04/01/2017

[RESENHA #156] DIÁRIO DE UMA ESCRAVA - RÔ MIERLING


Título: Diário de uma Escrava
Autor: Rô Mierling
Editora: Darkside Books
Páginas: 224
Ano: 2016
ISBN: 9788594540195
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: No Brasil, todo ano, 250 mil pessoas desaparecem sem deixar vestígios. Desse total, 40 mil são menores de idade, dos quais um terço são meninas destinadas a fins sexuais. Muitas escapam ou são encontradas, contando histórias terríveis; outras nunca mais são vistas com vida. Laura foi raptada e jogada no fundo de um buraco por um completo desconhecido. Ela vê sua vida mudar, e passa a descrever com detalhes íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é um homem casado e trabalhador, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte. Narrado em forma de diário, o livro acompanha os momentos mais cruciais da vida de Laura, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da sobrevivência. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, Diário de uma Escrava apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente mais comum do que se imagina, no Brasil e em todo o mundo. A obra de Rô Mierling é, acima de tudo, um alerta para todas as mulheres. Através dele, a autora denuncia os diversos tipos de violência que muitas mulheres são obrigadas a suportar em silêncio e nas sombras da sociedade.

Resenha: Em Diário de Uma Escrava a maior parte da narrativa vai focar na história de Laura, uma garota que por volta dos seus 15 anos de idade foi sequestrada por um maníaco sexual chamado Estevão, um homem casado, marido exemplar, que tem como profissão a marcenaria e frequentava a mesma igreja da jovem.  A vida de Laura, após o sequestro, muda da noite para o dia e com isso acaba ficando longe dos seus pais e amigos, não tendo nenhum contato com eles.

"Ela olhava para a janela e admirava a beleza da borboleta. Sempre foi apaixonada por borboletas. A multiplicidade de cores, a graça e a suvidade das asas. O efeito larva, casulo e borboleta era muito encantador. A liberdade do voo tinha um toque de mistério e perfeição." p.15.

Durante o período de quatro anos, Laura fica na condição de cativa, presa em um buraco escuro e úmido, sem qualquer luz solar, sem qualquer contato com a civilização ou qualquer outro ser vivo além de Estevão. É durante uma parte desses quatro anos que vamos acompanhando os relatos de Laura, os abusos físicos e mentais que ela sofria de forma constante e diária do Ogro, apelido que dá ao seu sequestrador.

"Acordo, sentindo algo tampar minha boca. Tento respirar e não consigo. Abro os olhos, vejo tudo turvo. Estou zonza. Tento puxar mais ar para dentro dos pulmões, mas é como se o ar recusasse a entrar." p. 35.

Com o tempo, vamos conhecendo Estevão, um homem que percorre ruas, bairros e cidades em busca de se apossar da vida de meninas muito jovens, com no máximo 15 anos, pois em sua mente, ele crê que precisa transformar as jovens em mulheres. Nessa fantasia, Estevão acaba por destruir diversas vidas, sonhos e famílias, deixando morte e dor por onde passa.

"Por toda a eternidade, estaremos balançando lanternas na escuridão, chamando seu nome, nunca cansaremos de te procurar. Se conseguir escapar, volte para casa. Mas, se não conseguir, permaneça viva, estamos indo buscar você!" p. 103.

Diante de toda a degradação e humilhação que Laura passa, aos poucos vamos vendo sua transformação, com diversos sentimentos misturados, ódio, rancor, carinho, respeito, submissão, esperança. O mundo aos poucos vai morrendo para ela e uma nova mulher vai surgindo dessas experiências sombrias e dolorosas.

Opinião: A obra de Rô Mierling é baseada em fatos reais, casos por quais diversas mulheres tiveram a infelicidade de vivenciarem em suas vidas. Diário de Uma Escrava é um "soco no estômago", uma obra que desnuda toda a podridão da exploração sexual, especificamente a escravidão sexual advinda dos sequestros de diversas jovens mulheres.
Diário de Uma Escrava tem uma carga emocional forte, a autora consegue afetar o nosso psicológico, emocionando o leitor, nos deixando consternado e tocado pela situação que a protagonista passou, mas também nos deixa com ódio do personagem Estevão, um psicopata, que usa e abusa da suas vítimas, agindo sem escrúpulos com o ser humano alheio, aplicando maus tratos e violências inimagináveis.
Outro aspecto marcante, é toda o clima de agonia e suspense inserido nos momentos finais da obra, algo que vai prender o leitor, que no meu caso, enquanto li, ficava imaginando o desfecho, o que aconteceria com a protagonista.
É muito interessante e tocante ver as transformações psicológicas e físicas pelas quais Laura passa. Mierling em sua obra, nos apresenta uma análise da síndrome de Estocolmo, presente em algumas vítimas de sequestro, que acaba por criar sentimentos de afeto pelo sequestrador.

A obra apresenta uma linguagem acessível, tem uma narrativa bem construída e envolvente, é uma obra forte, que trabalha muito o emocional do leitor, também tem momentos de suspense. Realizei a leitura em poucas horas devido ao envolvimento que tive. Rô conseguiu manter presa minha atenção, posso dizer que foi uma excelente leitura, comecei o ano de 2017 com uma grande obra. Mais do que recomendo a leitura de Diário de Uma Escrava, é uma obra arrebatadora.

Em se tratando da edição, a Darkside Books novamente deu um show ao levar para o leitor um livro muito belo e repleto de detalhes. Essa é uma edição em capa dura, contém marcador de fita de cetim, diversas artes.
Algo que me chamou muita atenção foram as cores em degradê azul e rosa na parte lateral das folhas, que por sinal ficou algo extremamente lindo. Por fim, nas últimas páginas do livro, temos informações sobre casos reais, nomes de agressores e vítimas. O livro foi recebido como cortesia da Darkside Books.

32 comentários:

  1. Adorei a resenha. Muito bem construída. Grande abraço. Rô Mierling.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rô, muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!
      Abraço!

      Excluir
  2. Ótima resenha, Yvens. Parabéns. Agora, me dá licença que eu vou atrás do meu exemplar de Diário de Uma Escrava. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Jeffa, se possível adquira o livro, é muito bom mesmo!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá, eu li esse livro quando ainda estava no wattpad e é assombroso como é realista e bem escrito. Lógico que garanti minha edição agora lindamente impressa pela DarkSide.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giuli, eu também achei o livro assombroso e muito bom. A edição está muito linda, um trabalho fantástico da Darkside!
      Bjus

      Excluir
  4. Super ansiosa para ler esse livro, já estou preparando meu psicológico haha, e essa capa simmm é mtooo lindaaa, na vdd a edição toda é linsa, parabéns pela a resenha amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hellennita, pode preparar o psicológico, pois a carga emocional é forte!
      O livro é muito bom, a edição está linda e obrigado pelo elogio!
      Bjus

      Excluir
  5. Ótima resenha! Livro visceral que aborda um tema que merece atenção! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tomoliterario, de fato é visceral, uma grande obra!
      Abraço!

      Excluir
  6. Adorei a resenha... Esses quotes, essas imagens
    Quero muito esse livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria, continue nos acompanhando!
      Se tiver oportunidade, compre, leia, pegue emprestado, pois é muito bom!
      Abraços!

      Excluir
  7. Recebi este livor em parceria com a Rô!
    Estou muito ansiosa para a leitura e apaixonada na diagramação do livro

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Géssica, está bem chique mesmo, recebeu da autora. Eu recebi o meu da Darkside!
      Achei muito bom o livro e a edição é linda!
      Bjus

      Excluir
  8. Amei a resenha. Li no wattpad, mas não vejo a hora de comprar o meu <3

    ResponderExcluir
  9. Amigo, adorei a resenha!
    Eu tive a oportunidade de conferir a obra quando ela ainda estava disponível no Wattpad e curti muito o enredo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?
      Eu curti muito também a leitura, é uma obra muito boa!
      Abraços!

      Excluir
  10. UAU fiquei mega curiosa ❤❤❤ e a Darkside como sempre arrasando nas edições

    BÁRBARA RIOS
    www.entrelinhaseparagrafos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara, se possível leia, é muito boa a obra!
      A Dark arrasou nessa edição, que por sinal está linda, muito bem feita mesmo!
      Bjus

      Excluir
  11. Por mais forte que vejo falar da obra, e vendo sua resenha, sim ainda quero muito ler esse livro!

    Com certeza me preparar muito antes de ler, mas lerei com certeza!!

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviana, a obra é forte sim, mas muito boa, bem construída, trabalha muito o emocional, psicológico!
      Bjuss

      Excluir
  12. Estou ansiosissima para a chegada do meu livro!
    Quer muito lê-lo a Rô arrasa!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é extremamente bom Suelane, tem razão em ficar ansiosa!
      A Rô arrasou em Diário de Uma Escrava!
      Bjus

      Excluir
  13. Adorei a resenha! É muito bem detalhada e gostei muito das fotos também! Mal posso esperar pra ler essa obra que já promete muito! Ainda não conhecia a autora mas fiquei fascinada pela estória.
    beijinhos


    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Camila, fico feliz que tenha gostado. Espero que você tenha a oportunidade de ler Diário de Uma Escrava!
      Bjuss

      Excluir
  14. Muito boa a resenha. O livro também é demais, nos faz sentir um turbilhão de sensações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Poetas, fico feliz que tenha gostado e concordo contigo acerca os turbilhões de sensações!
      Abraço!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Olá Adriana,
      foi uma leitura incrível!
      Bjus

      Excluir
  16. Parabéns pela resenha, Yvens,muito bem escrita. As fotos ficaram ótimas. :D

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares