03/01/2017

[RESENHA #155] ED E LORRAINE WARREN: DEMONOLOGISTAS - GERALD BRITTLE


Título: Ed & Lorraine Warren (Demonologistas)
Autor: Gerald Brittle
Editora: Darkside Books
Páginas: 272
Ano: 2016
ISBN: 9788594540164
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia “Ed & Lorraine Warren: Demonologistas”, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral. Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de “Ed & Lorraine Warren: Demonologistas” para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro. “Minha pesquisa foi totalmente baseada em Ed & Lorraine Warren: Demonologistas.”— Vera Farmiga — “É o livro mais assustador que já li.” — James Wan, diretor de Invocação do Mal 2.

Resenha: Primeiramente quero ressaltar o livro Ed e Lorraine Warren: Demonologistas - Arquivos Sobrenaturais é uma obra de não ficção e nela vamos acompanhar a vida do casal Ed e Lorraine Warren,  através de entrevistas e casos, com o objetivo de informar o leitor sobre aspectos do mundo sobrenatural, levando questões sobre espíritos humanos e inumanos, fenômenos sobrenaturais, bem como quanto a utilização de uma tabuleiro de Ouija pode afetar a vida em familiar, além de outros aspectos importantes, como a necessidade de sermos positivos.

No início da leitura, tomamos conhecimento que Ed ainda novo, na sua infância, viveu experiências relacionadas ao campo do sobrenatural e perto da sua casa vivia uma menina chamada Lorraine Warren, que já demonstrava ter dons de clarividência, passando por experiências ímpares, pois acreditava que todos viam as mesmas coisas que ela. Quando Ed e Lorraine se conhecerem, no mesmo momento, sentiram que estavam destinados a ficar juntos.

"De repente, a luz da luminária da escrivaninha enfraqueceu à intensidade da chama de uma vela. Então, abruptamente, a temperatura no escritório despencou até alcançar  a de uma câmara fria. Um odor desagradável e pungente de enxofre se fez sentir no cômodo." p. 19.

Após casarem, Ed e Lorraine começaram a viajar pelos EUA com o intuito de pesquisar, investigar casos aparentemente sobrenaturais. No início, o casal procurava por casas com aparência de mal-assombradas e Ed pintava um retrato, que oferecia ao dono da casa em troca de informações. Com o tempo, o casal começou a perceber que algumas famílias passavam dificuldades, tormentos advindos do sobrenatural e com isso nasceu neles o desejo de ajudar o próximo. 

"Quando o telefone toca na casa dos Warren e um clérigo com um tom de voz sombrio do outro lado da linha pede para falar com Ed, é grande a probabilidade de que algo sério tenha acontecido. Foi assim com Annabelle." p. 58.

Conforme o tempo foi passando e diversos casos foram solucionados, eles foram cada vez mais requisitados para investigações e com isso estreitando suas relações com a Igreja Católica, bem como líderes e exorcistas de diversas outras religiões. Porém a fama do casal continuou crescendo e eles começaram a ministrar palestras em universidades com o objetivo de instruir as pessoas, demonstrando através de provas, que espíritos humanos e inumanos, assim como entidades diabólicas existem e como estas podem interferir na vida do ser humano, de forma bem negativa.

Vamos acompanhando que Ed e Lorraine vão construindo uma gama de conhecimento específico e especializado sobre o mundo do sobrenatural com o decorrer dos casos. Ed e Lorraine preocupavam-se com a sociedade da década de 60 e 70, pois ocorria toda uma movimentação das pessoas em se afastarem das religiões, algo que gerava preocupações, tendo em vista que por outro lado aumentava de forma considerável práticas de ocultismo e com isso uma eclosão de casos sobrenaturais.

Opinião: A narrativa adotada por Brittle nos remete a um documentário e em algumas oportunidades nos cria a sensação de estarmos em uma das palestras apresentadas pelo casal Warren. Britller ainda nos traz diversas informações sobre os Warren, a correria da vida do casal, as ameaças e tentativas de morte que o casal sofreu por parte do sobrenatural, alguns dos diversos momentos em que auxiliaram diversas pessoas e famílias como o caso dos Beckford's que foram atacados por diversos espíritos inumanos e entidades diabólicas, ataque esse ocorrido em 1974.
Apesar de a obra ter uma pegada de documentário, por algumas vezes, fui pego tomado por uma sensação de agonia e terror muito forte, seja pelo caso do tormento passado pela família Beckford, pelos casos da boneca Annabelle ou do Horror em Amityville, pois pouco conhecemos no campo do sobrenatural e em dados momentos, ficou uma sensação de impotência diante dessas forças maléficas.
O autor nos apresenta informações e aspectos sobre a manipulação e materialização de objetos, materialização de espíritos, além de apresentar de forma superficial uma hierarquia onde há espíritos inumanos e entidades demoníacas, além disso as formas de combater essas entidades por meio de exorcismo.
O livro é rico em informações e detalhes sobre o campo do sobrenatural. Por outro lado, para aqueles que não conhecem o casal ou apenas conhecem superficialmente através de filmes como Invocação do Mal e Horror em Amityville, essa é uma ótima oportunidade para conhecê-los um pouco mais, assim como alguns dos casos e situações que o casal precisou enfrentar.

Recomendo a leitura de Ed e Lorraine Warren: Demonologistas - Arquivos Sobrenaturais para todos que gostam de conteúdos e principalmente leituras relacionadas ao campo do horror, terror e do sobrenatural.
Por fim, quero deixar claro que o projeto gráfico ficou maravilhoso, a edição apresentada está muito caprichada, com capa dura e detalhes em dourado, lombada que nos remete aos livros antigos, algumas folhas pretas, diversas fotos e artes, marcador em tecido de cetim, além de um marcador da boneca Annabelle, folhas amareladas.
Sobre o autor: Gerald Brittle é autor de obras de não ficção, com formação em literatura e psicologia, especializado em teologia mística. Além de Ed e Lorraine Warren: Demonologistas, publicado originalmente em 1980, é autor de The Devil in Connecticut (1983).

