13/02/2017

[RESENHA #175] INVOCADORES DO MAL - CHERYL A. WICKS COM ED E LORRAINE WARREN


Título: Invocadores do Mal
Autor: Cheryl A. Wicks com Ed e Lorraine Warren
Editora: Pensamento (G. Editorial Pensamento)
Páginas: 280
Ano: 2016
ISBN: 9788531519420
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: A médium clarividente Lorraine Warren e seu marido, o respeitado demonologista Ed Warren, estudaram, por mais de meio século, fenômenos paranormais ao redor do mundo. Seus casos inspiraram os filmes Invocação do Mal, Amityville e Annabelle. Esta obra reúne as cinco décadas de experiência em investigação de campo desse casal, juntamente com as suas perspectivas histórica, científica e religiosa, para revelar que até mesmo o que é considerado paranormal não pode ser ignorado, tem padrões de comportamento previsíveis e pode ser mensurado cientificamente.  Por meio de milhares de palestras, estudos de caso e análise de cartas de clientes, eles revelam o que é conviver com fantasmas, poltergeists e infestações malignas, como investigá-los e solucionar seus mistérios.

Resenha: Invocadores do Mal inicia contando um pouco sobre a infância de Ed e Lorraine Warren, o casal que ficou famoso mundialmente pelo trabalho de excelência que realizaram no campo da paranormalidade. Conhecemos um pouco sobre o famoso museu do ocultismo criado pelo caso, como objetos que acumularam durante mais de 50 anos de investigações, incluindo a famosa boneca Annabelle.

Ainda no início do livro, vamos conhecer a infância de Ed e Lorraine Warren, que foram repletas de experiências sobrenaturais ou paranormais. Lorraine desde a sua infância apresentou sinais de ser uma sensitiva, sentindo e vivenciando diversas experiências. Devido sua inocência, Lorraine acreditava que todas as outras pessoas também viam ou sentiam as mesmas coisas que ela, porém, com o passar do tempo, isso mostrou-se um engano. 

"Minhas professoras, as freiras, expressaram horror e assombro quando descrevi as luzes coloridas que eu via delineando o corpo das pessoas. Foi minha primeira experiência com a incompreensão, o medo e a exclusão com que costumo me deparar devido a minha clarividência." p. 12.

Ed Warren, nasceu em 1926, poucos meses antes de Lorraine e em sua infância, vivia com a sensação de que estava sendo vigiado constantemente e passou por algumas experiências, como ouvir barulhos diversos, como passos constantes em sua casa.

Os caminhos de Ed e Lorraine se encontraram quando ambos estavam com 16 anos. Ed trabalhava em um cinema no qual Lorraine foi assistir um filme acompanhada de suas amigas e naquele momento, Lorraine teve uma visão de Ed adulto, deixando claro que eles passariam o resto da vida juntos. 

"Algumas pessoas temem os demonologistas, achando que gostamos de ficar na companhia de demônios, ou, ainda pior, que os incentivamos e veneramos. Nada pode ser mais distante da verdade. Os demonologistas estudam demônios para desencorajar a prática do ocultismo e para ajudar aqueles que se veem vítimas de tais práticas." p. 24.

Poucos anos depois, os dois se casam antes de Ed embarcar para a 2ª Guerra Mundial. Ao retornar da guerra, o casal passou a viajar pelos EUA, investigando casas mal assombradas. Com o tempo, se tornaram reconhecido, sendo convidados constantemente para palestrarem em universidades, darem entrevistas para programas de Rádio e TV. Suas experiências os levaram para diversas partes do mundo, receberam milhares de pedidos de ajudas, por meio de telefones e cartas, vindo de pessoas que estavam passando por experiências inexplicáveis e terríveis.

Opinião: O livro apresenta uma linguagem acessível e super fluída, é uma obra rica em detalhes sobre o casal Warren. Ao solicitar o livro com o Grupo Editorial Pensamento, eu esperava adorar e ser envolvido pela obra, confesso que foi isso o que aconteceu.
No decorrer da leitura, através dos estudos de casos, o leitor pode entender o perigo de atrair o mal para a sua vida, o quanto isso pode afligir, afetar e destruir a qualidade de vida individual ou da família, sem contar a extrema dificuldade de expulsar essas entidades do seio familiar após serem atraídas. Alguns casos apresentados são realmente estarrecedores, são de arrepiar e provavelmente deixará o leitor angustiado.
Recomendo a leitura de Invocadores do Mal para os fãs do casal, para quem tem interesse no campo do sobrenatural, da paranormalidade. O livro é uma ótima oportunidade para elucidar dúvidas e mudar conceitos já formados sobre o tema. É a segunda obra sobre o casal que leio em 2017, a primeira leitura foi Ed e Lorraine Warren: Demonologistas, posso dizer que ambas as obras foram enriquecedoras e se completam.

