[RESENHA #177] PETER PAN - J. M. BARRIE - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, fevereiro 16, 2017

[RESENHA #177] PETER PAN - J. M. BARRIE


Título: Peter Pan
Autor: J. M. Barrie
Editora: Martin Claret
Páginas: 256
Ano: 2017
ISBN: 9788544001363
Onde Comprar: Amazon

Sinopse: Publicado em formato de livro por J. M. Barrie em 1911, retrata o encontro do menino que não queria crescer com os três filhos da família Darling. Os quatro embarcam em uma aventura inesquecível que começa no céu de Londres e os leva à Terra do Nunca. Ali, encontrarão outros personagens icônicos, como o Capitão Gancho, o crocodilo, as sereias e os índios. A obra continua sendo um sucesso entre todos os públicos, com sua temática nostálgica e divertida. Esta edição possui ilustrações e um apêndice especial.

Resenha: Inicialmente a história de passa na Inglaterra, na casa do Sr. e Sra. Darling, lá conhecemos os seus três filhos: Wendy, João e Miguel. O Sr. Darling é um adulto irritante e um pouco abobalhado, sendo ofuscado por sua esposa que é uma mulher encantadora e uma mãe atenciosa. Compondo a família, ainda temos uma babá maravilhosa, é Nana, uma cadela carismática e protetora, zelando sempre pelas crianças.

"Todas as crianças crescem, menos uma. Elas logo descobrem que vão crescer, e Wendy descobriu da seguinte forma: um dia, quando tinha dois anos, estava brincando em um jardim, arrancou mais uma flor e correu para entregá-la à sua mãe." p. 9.

Porém uma figura nova entra na vida dos irmãos, Peter Pan, um menino que nunca cresce e mora na Terra do Nunca, com frequência vai escondido até a casa das crianças para ouvir algumas histórias que lhes são contadas e em certa oportunidade ao sair com pressa da casa, juntamente com a fada Sininho,  algo fica para trás e ele precisa voltar para resgatar.

"Peter também podia ser imensamente cortês, pois nas cerimônias das fadas aprendera as boas maneiras. Ele se levantou e se inclinou diante dela com grande elegância." p. 39.

Ao voltar até a casa das crianças, Peter Pan acaba por ter sua primeira interação com Wendy e conversando com ela, ele faz uma proposta, ir para a Terra do Nunca junto com seus irmãos. Chegando lá todos os garotos de Peter ficam maravilhados com Wendy e a tratam como uma mãe que nunca tiveram, algo que deixa Wendy totalmente envolvida e estabelecida na ilha.

"Enquanto Wendy costurava, eles brincavam ao seu redor; um grupo de rostos felizes e pernas dançantes, iluminado pela lareira romântica." p. 135.

Na ilha conhecemos sereias, fadas, piratas diversos, um crocodilo que engoliu um relógio e é o temor maior do Gancho. Vamos acompanhar também algumas aventuras de Peter Pan e seus garotos, além de alguns conflitos que ocorreram entre os piratas liderados pelo Capitão Gancho contra Peter e seus garotos ou mesmo contra os índios de pele vermelha.

Opinião: Peter Pan é uma obra clássica da literatura infantojuvenil, somente agora por meio da Editora Martin Claret que realizei essa leitura. Eu gostei demais do livro e me senti envolvido com a trama. A história oscila entre momentos leves e engraçados, porém apresenta também alguns poucos momentos sombrios.
É interessante ver a preocupação que Wendy tem com os garotos de Peter na Terra do Nunca, uma verdadeira relação de mãe, zelando e cuidando deles. Outro fato que cabe ressaltar é o medo que a protagonista apresenta de seus pais se esquecerem dela. 
Já Peter Pan se mostra um personagem complexo, por vezes sereno e em outros momentos muito impaciente, apresentando algumas particularidades. Peter apesar da alegria que demonstra, é uma criança frustrada por não saber quem são seus pais, o que leva a guardar um rancor pelas figuras paternas e com isso ele não quer ser adulto, pois não quer ter responsabilidades.
Barrie em Peter Pan insere uma bela mensagem e nos leva para o campo da reflexão, demonstrando o valor da família e a necessidade de acreditarmos, de sonharmos e confiarmos que somos capazes de realizar os nossos sonhos, que podemos realizar feitos consideráveis, caso contrário seremos adultos frustrados.
A Editora Martin Claret caprichou, a edição está muito bonita, apresenta capa dura, fonte em tamanho bem confortável, folhas amareladas e ao início de cada capítulo apresenta novas ilustrações que retratam o clima do livro. A edição conta ainda com notas explicativas e um apêndice rico em informações. 

18 comentários:

  1. Apaixonada! Simplesmente isso! Também tenho essa vontade de ler alguns clássicos e Peter Pan já estava nessa lista, sou super fã dessa história, dos filmes, enfim... Com certeza quero ler essa edição, fantástica. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nara, esse livro é fantástico, gostei muito. Leia sim!
      A edição ficou espetacular!
      Beijos

      Excluir
  2. Oie amore,
    OMGGG que capa linda.. Peter Pan, amooo!!!
    Não conhecia o livro até então, mas já quero. Dica anotada!
    Belíssimas fotos, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazi!

      A capa ficou linda, não é? Pode anotar na sua lista, que a obra está fantástica!
      Obrigado!
      Bjuss

      Excluir
  3. Adoro a historia de Peter Pan! Concordo com você de Peter Pan é um personagem enigmático. Tem um lado cinza, que o torna fascinante.
    Essa edição está linda! Eu tenho uma da Zahar, que é linda também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilda, eu achei o personagem bem enigmático mesmo e fascinante ao mesmo tempo. Sim, a edição da Martin está linda, a da Zahar também é muito bonita!
      Bjuss

      Excluir
  4. Que edição encantadora, eu ainda não conhecia e a achei linda. Eu cresci lendo essas clássicos, mas gosto de ver novas edições e de vez em quando compro algumas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, ficou encantadora e linda!
      Também acho super legal Beatriz, ver essas novas edições!

      Excluir
  5. Apesar de eu adorar os filmes do peter pan eu ainda não li nenhum livro dele, adorei a resenha,a capa e as imagens que colocou me chamaram atenção tambem, estou ansiosa para ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha lido Ketellyn apesar de ter assistido aos filmes e adorei a leitura!

      Excluir
  6. Yvens, essa edição ta muito linda... Sou apaixonada pela história, assistida o desenho quando crianca.. Recentemente encontrei uma edicao antiga no sebo. Trouxe e logo que puder, lerei...

    Bjs 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, concordo contigo, a edição está linda!
      Eu adorei a história, muito mesmo!
      Leia sim, é muito bom!
      Bjuss

      Excluir
  7. Eu gosto da história de Peter Pan e das edições da Martin claret, é como unir o útil ao agradável. De uns tempos pra cá, tenho lido muito sobre a síndrome de Peter Pan. Bom, parabéns pela resenha, adorável :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Lilian. A cada dia estou amando mais a Martin Claret, pois antes tinha pouco contato com a editora, agora através da parceria ficou mais fácil.

      Excluir
  8. Essa edição é muito fofa, adoro a história de Pan, não é meu conto favorito mas acho que ele tem muito a se analisar no quesito contexto histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paac, essa edição deu show. Eu também adorei a história de Peter Pan.
      Bjuss

      Excluir