, chegamos em um momento de conclusão da saga de cem anos, que é narrada por um breve momento por Albert, mas em grande parte por um narrador desconhecido, que nos leva acompanhar a evolução da cidade de Marstal.

Opinião: Nós, Os Afogados de Casten Jensen é um livro repleto de reflexões e questões filosóficas, algo que particularmente eu gosto, mas que talvez afaste os leitores "iniciantes". O livro é grande e denso, mas ao mesmo tempo consegue ser intenso e retrata a realidade da vida dos marinheiros e seus familiares.
Outro ponto positivo, é que o autor, mesmo focando em alguns personagens, a história não é sobre eles, mas sobre a vida, o tempo e como as coisas vão mudando ao decorrer deste. Temos que o tempo, é simplesmente a chave para entender o que o livro quer nos passar.
Esse é um livro de muita qualidade, a Tordesilhas acertou em cheio na publicação dessa maravilhosa obra. Adorei poder conhecer um pouco mais sobre navegações, a vida dos marinheiros e esse pedaço da Europa, onde está a Dinamarca.
Em relação a diagramação, revisão e capa, a Tordesilhas Livros realizou um belo trabalho, está impecável, a edição ficou muito bonita. Nós, Os Afogados é um livro bem desenvolvido e envolvente, algo característico da editora. O livro nós recebemos em parceria com a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário