[FILMES] JASON BOURNE - Saga Literária

Novidades

sexta-feira, novembro 11, 2016

[FILMES] JASON BOURNE

Após um longo período fora da franquia, quase de 10 anos após estrelar Ultimato Bourne, Matt Damon volta para a franquia (este é o quinto filme da franquia e o quarto de Matt Damon). Matt Damon estrela o filme Jason Bourne, mesmo nome do personagem. A trama inicia-se quando a CIA sofre um ataque hacker cometido pela personagem Nicky Parsons (Julia Stiles), que tenta expor os programas cruciais da agência, ao mesmo tempo busca a atenção de Jason Bourne (Matt Damon). 

O ataque de Nicky faz com que o diretor Robert Dewey (Tommy Lee Jones) coloque a agente da CIA Heather Lee (Alicia Vikander) no comando de uma operação para caçar Nicky e Jason Bourne que acaba sendo jogado para o meio dessas conspirações repletas de espionagens, mas que também tem ligações com o seu próprio passado.
Pual Greengrass e Christopher Rouse nos insere em uma sociedade obcecada por vigilância, que lida com os efeitos do escândalo de Edward Snowden. Dessa forma, por vários momentos o filme se passa em um escritório onde Robert Dewey e Heather Lee precisam lidar com temas como hacker, informações, espionagem virtual e vigilância.

Existe ainda toda uma abordagem política de segurança no atual cenário norte-americano, bem como uma abordagem aos figurões das mídias sociais, como o personagem vivido por Riz Ahmed. Damon se mostrou eficiente ao interpretar Bourne, mantendo uma atuação viril, algo que se espera em um filme de ação e thriller. Além disso Bourne está mais ambicioso e com intenções que ainda não sabemos quais são. Por outro lado, Matt Damon tem a sua expressão um pouco prejudicada pelas poucas falas que o seu personagem tem.

As cenas de ação fora bem feitas, com sequências intensas e envolventes, é claro contando com um rastro de destruição, destacando-se a cena da fuga de Bourne e Nicky em meio a uma manifestação popular conturbada em Atenas. Outro momento notável são as cenas que envolvem Bourne e o assassino interpretado por Vicent Cassell.
Jason Bourne é um filme prazeroso de ser assistido, creio que entrega mais do que uma boa ação, é um filme bem feito, com um roteiro sólido, que não se desconecta da realidade fora da tela. A película se mostrou um sólido filme thriller de espionagem.

Paul Greengrass e Matt Damon ao retornarem para a franquia, comprovaram que sabem realizar um filme de qualidade, com Jason Bourne dando um frescor, sangue para a franquia, tendo em vista as diversas franquias meia bocas que estão por aí.

2 comentários:

  1. Amo demais a franquia Jason Bourne, e esse último foi meu preferido.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curto muito Gaby e gostei bastante desse filme!
      Bjus

      Excluir