13/12/2016

[RESENHA #148] CORAÇÃO DE AÇO - BRANDON SANDERSON


Título: Coração de Aço
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Páginas: 392
Ano: 2016
ISBN: 9788576573463
Onde Comprar: Amazon - Submarino

Sinopse: Misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão. Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, ditador de Nova Chicago. Agora, ele se dedica a estudar as fraquezas desse e de outros supervilões, planejando fazer parte do misterioso grupo dos Executores, pessoas comuns com a ousada missão de matar os tiranos um a um.

Resenha: Onde existirem vilões, existirão heróis. Aguarde. Eles virão. 

Começar um livro que se passa em uma realidade alternativa é mais fácil do que começar em um universo novo, mas ainda precisamos de um tempo para nos habituar. Existem várias maneiras de introduzir sua visão para um novo leitor, mas Brandon Sanderson sempre parece escolher a melhor, é uma imersão instantânea: dez páginas e já conhecemos tudo o que precisamos dessa nova realidade. Coração de Aço se passa em uma versão alternativa da Terra onde, por algum motivo ainda desconhecido, algumas pessoas ganharam superpoderes. Essas pessoas são conhecidas como Épicos e por enquanto é tudo o que você precisa saber.

Imaginamos infinitas possibilidades, o que faríamos com esse tipo de poder? Cada um com uma habilidade diferente, finalmente existiriam super-heróis, como nos filmes, mas o que acontece é exatamente o que eu acho que seria a verdade: uma disputa por poder, quem é mais forte, quem tem o maior domínio. Se isso acontece hoje na política, porque seria tão absurdo acontecer em um mundo onde alguns são superpoderosos? Acho que muita gente não precisa usar “superpoderes” como desculpa para corrupção.

Épicos possuem poderes diferentes e existe um consenso: um humano não se mete com um épico, jamais (até porque, você não sabe do que ele é capaz, para que se arriscar a morrer assim?). Humanos são apenas os peões no tabuleiro, mas sempre existe uma oposição, alguém ou um grupo de pessoas que não aceitam sua condição atual. Esse grupo é chamado de “Executores”. Agora começamos a história com nosso protagonista, David.

David sonha em entrar para o grupo dos Executores desde que viu seu pai ser morto por Coração de Aço, o Épico mais forte conhecido. Todo Épico possui uma fraqueza, e David, jurando vingar seu pai, passou dez anos de sua vida estudando todos os tipos de Épicos, descobrindo maneiras de eliminá-los, mas somente com a ajuda dos Executores poderia colocar seu plano em ação. Existe, no entanto, um pequeno detalhe: Coração de Aço parece não ter fraquezas. O que se sabe é que ele já sangrou uma vez, mas somente David sobreviveu para contar essa história.
Acompanhamos a trajetória de David na busca por um lugar na equipe dos Executores, enquanto tenta encontrar a fraqueza de seu maior inimigo e, finalmente, acabar com o reinado de Coração de Aço, que aterroriza a cidade junto com outros Épicos extremamente poderosos ao seu lado. É uma jornada onde o protagonista tem muito a aprender e a provar, para si mesmo e para os outros, com um final surpreendente.

Opinião: Para quem conhece Brandon Sanderson, dispensamos comentários,
mas podemos notar que o estilo de escrita desse livro em particular é mais voltado ao público YA, os jovens adultos. Isso não afeta em nada a qualidade da história. A escrita é simples e flui de uma maneira que nem vemos o tempo passar. Os capítulos não são muito extensos e são pensados de uma maneira tal que é impossível simplesmente parar de ler. Como era de se esperar, o livro tem um ritmo alucinante, cheio de ação, planos elaborados e reviravoltas, com uma pitada de humor. Escrito em primeira pessoa, nos priva do que acontece no mundo todo, nos prendendo ao protagonista e seus pensamentos, o que não é tão ruim pois aumenta nossa curiosidade e surpresa, já que sabemos tanto quanto David. 

É difícil se estender falando do livro, acontece tanta coisa que o menor comentário pode ser um grande spoiler. O jeito é embarcar de vez nessa leitura, o livro é curto, pode ser lido em dois dias com tempo de sobra. Se você nunca leu nada do autor, este parece um ótimo começo, mas fica o aviso: você vai ficar viciado e comprar todos os livros dele, prepare seu bolso.

18 comentários:

  1. Assim que vi o lançamento na Aleph já quis! Eu adoro super heróis, e é muito mais fácil uma pessoa com poderes virar vilão do que heroi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se viraria vilão, mas herói tb não seria haha

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, não sou tão chegada nesse gênero mesmo, eu amei a capa que ficou linda! Ótima resenha!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, se o gênero não interessa, não adianta forçar haha

      Excluir
  3. Adorei a premissa! Esse livros desde que vi a primeira vez já me conquistou pela capa!! Rsrs
    Gostei muito da sua resenha!
    Abraços!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda, mas depois de ler ela faz ainda mais sentido!

      Excluir
  4. Que incrível! Eu ainda não conhecia mas já fiquei interessada, eu gosto desse universo e me parece que ficaria fascinada com tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fundo! Eu garanto que não vai se arrepender!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Que legal! Mesmo não me adequando muito à leituras com super heróis, achei super interessante e divertido, pelo modo em que você trouxe a resenha (:

    Pode ser que este seja uma ótima dica para tentar gostar deste gênero! Quando tiver oportunidade farei a leitura lembrando de suas dicas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encare como uma distopia, acho que é mais fácil assim.

      Excluir
  6. Olá, participo de um grupo de leitores onde a ansiedade era grande para o lançamento desso livro; estava curiosa para ler uma resenha sobre ele. Me pareceu interessante essa coisa de realidade alternativa e super poderes, certamente lerei quando pude para descobrir se o personagem conseguirá sua vingança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda existem poucas resenhas, a ideia é difundir cada vez mais para que todos possam ter a maravilhosa experiência literária que é ler esse livro!

      Excluir
  7. Uau! Adorei o livro, ou melhor dizendo, o que li dele aqui. Concordo que seria isso mesmo quando uma gama possui algum tipo de poder. Não esperava que Coração de Aço fosse o bandido da vez. Quero ler e já estou anotando a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só esperar a promoção e comprar! É uma trilogia, esperamos que todos sejam do mesmo nível.

      Excluir
  8. Comprei o livro, mas achava que seria bem clichê, engano meu. É uma história bem contada, cheia de reviravoltas e que te mostra um mundo de possibilidades para os próximos livros.
    Realmente gostei bastante.
    Enquanto ao estilo do autor, não tenho o que comentar, bem dentro do young adult, com muitas cenas dignas de Hollywood.

    Abraços
    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conhece outras obras do autor? Pretendo postar várias resenhas dele aqui no blog!

      Excluir
  9. Olá!
    Eu adoro livros com super heróis, e fiquei bem curiosa para conferir esse! Imaginei o Coração de Aço como o Superman, achei algumas semelhanças, mas não esperava que ele fosse vilão! Adorei a sua dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foge um pouco do lugar comum né? Gostei muito desse pensamento fora da caixa do autor.

      Excluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares