20/02/2017

[RESENHA #180] HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL - J. K. ROWLING


Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 223
Ano: 2012
ISBN: 9788532527844
Onde Comprar: Americanas - Shoptime

Sinopse: Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 

Resenha: Harry Potter e A Pedra Filosofal é o primeiro volume de uma série premiada e famosíssima de 7 livros, da autora britânica Joanne Kathleen Rowling. Neste livro somos apresentados ao protagonista desta história, o menino de 10 anos chamado Harry Potter, órfão de pai e mãe, e que vive no número 04 da Rua dos Alfeneiros com seus tios e seu primo. Ele foi levado até lá por Hagrid - homem de confiança de Dumbledore (o diretor de Hogwarts e considerado por muitos o maior bruxo dos tempos modernos). É muito fácil sentir empatia pelo garoto logo no início, pois o mesmo é bastante detestado pelos seus familiares durante todo o início da trama.

"- Você acha que é sensato confiar a Hagrid uma tarefa importante como esta?
- Eu confiaria a Hagrid minha vida - respondeu Dumbledore." p. 16.

Ao completar 11 anos o garoto Potter começa a receber uma carta misteriosa, carta essa que seu tio não o permite abrir, dando fim a todos os envelopes que chegam à residência. Elas começam a chegar aos borbotões, e o tio se sente impelido a deixar o lar com seu filho, esposa e sobrinho sem qualquer explicação. Os tios sabiam do que se tratava a tal correspondência e, por não aceitarem o fato de Harry ser bruxo, tentaram esconder do sobrinho suas verdadeiras origens e o que realmente deu fim a vida de seus pais. 

"O trem foi diminuindo a velocidade e finalmentea parou. As pessoas se empurraram para chegar à porta e descer na pequena plataform escura. Harry estremeceu ao ar frio da noite." p. 84

A partir daí a vida do pequeno e magricela Harry Potter muda de forma drástica. Ele é “resgatado” dessa vida de tristeza, maltrato e sobras, para sua verdadeira vida, onde ele descobre, além de sua própria história, um novo mundo, mágico e transformador, lugar este onde ele não será mais o garoto desamparado e desprotegido, mas sim Harry Potter, aquele que é conhecido, aquele que é admirado, aquele que é aclamado por diversas pessoas que ele nunca havia tido conhecimento de suas existências.

"Quando era quase sete horas, Harry saiu do castelo e se dirigiu ao campo de quadribol lusco-fusco. Nunca estivera no estádio antes. Havia centenas de lugares em uma arquibancada em volta do campo de modo que os espectadores viam o que acontecia do alto." p. 123

As aventuras, as conquistas, o aprendizado, a revelação de virtudes inatas e o fortalecimento do vínculo de amizade entre Harry e os demais personagens é um brinde à parte. A autora pôde de forma sutil enredar o leitor em um mundo de fantasia, um universo todo criado especialmente para que se possa acreditar na magia.

 " Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas." p. 132.

O desfecho da história não traz nada muito surpreendente, porém de forma original J. K. Rowling nos deixa enredados nesse mundo de palavras inventadas, escritas de trás para frente, de fantasmas, unicórnios, centauros, dragões e capas da invisibilidade. Somos apresentados de forma impecável a personagens cativantes e a outros repugnantes, onde desde esse primeiro contato, o leitor já sente vontade de se posicionar em favor deste ou aquele.

Opinião: Resolvi estrear o novo ano com esta leitura, que de certa forma tem um apelo especial. Sim, pois ultrapassei três décadas de vida sem ter tido o interesse em conhecer e, possivelmente, me tornar fã desta saga aclamada pela crítica e pelo público em geral.

A leitura é incrivelmente fluída, e esse primeiro livro é o menor da coleção inteira. Quando cheguei à última página da história queria automaticamente seguir para o segundo livro, mas reprimi essa ânsia, para que possa degustar lentamente essa obra surpreendentemente “encantada”.
Dificilmente estarei trazendo novidades aos leitores assíduos, pois poucos são aqueles que demoraram tanto para cair nas graças de Rowlling e de Potter. Porém, essa experiência nova e agradável está aí para ser provada aos novos leitores que chegam ano após ano no mercado literário.

A Editora Rocco é a responsável e detentora do direito de publicação da saga Harry Potter aqui no Brasil, e existem diversas versões e edições. Existem boxes especiais para colecionadores, boxes simples, livros com capa dura e agora está no forno a edição ilustrada do segundo livro da série, uma vez que este primeiro volume ilustrado foi motivo de extrema euforia para os fãs do carismático bruxinho.

A edição utilizada para elaboração desta resenha pertence ao box “O mundo mágico de Harry Potter”, da editora Rocco, onde os livros possuem capa em brochura branca, e é considerada uma coleção de luxo. Traz alguns detalhes exclusivos como: ilustrações originais de Clare Melinsky, letras em dourado (hot stamping), capa cartonada flexível, papel pólen e as lombadas possuem cores diferentes a cada livro da saga. A fonte e a diagramação desta edição é bastante agradável, o que torna ainda mais prazerosa a leitura desta fantasia.
Como uma iniciante no mundo mágico de Harry Potter, recomendo a leitura para pessoas de todas as idades. Já me imagino daqui uns anos lendo com meus filhos que hoje ainda são bebês. Aqueles fãs de fantasia e de leitura infanto-juvenil, e que por qualquer motivo que seja ainda não tenham experimentado um pouco da magia do universo de Harry Potter, não façam como eu, não esperem mais. Com a riqueza de detalhes promovida pelo cuidado e desvelo da autora, você se sentirá parte das aventuras que Harry e seus amigos vivenciam ao longo desta primeira história.

22 comentários:

  1. Eu acho essa edições de harry potter com a capa dura lindas demais, mas eu sou a maluca do mundo literário e nunca li harry e nem tenho vontade de ler, mas nunca se sabe, talvez um dia eu canse de ser a diferentona e me jogue no mundo de hogwarts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gabriela... Não vou dizer que foi insistência dos amigos não. Eu nunca quis ler, nunca me interessei. E no final do ano passado resolvi do nada comprar o box e fazer a felicidade dos amigos. Todo mundo me dando apoio. hahahaa E é muito gostosinho de ler. Talvez um dia você também se interesse. Até a próxima.

      Excluir
  2. Ola Carol, tudo bem?
    Acredita que eu não li nenhum livro dessa serie? Pois é. Infelizmente nunca tive o interesse em ler e assisti os filmes mas também não me interessei muito. Acho lindas as edições que estão sendo lançadas. Comprei o Box do castelo para o meu marido recentemente e ele adorou. Dessa vez vou deixar a dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faby, eu também nunca havia me interessado. Mas, resolvi que em 2017 eu iria expandir o meu universo literário que gira sempre em torno de terror/suspense/thriller. A cada livro, eu vejo o filme (que também nunca havia assistido). Mês que vem vou pro terceiro...
      E sabia que estou ficando admirada de quantas pessoas não se interessam por HP? Eu que me sentia "a diferentona" hahahahaa. Abraços e obrigada.

      Excluir
  3. Li apenas um livro de Harry Potter e foi exatamente a Pedra Filosofal. Acho que muita gente pensa que nem você, passando essa leitura para outras gerações, Hp é um clássico.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Helana... É gostosa a sensação de passar adiante sagas e clássicos pras próximas gerações, ainda mais quando sonhamos que nossos próprios pequenos sejam leitores também!!!
      Beijos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  4. Oi!
    Sou suspeita para falar, porque sou potterhead. Acho a tia Rowling uma contadora de histórias incrível, com uma escrita maravilhosa. Eu tenho todos os livros da edição antiga, mas eu acho essas capas novas tão lindas que estou quase comprando, também. rs

    Estou pertíssimo de três décadas, mas vou continuar amando como se fosse a primeira leitura quando era adolescente.

    Adorei sua resenha e quero muito ver sua opinião sobre os próximos livros da saga! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal. Eu fico feliz de ter passado no teste de fogo de uma potterhead. hehehee Obrigada pelo carinho. Agora em março eu vou para o terceiro livro. E vou me dedicar a fazer a resenha do segundo para dar sequência aqui.
      Estou descobrindo que pra ser feliz e se "enfiar" em uma boa fantasia NÃO TEM IDADE!!
      Beijos

      Excluir
  5. Tem tanto tempo que li esse livro, lembro-me que peguei emprestado de um colega que emprestou. Acho a história legal para o público infantil e juvenil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Realmente é uma fantasia muito boa para incentivar aos jovens nesse lindo muito literário.
      Obrigada e abraços.

      Excluir
  6. Eu demorei para começar, li apenas no fim do ano passado e amei o livro, assim como amo os filmes.
    Esse mundo de magia que a autora criou me deixou encantada.
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ketellyn, estou lendo um livro por mês, e quando termino, assisto o filme correspondente. Agora em março já vou para o terceiro livro e filme. Estou gostando muito... E o bom é que tem muito mais ainda.

      Excluir
  7. Oie amore,
    Ai sou suspeita a falar de HP porque amoooo.. tenho essa edição e adoro.
    Adorei ler sua resenha me fez lembrar da infância em que li esses livros – quase comendo.
    Excelente resenha, parabéns!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi querida, obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado da resenha, pois foi meu ponta pé inicial, menina.
      Essa edição é mesmo especial. Adorei! Ela é linda demais e está me fazendo apaixonar por esse universo.
      Beijão e que possamos trocar sempre comentários construtivos. Bye.

      Excluir
  8. Eu sou apaixonada por HP mas o curioso é que não consegui gostar do livros, só dos filmes. Mas creio que seja por ter visto os filmes antes de ler os livros. Achei essa edição linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, estou lendo o livro e vendo o filme correspondente. Tá dando bastante certo. Fico ansiosa pra começar o próximo... mas tô lendo um por mês. Então tem que esperar. hahahaa
      Obrigada pela visita. Beijo.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Harry Potter é HP <3 E de fato a história do bruxinho é para todas as idades. Curta esse momento e se prepare para fortes emoções durante toda a série. Tenho essa edição e acho ela lindíssima também. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, xará. Estou me preparando... pode deixar!! Beijos.

      Excluir
  10. Fico feliz que você tenha gostado!
    Eu sou suspeita, pois sou fã desde que me lembro, e jankinalgimas vezes todos os livros e vi outras várias vezes os filmes.
    A sua resenha foi muito bem feita, até pra quem já leu e conhece.
    E boas leituras com essa saga maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ludimila. Fico feliz que pessoas "entendidas" em HP tenham achado que me saí bem trazendo uma resenha sobre esse primeiro livro. Já estou me encaminhando pra leitura do terceiro em março. Adorando!

      Excluir
  11. Sim, Carolina. Agora em março vou para o terceiro. Estou muito empolgada com esse projeto pessoal. E estou adorando! Obrigada pela visita. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Sou suspeita pra falar de HP porque sou apaixonada por esse universo desde pequena, esse não é meu favorito mas amo ele também kkk.

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares