[ARTIGO #12] 5 LIVROS COM MAPAS INCRÍVEIS NA LITERATURA FANTÁSTICA - Saga Literária

Novidades

sexta-feira, novembro 18, 2016

[ARTIGO #12] 5 LIVROS COM MAPAS INCRÍVEIS NA LITERATURA FANTÁSTICA

Se você gosta de fantasia, acredito que vai gostar da publicação. O gênero normalmente nos leva para outros mundos, que apresentam por vezes características naturais peculiares. Dessa forma, é comum que obras do gênero apresentem belos mapas, que podem surgir no início ou ao final da obra.

Para aqueles que não estão habituados com as obras de fantasia, os mapas enriquecem os livros, além de serem valiosos para o leitor se situar e localizar pontos importantes. Como exemplo, temos o mapa da terra média, que ficou mais conhecida através dos filmes e livros da trilogia O Senhor dos Anéis.

Dessa forma, resolvi criar essa publicação para demonstrar alguns belos e importantes mapas que fazem parte da literatura fantástica. É claro que alguns mestres do gênero estão na lista.

AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO - GEORGE R. R. MARTIN
George R. R. Martin, autor norte-americano e fã de O Senhor dos Anéis, já declarou a influência de Tolkien em seus trabalho. Ao criar o universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, visualizou a necessidade de um mapa para que os seus leitores pudessem ter a noção das distâncias geográficas que separa algumas das famílias e personagens. Os mapas mais conhecidos desse universo são os que mostram os Setes Reinos, de Norte a Sul.

O mapa acima, nos mostra Essos e os territórios da antiga civilização de Valíria, assim como o mar verde dos Dothraki e a Baia dos Escravos, onde Daenerys tenta colocar em prática um mundo mais justo.
Esse é um mapa bem detalhado, como podem ver nos mostra a cidade de Porto Real, bem como a Fortaleza Vermelha.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - LEWIS CARROLL
Engana-se que acha que o universo de Alice no País das Maravilhas criado por Lewis Carroll é simples, pelo contrário, se mostra complexo e bem estruturado, apesar da simplicidade que passa a história. Essa é uma das obras mais antigas lançadas no gênero, publicada originalmente em 1865, Alice no País das Maravilhas não tinha um mapa, sendo posteriormente criado.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - C. S. LEWIS
Talvez alguns não saibam, mas Lewis foi um grande amigo de Tolkien e, diversas vezes trocaram opiniões sobre os mundos que criaram. Nárnia pode não ter a mesma complexidade apresentada pelo mundo de Tolkien, porém é bem construído e a viagem feita nos contos das Crônicas de Nárnia nos leva para diversas localicadas nesse mundo dentro do guarda-roupas.

ERAGON - CHRISTOPHER PAOLINI
Eragon é um dos clássicos da literatura fantástica e provavelmente foi lido na fase da adolescência por muitas pessoas. Somos levados por Christopher Paolini para Algaësia, onde tudo começa em uma pequena vila onde Eragon vivia. O mapa foi desenhado por John Jude Palencar. Um dos locais da saga chamado Vale de Palencar foi batizado em homenagem ao ilustrador do mapa e das capas dos 4 livros da série.

TERRA MÉDIA - J. R. R. TOLKIEN
Tolkien foi um gênio e um dos mestres da literatura fantástica. Em Oxford começou a escrever e formular uma história fenomenal, que acontecia em um mundo conhecido como a Terra Média e era tão grandiosa e rica em detalhes que merecia um mapa. Com o tempo, Tolkien percebeu que sua criatividade e imaginação iria além de O Senhor dos Anéis.

Ao criar as raízes desse universo, Tolkien trilhou uma cronologia histórica, que vai desde o nascimento dos Deuses (O Silmarillion) até a partida de Frodo em sua jornada para os Portos Cinzentos. Os mapas de Tolkien são um marco de todo o trabalho de excelência. 

20 comentários:

  1. OI,
    Adooro livros com mapa! Só de ter um mapa eu já acho que a leitura será maravilhosa!! Não sabia que Alice tinha mapa.
    Um livro com mapa que recomendo é o da Cronica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, eu também curto muito livros que possuam mapas, acho enriquecedor. Então, tenho os livros do Patrick Rothfuss, porém deve ter um ano que estão lacrados. Vergonhoso! Rsss

      Excluir
    2. nossa,você precisa ler! Com certeza vai gostar!
      Só tome cuidado pra depois não ficar na sofrência esperando o terceiro livro, que nem eu estou. hahaha
      Recomendo the kiss of deception também! Só li o primeiro até agora, mas gostei bastante.
      Beijos
      Blog Relicário de Papel

      Excluir
    3. Obrigado Jessica, vou ler em 2017, quem sabe não publicam o livro no ano que vem?
      Bjus

      Excluir
  2. Tem livros que mapas deveriam ser obrigatórios. Eu mesma vivo consultando o mapa ao longa da leitura quando ele existe. Os que você citou não li nenhum ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábrica!

      Acho muito legal quando os livros possuem mapas, vivo consultando! Rssss

      Excluir
  3. Menino, sou apaixonada por livros de fantasia que possuem mapas!! Fico encantada com a criatividade desses autores e riqueza de detalhes que eles colocam neles!
    Meu mapa favorito de todos os que mostrou é, sem dúvida, o de As Crônicas de Nárnia, amo esses livros!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico encantado, acho super legal! Não consigo eleger o mapa favorito, são tantos os que gosto!

      Excluir
  4. 'Tolkien foi um gênio e um dos mestres da literatura fantástica.' Sim, insuperável. O melhor. sou viciada em Tolkien. Você acredita que não li Eragon :O
    As crônicas de Nárnia e Alice no País das Maravilhas são xodós. Essa postagem ficou ótima, criativa e inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou viciado em Tolkien também, mas tem diversas fantasia fabulosas, incríveis! Obrigado pelo elogio!

      Excluir
  5. Adorei a postagem!
    Adoro quando os livros de fantasia tem esse mapas, parece o que autor pensou muito nos leitores na hora de escrever o livro. Sou apaixonada pelas crônicas de Nárnia 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mylena, também sou apaixonado pelas "Crônicas de Nárnia".

      Excluir
  6. Oieee
    Nossa que post maravilhoso!
    Adoro livros com mapas e você trouxe alguns maravilhosos!
    Gosto de livros assim, pois temos mais ou menos a dimensão que o autor imaginou sua história.
    Acredita que não li nenhum desses que você apresentou?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Michelle. Achei os mapas fabulosos e resolvi compartilhar com vocês. Precisa ler, são livros fantásticos!
      Bjus

      Excluir
  7. Olá!
    Quando vejo livros com mapas meus olhos já até brilham hahahaha Nem preciso dizer que o meu favorito é de longe o das Crônicas de Gelo e Fogo, mas morro de vontade de ler O Senhor dos Anéis também, tentei há muito tempo atrás e não consegui, mas acho que era muito nova para essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São diversos mapas maravilhosos Carolina. Eu também gosto das Crônicas de Gelo e Fogo. Aconteceu o mesmo comigo, eu devia ter uns 14 anos quando peguei para ler O Senhor dos Anéis volume único e desanimei! Rsss
      bjuss

      Excluir
  8. oii, amei o post!
    Curto muito fantasia e na maiores dos livros do gênero os mapas se tornam essenciais.
    Não li nenhum desses que você citou, mas tenho alguns aqui, inclusive nacionais que tem mapas lindos também.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mercia, tubo bem?

      Fiquei curioso agora, quais seriam esses livros?
      bjuss

      Excluir
  9. Oii, eu sou a louca dos mapas. Amo livros de fantasia medieval que vem com aquele lindo mapa para podermos consultar a jornada do herói. Haha. Amei este post, pois alguns já conhecia e amo, e outros ainda não. <3

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Ana, tentei inovar um pouco!
      Bjuss

      Excluir