[RESENHA #179] OS SETE (VAMPIROS DO RIO DOURO #1) - ANDRÉ VIANCO - Saga Literária

Novidades

segunda-feira, fevereiro 20, 2017

[RESENHA #179] OS SETE (VAMPIROS DO RIO DOURO #1) - ANDRÉ VIANCO


Título: Os Sete (Vampiros do Rio Douro #1)
Autor: André Vianco
Editora: Aleph
Páginas: 432
Ano: 2016
ISBN: 9788576573388
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 'Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam.' Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. Em “Os Sete”, André Vianco atualiza o mito dos Vampiros, apresentando ao leitor seres poderosos, cada um com uma característica única, mas todos com natureza monstruosa e sanguinária. O resultado é um livro envolvente, repleto de ação e reviravoltas, que em pouco tempo ocupou seu merecido lugar entre os mais importantes livros de terror e fantasia brasileiros.

Resenha: A trama inicia-se com César e Tiago, moradores da fictícia cidade de Amarração, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Os amigos sempre dedicaram parte do tempo para mergulhos exploratório, com o objetivo de descobrir itens valiosos para levantar uma grana. Porém, a dupla descobre algo grandioso, uma caravela portuguesa do século XV. Diante dessa descoberta a dupla precisa descobrir uma forma de retirar a caravela do fundo do mar, mantendo-a intacta e para isso eles contam com a ajuda de Eliana, namorada de Tiago.

"Quando eles encontraram aquele navio naufragado, decidiram manter segredo. Já tinham encontrado um antigo pesqueiro dois anos atrás e logo os poucos mergulhadores do vilarejo começaram a ronda o achado em busca de qualquer coisa que valesse uns trocados. Agiriam diferente desta vez, na miúda." p. 21.

Porém o grupo composto por Tiago, César, Dias, Delvechio e Eliana, descobre também a existência de uma caixa de prata, que contém instruções bem claras. A inscrição instruí que a caixa não deve ser aberta, além disso possui uma série de nomes que intriga e causa curiosidade nos pesquisadores São eles:  Acordador, Espelho, Gentil, Inverno, Lobo, Sétimo e Tempestade.

Os pesquisadores resolvem então abrir a caixa e encontram dentro dela sete cadáveres ressecados, lembrando uma mumificação. O grupo resolve realizar uma série de exames para tentar descobrir o que pode ter acontecido com os sete homens, mas nada de anormal é encontrado.

"Todos se voltavam agora para o professor Delvechio, ouvindo suas suposições. Estavam interessados em seu ponto de vista, mas achavam um pouco fabuloso demais e preferiam acreditar que a tal coisa fugida era humana." p. 99.

Esse mistério que cerca os corpos continua até que um acidente acontece e eles percebem após algum tempo que um dos corpos, começa a ganhar vida novamente e quem ressurge é Dom Guilherme, conhecido como Inverno. Ele possui poderes que são capazes de congelar homens até a morte.

"O morto-vivo abandonou o caixão e arrastou-se para fora da sepultura. A tumba escura estava vazia, e ele não tinha a ideia do que fazia ali. Não se lembrava do seu último dia lá fora." p. 133.

Desse momento em diante, vamos acompanhar uma perseguição aos vampiros que foram despertos por Inverno, inciada em Porto Alegre e que nos leva até Osasco, cidade situada na Grande São Paulo. O detalhe é que cada vampiro possui um poder aterrorizante.

Opinião: Os Sete é o primeiro livro da série Vampiros do Rio D'ouro e é seguido por Sétimo, já publicado pela Editora Aleph, falando na editora eu confesso que sempre tive vontade de ler as obras do André Vianco e isso foi possível graças a Editora Aleph que me enviou o livro Os Sete.
Vianco tem uma escrita ótima e me proporcionou uma leitura envolvente e irreverente, fazendo Os Sete passar de forma muito rápida. Os personagens inseridos na trama são bem construídos e do decorrer da leitura é possível se apegar em alguns deles. Além disso o autor nos deixa curioso para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos. 
É interessante ver que os Vampiros, essa criaturas das trevas utilizam do medo como principal arma e fonte de alimento, pois quando um humano decide encarar todo horror e controlar o seu pânico, é que os vampiros encontram oponentes capazes de fazer frente. Outra fato legal na trama é como os vampiros se comportam diante das descobertas tecnológicas como a descrição do vampiro inverno sobre um mero helicóptero.
A editora Aleph realizou um grande trabalho em Os Sete, a edição está linda e muito caprichada, na capa podemos visualizar uma arte muito bem feita demonstrando e que retrata os sete vampiros. A edição conta ainda com uma breve apresentação sobre o autor André Vianco. 

22 comentários:

  1. Olá, gostei bastante da resenha mas esse parece ser um tipo de gênero que eu nunca leria, mesmo sendo ruim dizer que nunca vai fazer algo, mas livros assim confesso que me entediam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi, que nada, esse livro é super movimentado, tédio não vai encontrar em Os Sete!

      Excluir
  2. Olá Yvens, tudo bem? Eu não conhecia o autor ou a obra, mas a sua resenha muito entusiasmada me deixou bastante curiosa. Concordo com você a edição está linda e adquirir um livro desse com uma história tão legal, deve mesmo valer a pena. Dica anotada. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Faby. Então, Vianco já faz sucesso algum tempo, eu por exemplo, conheci o trabalho dele por alto tem poucos anos, mas minha primeira leitura foi Os Sete.

      Excluir
  3. Esse livro do autor tenho, mas não gosto. Acho o André Vianco um excelente escritor, mas a narrativa dele me cansa. Até tentei ler mas não foi pra frente, achei a trama ótima e como ele descreveu os vampiros já que estamos saturados de vampiros "romanticos."
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que não tenha gostado. Eu particularmente não gosto de filmes ou livros que visam, buscam o lado de romance, prefiro o lado "sangue nos olhos".
      Bjuss

      Excluir
  4. Oi!
    Eu tenho a primeira edição e gostei MUITO da história, apesar de achar que a escrita e a revisão pecam em alguns pontos. Ao que parece, melhoraram bastante nessas edições recentes.

    Tirando isso, AINDA preciso ler os outros livros! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Strawk, eu não posso falar das edições anteriores, mas a presente edição está bem caprichada.

      Excluir
  5. Eu conheço o livro Os Sete, mas não é meu perfil de leitura, não sou o público alvo do autor, mesmo assim, ele faz um trabalho interessante para o público juvenil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bem eclético Lilian, gosto de muitos gêneros literários, é uma pena que o autor não tenha te alcançado!
      Bjuss

      Excluir
  6. Oi, eu tentei ler esse livro, mas logo nas primeiras paginas já não gostei e desisti, por enquanto não pretendo dar uma segunda chance, quem sabe mais para frente eu tente novamente

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,
    Lembro que quando era adolescente li algo do André Vianco, e até gostei, mas confesso que estou meio fugindo de vampiros, então passo a dica.
    Gostei da sua resenha, mas, ainda assim não curti o livro.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada do autor mas sempre escuto ótimos comentários sobre as obras dele. Esse livro não me despertou interesse, mas gostei de conhecer um pouco mais sobre a obra e talvez algum dia eu possa ler.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Sempre tive curiosidade também de ler os livros do autor, e quero muito, porém ainda não tive oportunidade. Adorei a resenha e ela só me instigou mais ainda a lê-lo. Adorei, e amo o tema trabalhado aqui <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler a sinopse achando que não ia gostar, mas no fim eu já queria ler o livro, depois da resenha então!
    Vai entrar pra minha lista com certeza!
    Gosto muito de livro com vampiros, e esse parece diferente do que costumo ler e gostei disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ludimilia, fico feliz que após você ler a resenha tenha mudado sua percepção. O livro é envolvente, pode colocar na sua listinha!

      Excluir
  11. Li um livro do Vianco, o Dartana, gostei bastante da escrita dele e do universo criado, foi a primeira experiência que tive com algo dele e gostei bastante. Esse livro parece muito bom, achei engraçado isso de estranharem a tecnologia, poq realmente é bem away da vida deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paac, eu particularmente gostei muito do universo apresentado pelo Vianco, esse livro foi minha primeira experiência com o autor e foi super positiva.

      Excluir
  12. Oiii Yvens, tudo bem?
    Confesso pra ti que sou louca pela escrita do andre e fiquei feliz em ler sua resenha, pois me deixou bastante curiosa, espero também poder comprar e ter essa belezinha na estante.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, tudo bem amiga?

      O livro dele é muito bom, fico feliz que tenha te deixado curiosa, espero que você possa ler Os Sete!
      Bjuss

      Excluir
  13. Oiii.
    Quero muito começar a ler os livros do André Vianco, todo mundo que converso me recomendam muito e dizem que ele é otimo. Mas no momento estou com uma lista enorme de parcerias para ler então terei que esperar mais um tempo.
    Amei a resenha, muito bem escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary,

      se possível leia sim, o livro é muito bom. Sei como funciona as listas de leituras, livros de parceiros, tem que dar preferência aos parceiros, mas aparecendo uma oportunidade pode ler Os Sete!

      Excluir