26 comentários:

  1. Poxa, que interessante. Preciso me informar mais na área. Não sou totalmente cética, pois já tive alguns contatos com essas coisas "estranhas" ao longo da vida. Mas nada como profissionais da área para abrir melhor nossos olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, é muito interessante a obra, além de abordar a vida do casal de demonologistas, nos traz diversas informações valiosas!
      Bjus

      Excluir
  2. Ótima resenha. Este livro está na minha lista de 2017. Muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olhe, não duvido que o livro passe agonia, angústia, mesmo tendo essa pegada de documentário, isso, dado o conteúdo, acho muito difícil se livrar do horror a ponto de não causar certo 'medo' ao leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, de fato em alguns momentos dá uma sensação de medo, de estar sendo vigiado, observado. Independente disso, o livro é top!

      Excluir
  4. Esse casal é famoso no nundo dos filmes de terror. Acho que Vera Farmiga faz tão bem o papel de Lorraine em Invocação do mal que eu não consigo imaginar essa mulher de outra forma.
    Bom, esse livro é lindíssimo, tenho interesse em comprar porque o tema me interessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilda, concordo quando você diz sobre a interpretação de Vera Farmiga, também acho que ela interpreta muito bem!
      O livro está muito bonita, uma das mais belas edição da Darkside Books ao meu ver!

      Excluir
  5. O projeto gráfico não tinha como ficar outra coisa se não maravilhoso nas mãos da Dark, né? hahaha

    Eu conheci esse casal por causa de Horror em Amityvillee fiquei muito surpresa quando a dark lançou esse livro 1 pq eu não sabia q eles eram reais e 2 pq eu nao sabia ele hahahaha
    É um dos meus desejados da editora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, esse projeto gráfico é um dos mais fantásticos da Darkside, considero no mesmo nível da edição de Os Pássaros. Eu confesso que conheci o casal apenas quando assisti Invocação do Mal, isso alguns anos atrás!

      Excluir
  6. Estava em dúvida se deveria ou não comprar este livro, agora vou rsrs... Adorei a resenha e, como sempre, Darksiders arrasando nas edições *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique com dúvidas Leticia, pode comprar o livro que é fenomenal, vai adorar!
      Bjus

      Excluir
  7. Eu já sabia que o livro era um não ficção, e confesso que não encaro muito bem a possibilidade de vim a ler ou conhecer tudo o que este casal coletou ou presenciou. Não é medo ou coisa do gênero, mas não me interesso por este conhecimento. De qualquer modo, é inegável a beleza da edição feita pela Darkside.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrica dos Convites, tudo bem?
      A edição está muito bonita mesmo. Sobre o conhecimento do casal, mesmo que eu tenha lido uma parte ínfima do que presenciaram, das experiências vividas, eu achei muito enriquecedora a obra em termos de informações. Adorei!
      Bjuss

      Excluir
  8. Olá!
    Achei esse livro bem interessante e quero muito conhecer mais a respeito do casal Warren!! Acho a história deles fascinante!
    Parabéns pela resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      esse livro é fascinante, rico em informações e detalhes, por outro lado, mesmo sendo uma obra de não ficção, consegue nos passar momentos de horror.
      Bjuss

      Excluir
  9. OOi!
    A edição está maravilhosa, a editora nunca deixa a desejar nisso. Mas olha, confesso que prefiro não arriscar. Não gosto nadinha de terror/horror. Mesmo com sua ótima resenha, não me interessei pela obra, talvez indique para amigos que gostem.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catrine,

      a Dark arrasa nas edições. Essa obra é de não ficção, mas como eu disse, tem alguns momentos que causa suspense/horror. Se possível leia, não vai se arrepender!
      Bjuss

      Excluir
  10. Oi! Tudo bem?
    Adorei a edição! Que capa mais legal e a diagramação então! Perfeitas. Ouvi muitos comentários sobre esse livro, mas essa é a primeira resenha que leio. Parece ser muito bom, mas não é meu gênero de leitura! Adorei sua resenha e parabéns pelo post! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sophia,

      essa edição está maravilhosa, me conquistou, é uma das mais belas que a Dark publicou em 2017 ao meu ver!
      Obrigado pelo elogio e bjuss!

      Excluir
  11. Yvens, eu nunca tinha ouvido falar do casal.
    Sou bem leiga no assunto, mas fiquei bem interessada na obra ainda mais porque você disse que lembra muito um documentário.
    Acredito que iria gostar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Déborah, eu também era, passei a conhecer pelos filmes Invocação do Mal 1 e 2. A obra lembra mesmo em alguns momentos um documentário/biografia!

      Excluir
  12. Assisti os filmes citados na resenha e fiquei com muita vontade de ler essa obra para saber mais detalhes do sobrenatural. Além, é claro de me aprofundar na história do casal, Ed e Lorraine! Dica anotada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidália, se tiver oportunidade, pode ler sem medo, o livro é muito bom e certamente é uma forma de aprofundar no assunto!
      Bjus

      Excluir
  13. Olá!
    Eu já conhecia o trabalho desse casal por causa do famoso filme, mas morro de vontade de poder ler as histórias por seu ponto de vista, já que sempre achei muito interessante e sempre tive curiosidade por esse mundo paranormal.
    Adorei a sua resenha, pretendo realizar essa leitura em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, obrigado pelo elogio. A obra de fato é muito boa, traz diversas informações e peculiares, eu achei sensacional a leitura, espero que você possa ler!
      Bjuss

      Excluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares