25/12/2016

[RESENHA #151] A DONZELA E A RAINHA - NANCY GOLDSTONE


Título: A Donzela e A Rainha - A História Secreta de Joana D'Arc
Autor: Nancy Goldstone
Editora: Seoman (Grupo Editorial Pensamento)
Páginas: 312
Ano: 2014
ISBN: 9788598903699
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Esta biografia histórica explora o vínculo misterioso e secreto entre a mundana e poderosa Iolanda de Aragão, rainha da Sicília, e a mística Joana d'Arc. Envolvida na complicada batalha dinástica da Guerra dos Cem Anos, Iolanda defendeu a causa do delfim contra as forças da Inglaterra e da Borgonha, valendo-se de sua inteligência, diplomacia e vasta rede de espiões. Mas o inimigo parecia invencível. E justamente quando as esperanças da França se esvaíam, Joana d'Arc surgiu dos confins do reino dizendo-se portadora de uma mensagem divina - mensagem que mudaria o curso da história, levando por fim à coroação de Carlos VII e ao triunfo da França.

Resenha: A história de Joana D'Arc começa bem antes do seu nascimento, pois nos é apresentada o histórico da família de Iolanda de Aragão, a Rainha Histórica. Iolanda era uma mulher ambiciosa e muito bonita, além de ser tão inteligente quanto os homens do seu tempo, ela teve grande importância na história da França, sendo fundamental para que Joana chegasse a conhecer o Delfim. 

Nesse período a França encontrava-se em uma estado de desolação, totalmente devastada pelo exército inglês, que dominou diversas cidades. A população estava descrente, perderá a fé e seu rei e os inimigos lançavam intrigas e boatos sobre a sua linhagem real. O rei Carlos cercou-se de diversas pessoas que queriam apenas crescer a sua custa.

"Iolanda era tudo o que Joana não podia ser: da mais alta nobreza, em contraste com as origens humildes de Joana; cercada de riqueza e privilégios, em oposição à pobreza da Donzela; culta, enquanto a jovem camponesa não sabia ler e primava pela simplicidade." p. 25.

Joana D'Arc, de origem humilde, era uma jovem camponesa, que em certa fase da sua vida começou a ouvir vozes de anjos, os quais diziam que ela foi escolhida para uma grande missão, ajudar o rei Carlos da França na guerra contra os invasores ingleses. Essas vozes orientavam ela, serviam como guia em várias oportunidades, instruindo que ela preservasse sua virgindade, devendo se vestir como homem e procurar o Delfim com o objetivo de revelar a sua missão.

Deste o dia do encontro de Joana com Carlos, a jovem camponesa com apenas 17 anos, passou a liderar as tropas franceses contra os inimigos da França. Aos poucos elas eram derrotados e sua fama crescia, fazendo com que todos passassem a acreditar nela como a salvadora da França.


"Depois, as vozes me disseram:'Conforme-se, não lamente seu martírio; por ele, chegará finalmente ao reino do Paraíso', declara Joana uma vez, com veemência, em resposta ao ceticismo e às tentativas de seus inquisidores de abalar seu apego às vozes e ao estado de graça. "E acredito no que as vozes me disseram sobre minha salvação tão firmemente quanto se já estivesse lá." p. 240


A ascensão de Joana não teria sido fruto apenas das bençãos celestiais, desse auxílio do sobrenatural, pois como vimos anteriormente, entre os apoiadores de Carlos VII, estava Iolanda de Aragão, uma mulher poderosa, que faria de tudo pela França.


Opinião: A Donzela e A Rainha é uma obra biográfica e histórica, aborda uma parte do período da Guerra dos Cem Anos. Nancy traz uma obra cheia de detalhes e fatos históricos. Devido ao seu nível de detalhismo, a obra de Nancy requer do leitor um pouco de atenção, oscilando entre momentos de muita fluidez e outros em que a narrativa é lenta. O livro está dividido em três partes, abordando os períodos antes, durante e depois da Joana D'arc. 
A história é bem interessante, existe por parte da autora descrições sobre o momento em que Joana esteve presa, o seu julgamento, existindo todo um clima de indignação com as intrigas e armações que foram feitas contra ela.
Quem quer conhecer mais sobre a história dessa importante figura histórica, A Donzela e A Rainha é uma excelente oportunidade para aprofundar sobre a Joana D'arc e a Guerra dos Cem Anos. 
A editora Seoman (Grupo Editorial Pensamento) caprichou na edição, o livro tem uma capa que parece ser envernizada, as folhas são amareladas, o livro conta ainda com mapas e diversas ilustrações. Existem ainda informações sobre a autora, bibliografia selecionada, agradecimentos, epílogo e sumário. Em suma, a edição está maravilhosa.
A Donzela e A Rainha é um livro que indico para todos os leitores, é uma obra instigante e esclarecedora, é um prato cheio para quem gosta de história. O livro foi cedido em parceria pelo Grupo Editorial Pensamento. 

11 comentários:

  1. Joana D'arc foi uma mulher incrível, e não conhecia esse livro, e foi uma pegada bem interessante de colocar antes, durante e depois do que suas ações proporcionaram, assim o leitor pode se situar com mais facilidade sobre os acontecimentos. O livro parece ser ótimo, adorei a capa e principalmente o desenho do mapa, fiquei bem encantado.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo Trouxa do Livro e eu concordo contigo que a Joana foi uma mulher incrível!

      Excluir
  2. Bela Resenha! Simples e completa ao mesmo tempo. Imagino como a autora dever ter estudado profundamente História para escrever uma trama com a Joana Darc. Claro que me revolta saber que armaram contra ela e foi queimada na fogueira e só trocentos anos depois foi canonizada como santa. Pelo amor né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcão pelo elogio. Essa é uma obra completa, cheia de informações e certamente a autora fez pesquisas para nos presentear com essa obra rica em detalhes!

      Excluir
  3. A resenha ficou fantástica!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Nossa mais uma bela resenha desse blog parabéns. As fotos também estão lindas e instigam bastante a leitura da obra. Confesso que não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Dica anotada. Espero curtir a leitura tanto quanto você Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Faby!
      Obrigado pelos elogios, espero que tenha de fato instigado você. A leitura foi muito boa, adorei!
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Achei a capa linda demais, daqueles que compraria só pela capa.
    Mas lendo sua resenha vi o quanto incrível é o livro.
    Vou colocar na minha lista.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fiquei simplesmente apaixonada por essa edição!
    Adoro histórias com fatos históricos, então essa me chamou muito a atenção e é claro que já adicionei na minha lista de leitura, quero ler assim que possível!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Yvens, tudo bem?
    Que resenha louca e demais amigo, fiquei encantada e quero ler com toda certeza, essa capa ficou fascinante e a edição também, além do mais a história possui um grande mistério.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares