[RESENHA #134] STAR WARS: ACADEMIA JEDI - JEFRREY BROWN - Saga Literária

Novidades

sexta-feira, outubro 21, 2016

[RESENHA #134] STAR WARS: ACADEMIA JEDI - JEFRREY BROWN


Título: Star Wars: Academia Jedi (Coleção Star Wars #01)
Autor: Jeffrey Brown
Editora: Aleph
Páginas: 176
Tradução: Isadora Prospero
Ano: 2015
ISBN: 9788576572671
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: O jovem Roan Novachez está ansioso! Agora que terminou a escola primária, tudo o que ele deseja é se juntar aos amigos na Academia de Pilotos. Mas seus planos vão por água abaixo quando ele descobre que foi rejeitado por essa escola e convidado a participar da Academia Jedi. Agora, sob a tutela do mestre Yoda e cercado por aliens, robôs e outros Jedi, Roan vai enfrentar todos os desafios comuns à idade, além de aprender diversas lições importantes, como utilizar a força, duelar com seu sabre de luz e o mais difícil: dançar com uma garota.

Resenha: Em Academia Jedi acompanhamos Roan Novachez, que sempre sonhou em se tornar um piloto, isso é uma meta, um grande objetivo que temem sua vida, pretendendo assim, seguir os passos do seu pai e irmão.

Para sua surpresa, Roan acaba recebendo uma carta, com uma negação para entrar na Academia, por outro lado é indicado para a Academia de Agricultura, enquanto isso, está começando a se contentar com esse fracasso, quando uma nova carta chega, em que ele é então, convocado para a Academia Jedi, ou seja, para ele não poderia ser pior que a Academia de Agricultura.
" Caro Roan, obrigado por sua inscrição para a academia de pilotos. No entanto, depois de analisar suas notas, atividades extracurriculares, cartas de recomendação e redação pessoal, teremos que negar sua entrada na Academia neste momento. Embora quase todos os candidatos sejam aceitos na Academia, um pequeno número de alunos é rejeitado por razões diversas. Desejamos o melhor a você ao começar esta nova e emocionante fasa em sua educação." p. 12.

O jovem garoto acaba tendo que partir para Coruscant, pois é lá que ocorre os treinamentos dos jovens Padawans. Na Academia Jedi, ele irá aprender o que é a força, como usá-la, o que é o lado sombrio dela. A partir dos treinamentos que os problemas começam para Roan, pois ele é um pouco velho, deveria ter sido treinado desde mais jovem, como todos os outros padawans, e com isso, acaba tendo dificuldades para acompanhar os outros alunos em matérias consideradas práticas, como o uso da força, que é ministrada por ninguém menos que o Mestre Yoda.

"Bem, achei que finalmente tinha sentido a Força na semana passada. Comecei a me sentir zonzo e estranho. Depois, me disseram que eu comecei a falar bobagens e então desmaiei. Acordei uma hora depois num tanque de bacta (o que foi bem legal, tirando que eu estava só de cueca). O droide médico disse que eu não estava comendo nem dormindo o suficiente. Então eu não estava sentindo a Força, só faminto e cansado..." p. 38

Apesar das dificuldades inicias, por se sentir fora do lugar e por alguns dos seus colegas não entenderem como ele entrou na Academia Jedi, pois a maioria dos seus colegas chegaram na mesma ainda muito cedo. Porém, Roan acaba se enturmando aos poucos, mesmo enfrenando bullying, que é apresentado de uma forma tranquila.

Opinião: Esse é um livro, quadrinho é recomendado para todas as faixas etárias, para todos os leitores, seja ou não conhecedor, fã do Universo Star Wars. Jeffrey Brown criou uma narrativa bem imersiva, a trama é envolvente, e por vezes me senti na pele de Roan. É muito legal também o fato do autor trabalhar com novos personagens desse universo.
Quero ressaltar que Academia Jedi é um livro super divertido, a linguagem é bem simples. O quadrinho é bem trabalhado e divertido, com desenhos bem feitos, que retrata histórias banais e cotidianas, mas com uma pitada especial que esse universo nos apresenta.
A Editora Aleph fez uma incrível edição, com capa dura e brilhante. Os desenhos são em branco e preto, mas não é algo que incomoda em nenhum momento, as folhas são grossas e apresentam fontes em tamanhos confortáveis.
Para finalizar, confira a resenha do volume dois Academia Jedi, conhecido como O Retorno de Padawan aqui em nosso blog. Agora é esperar a Aleph publicar o terceiro volume. Esse quadrinhos foi recebido em parceria com a Editora Aleph.

2 comentários:

  1. A resenha ficou tão bem feitinha que até eu fiquei com vontade de ler. E nem por isso sou fã de quadradinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra está bem fofa, bem feita, só pela capa na primeira vez que eu vi, fiquei com vontade de ler!

      Excluir