Invocadores do Mal foi dividido em cinco seções, a primeira seção faz uma apresentação do casal. Na segunda seção, conhecemos algumas experiências do casal Warren sobre fantasmas. A terceira seção aborda casos de possessão e entendidas demoníacas. Durante a quarta seção, é feita uma abordagem sobre a parapsicologia e a criptozoologia. A última seção do livro, levanta aspectos no campo da pesquisa paranormal.
A obra foi publicada pela editora Pensamento (Grupo Editorial Pensamento). A capa ficou muito boa, com um cenário aparentemente assombrado. A edição apresenta sumário e glossário, as folhas são amareladas (papel pólen). O livro está bem caprichado. Agradeço ao grupo por ceder Invocadores do Mal, obra que desejava há algum tempo.

13 comentários:

  1. Não acredito que meus filmes favoritos de terror tem livros também. Já salvei aqui pra ser um dos próximos livros na minha wishlist. Eu adoro demais esse assunto, mesmo nunca me aprofundando. Dá para notar que ele é cheio de conteúdo e bem explicado, já que foi separado em 5 "temas". Com certeza, depois da sua resenha, será um dos livros que mais espero ler ainda este ano.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
  2. Massa!! Eu já vi uns documentários sobre esse casal e já curtia, o livro deve ter mais detalhes que eu possa imaginar. Quero muito! :D

    ResponderExcluir
  3. Eu adoraria ler, mas devo admitir que tenho muito medo rsrs
    Amei sua resenha, mas terei que passar essa indicação de livro.
    Não sabia que existia livros dos filmes, por isso irei indicar para amigos que eu sei que gostam.
    Beijos.

    Blog Free Time Nerd

    ResponderExcluir
  4. Bom, ainda não li nenhum livro sobre o Ed e a Lorraine, mas os conheço do filme e sei que a vida deles têm muito pano pra manga. Curti a indicação, quem sabe eu o leia futuramente.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu já li uma resenha desse livro e super gostei. Achei bacana como falaram da vida deles e ainda por cima comentaram sobre os seus casos. Pretendo ler um dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Li esta semana uma resenha sobre esse livro, gosto muito de estudar sobre ocultismos e espiritualidade e, pelas resenhas, me parece esse livro uma excelente fonte de informação, mesmo que algumas cisas já conheça de documentários e outros livros. Pena que a obra não te envolveu como desejava.

    ResponderExcluir
  7. Hey, Yvens!

    Estou doida por esse livro!
    Tudo o que tem o nome de Ed e Lorraine Warren eu já quero, pode ser até receita de bolo! ahahahahaha
    Adoro esse tipo de história/relato e quero muito ler!
    Fico feliz em saber que você não se desapontou e recomenda. Me deixou mais ansiosa ainda pra ler esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Poxa, dica super anotada. Eu não conhecia o livro e ultimamente venho procurando algo do gênero pra ler. A sua resenha, assim como a capa despertaram o meu interesse pela leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Yvens!
    Eu quase me borrei de medo assistindo Amityville quando era pequena... verdade! Até sonhei com isso!
    Adoro livros de terror, mas não de terror real... disso eu tenho pavor...kkkk
    Paranormalidade deve ser um estudo interessante.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Eu quero muito esse livro pois adoro os filmes e adoro terro, então deve ser um prato cheio para mim. Sua resenha me deioxu mais curiosa pois agora sei amis detalhes do livro, sucesso, adorei

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Claro que já ouvi falar do casal, mas não acho que o livro seja para mim. Gosto de terror, mas não deste tipo. Mesmo assim o livro parece estar ótimo para os fãs do gênero.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pode ser bobo, mas olha lendo sua descrição da história eu ja liguei as luzes porque senti medo kkkk sou bem cagona quando se trata do sobrenatural, mas a doideira é que amei a premissa e fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que não gosto desse tipo de história, então provavelmente nunca leria, mas pelo o que você falou, é um bom livro. Vou recomendá-lo para amigos que gostam do gênero.

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares