01/02/2017

[RESENHA #169] ULTRA CARNEM - CESAR BRAVO


Título: Ultra Carnem
Autor: Cesar Bravo
Editora: Darkside Books
Páginas: 384
Ano: 2016
ISBN: 9788594540157
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Era um encontro inevitável. De um lado, a Caveira querendo publicar revelações da literatura de terror nacional. Do outro, um farmacêutico carismático com um toque de 'O médico e o monstro' desejando dar voz as possibilidades sombrias que corriam em suas veias. O pacto foi selado em latim e da união entre Cesar Bravo e a editora mais sombria do mercado nasceu um livro visceral. “Ultra Carnem” expande a sua obra mais popular, quatro histórias inéditas que despem o irreal e tem como elo um olhar sarcástico de quem observa o mundo e compreende que na disputa entre o céu e o inferno nós somos o prato principal. Narrativas insanas, repletas de pactos, demônios, conversas capciosas, sangue, socos na boca do estômago e… bom, a gente não vai contar tudo. Só o que podemos revelar é que Ultra Carnem expande em muito a mitologia criada por Cesar Bravo, dando detalhes assustadores sobre a infância e a obra maldita de Wladimir Lester, o estranho menino pintor. Além disso, o autor mostra até onde vai a fome de um homem desesperado pela fama ou por uma vida mais digna por direito. A caminhada segue sem pudores expondo a fragilidade de cada um de nós. Por fim, o leitor fica com a sensação de que nós, humanos, não devemos bancar o esperto. E que não existe a possibilidade de enganarmos o céu e o inferno.

Resenha: Ultra Carnem é uma obra composta por quatro contos, todos esses contos são relacionados de alguma forma com o primeiro conto chamado O Abandono, este conta a infância de Wladimir Laster, um garoto cigano que foi abandonado por sua própria família e enviado para um orfanato católico, deixado aos cuidados do padre Giordano.

"Dom Giordano não gostava do que via. Ele amava crianças, Deus sabia que sim, mas aquele menino... Aquele garoto e seus pequenos olhos verdes não refletiam juventude." p. 15.

Lester encontra dificuldades para interagir, enturmar e encaixar com as outras crianças do orfanato, tornando-se vítima de diversas brincadeiras de outros meninos valentões, algo que o leva se meter em algumas confusões. Apaixona pela pintura, com a arte fluindo em sua vida, Lester guarda alguns mistérios, pois com esse dom de pintar, ele carrega algumas maldições.

Aos poucos, o passado do garoto vem à tona, porém quando um mal chega até o orfanato, todos correm perigo, porém sem ter ideia disso. Enquanto isso, o garoto concentra-se em terminar os seus perturbadores quadros, além de dar alguns retoques em sua obra prima, um estátua da Ciganinha, a quem Lester chama de mãe.

O segundo conto é chamado de Gênesis e vamos acompanhar Nôa, um pintor fracassado e obcecado pela história de Lester, o menino cigano e pintor. Nôa em certa oportunidade tem em mãos um diário que conta fragmentos da história de Vladmir Lester, nele existem relatos do tempo em que o garoto havia ficado em sua comunidade de ciganos.

"O destino parece ter um plano traçado para todos, mas para alguns, tudo que existe é um enorme ponto de interrogação. Um desses  casos encontrava morada no corpo de um homem chamado Nôa D'Nor." p. 83. 

No ápice da obsessão ou loucura, Nôa parte em busca de pistas, investigando o passado de Lester e ao mesmo tempo em uma caça para conseguir um tesouro diabólico.

O Pagamento é o terceiro conto de Ultra Carnem e nessa trama acompanhamos Marcos, um técnico em informática que está à beira da falência. Marcos enfrenta sérias dificuldades para sustentar o seu filho Randy, portador de necessidades especiais e sua esposa, com a qual mal conversa. 

"A miséria parece gostar de alguns, mas talvez exista apenas para medir a capacidade humana de sair do lodo." p. 179

Marcos em determinada oportunidade, após realizar alguns reparos em uma lojinha de curiosidades chamada O Estranho e O Mágico: Produtos Raros, recebe o pagamento pelos serviços de outra forma, pois a dona do estabelecimento não tem dinheiro para pagar pelos serviços. Logo, Marcos consegue tudo que sempre desejou, porém suspeita que o preço desses seus desejos possam ser bem altos. 

Marcos após conseguir tudo que desejava começa a se sentir amedrontado e acuado, preocupado com as pessoas ao seu redor, pois uma série de misteriosos assassinatos começam a acontecer pela sua cidade.

O Inferno é o quarto conto da obra e conhecemos Lucrécia, uma garçonete que escuta uma conversa que não deveria ser ouvida por ninguém desse mundo, o que a leva ser cooptada, raptada pelo próprio Diabo para auxiliar o inferno a conquistas novas almas, buscando equilibrar a disputa com a concorrência.

"O corpo de Lucrécia obedeceu. Por mais que ela resistisse, obedeceu. Seus pensamentos, interessados nos favores do Diabo, davam a ela o poder sobre seu corpo. As trevas afastam a luz às vezes, assim como o oposto." p. 282.

Lucrécia acaba por aceitar em servir Lúcifer, pois teve uma vida de sofrimentos, repleta de tragédias pessoas e escolhas erradas, por não sentir simpatia por Deus e também por ter a sensação que foi abandonada, embarca nessa jornada ao lado de Lúcifer. 
Opinião: Ultra Carnem é um livro dividido em quatro contos e um epílogo, essa divisão ao meu ver, com histórias distintas mas que são interligadas foi uma jogada de mestre, pois os capítulos são curtos, propiciando uma leitura rápida. As histórias apresentadas são evolventes e também apresentam momentos aterrorizantes.
A narrativa apresentada é muito boa, Cesar não delonga nas descrições, por outro lado trabalha bem os diálogos, algo que ao meu ver enriqueceu a obra. O autor apresentou personagens bem desenvolvidos, nos levando a torcer em favor deles e em outros momentos, ir contra os mesmos. Essa oscilação ou ambiguidade deve-se aos seus objetivos e o quanto eles podem cegar, levando para um caminho de tristeza e sofrimento.
O conto que destaco é O Pagamento, tem um forte traço gore e demonstra o pior do ser humano, quando o lado perverso toma conta do ser humano quando esse tem a certeza de que não está sendo observado.

Ultra Carnem é uma obra que nos leva para o campo da reflexão, abordando aspectos sobre o quanto o ser humano pode ser sedento pelo sucesso ou pelo dinheiro, o quanto está disposto a fazer o necessário para conseguir aquilo que quer. Recomendo Ultra Carnem para todos que gostem de terror e queiram ler uma obra nacional de qualidade.
A edição de Ultra Carnem está muito estilosa, capa dura e preta com detalhes em vermelhos, tem diversas ilustrações, mas em especial, destaco um desenho bizarro que no lembram um quadro repleto de anjos e demônios. O livro conta ainda com uma marcador em fita de cetim e folhas amareladas.

10 comentários:

  1. Oi, Yvens! Gostei muito da sacada de serem contos distintos mas que se interligam tão bem. Alguns me lembraram filmes de terror antigos, em que essa presença do mal encarnada no Diabo era muito comum.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Cara, que livro maravilhoso! Eu amei a resenha e você destacou muito bem os pontos fortes dela. Embora não tenha ouvido falar sobre ele antes, fiquei intrigada quanto os contos e a interligação entre eles.
    Muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. UAU!

    Sempre fico chocada quando leio alguma resenha da DarkSide! Creio que só os que tem coragem conseguem realizar uma leitura como esta, com tamanha complexidade e no final se apaixonar por tudo.

    Ainda pretendo "ter estômago" para ler Ultra Carmem, pois obras assim mexem muito com o meu psicológico, apesar de amar quando isso acontece kk

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Acho essa edição lindérrima, porém os temas retratados, infelizmente fujo deles. Por não me identificar com o gênero, acabo não me chamando atenção livros assim. Passo a dica!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. a Darkside sempre arrasa né?! ninguém nunca ganhará deles como editora de livros dark. mas eu não consigo ler quase nenhum livro deles!! o único que consegui foi Confissões De Crematório. o resto eu comecei mas parei porque ficava morrendo de medo. eu não sabia sobre o que falava o Ultra, e achei legal sua explicação sobre os contos estarem interligados. mas quando você disse "momentos aterrorizantes" eu desisti kkkkkkk sou muito medrosa

    ResponderExcluir
  6. Quem não conhece alguém que se encaixe nestas característica de "tudo pelo sucesso ou dinheiro"? Eu conheço o livro, mas não o li ainda. Pelas fotos a edição está muito bonita, o que não é de se estranhar vindo da darkside.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de leitura não me atrai e essa foto com a imagem vermelha me causou uma grande repulsa. Esse gênero não me agrada, mas alguns livros me despertam interesse, não foi o caso desse. Mas eu achei a sua resenha completa e mostrou os principais pontos dos livros. Acredito que os contos devam estar bem construídos e, para quem gosta, a leitura deve ser interessante (e perturbadora?).

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do livro(ainda estou finalizando) gostei pra caramba do 'pagamento' achei algo mais aproximado com o desespero humano e etc, não sei, gostei. Kkkkk boas leituras

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de contos, principalmente de terror e esse livro parece trazer contos bem refrescantes para o gênero, nada que eu já tenha lido posteriormente, fiquei bastante interessada pela obra, e como sempre a darkside arrasando na diagramação

    ResponderExcluir

  10. Olá, eu acompanhei o lançamento dessa obra, mas nunca me atentei para o seu real enredo. Achei bem interessante e fiquei com vontade de conhecer também.

    Beijokas da Quel ¬¬

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares