04/03/2017

[RESENHA #191] ALIEN - VOLUME 01: SURGIDO DAS SOMBRAS - TIM LEBBON


Título: Alien: Surgido das Sombras
Autor: Tim Lebbon
Editora: LeYa
Páginas: 288
Ano: 2016
ISBN: 9788544103951
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Chris Hooper, quando criança, sonhava com monstros. Mais tarde, ele percebeu que monstros não moram apenas nos sonhos infantis. Trabalhando numa mineradora, no planeta LV178, Chris e sua equipe encontram no solo um ninho de Xenomorfos, mas o que Chris ainda não sabia é que essa viagem se tornaria o seu pior pesadelo. Com a participação de Ellen Ripley, essa nova aventura promete ser surpreendente e revelar uma história até então desconhecida. Resgatando todo o clima de terror e suspense que fez sucesso nos filmes, Alien: surgido das sombras é o primeiro livro da trilogia que promete trazer de volta monstros terríveis, naves espaciais, androides e uma das maiores heroínas que conquistou toda uma geração.

Resenha: Em Alien - Surgido das Sombras, Tim Lebbon nos leva de volta ao clima soturno e sufocante do universo Alien. Nessa nova aventura, Chris Hooper é um engenheiro-chefe da nave Marion, que tem como função extrair minério e também a trimonita, o metal mais forte e resistente conhecido pelo homem, do planeta inóspito LV178. Lucy Jordan é a capitã da nave e tudo vai bem quando uma solicitação urgente do piloto Lachance, faz com que a tripulação composta também por Baxter, Garcia, Sneddon e Kasyanov, se encontrem na ponte de comando, para descobrir o que está acontecendo quando duas das naves que retornavam de um dia de extração, relatam problemas quando próximas das baias de pouso da Marion.
A primeira nave a fazer contato é a Samson e seu capitão, Vic Jones faz uma revelação terrível que deixa a todos na Marion em estado de alerta. Toda a tripulação da Samson parece comprometida e o estado de Jones, só piora as coisas.

"Eu não tenho tempo para dar porra nenhuma, só liguem a câmara de suporte vital!." p.19

A segunda nave Delilah, revela estar incomunicável o que preocupa ainda mais os tripulantes da Marion, pois uma nave se aproximando sem qualquer contato com seus superiores só pode significar problemas.

"Ela respirou fundo algumas vezes, e Hoop quase pôde ouvir seus pensamentos: Nunca imaginei que uma merda assim fosse acontecer, tenho que ficar calma, tenho que manter o controle." p.19
Quando finalmente Delilah faz contato com a Marion a piloto Gemma Keech, revela que a situação é ainda pior do que a da Samson. Baxter consegue acessar as câmeras da Delilah e eles acabam testemunhando o mais puro terror que um ser humano pode sofrer no espaço, e isso tudo no silêncio e na impotência das imagens.

"Havia três mineradores ajoelhados logo atrás da piloto. Dois deles carregavam picaretas e ferramentas de liga leve usadas para perfurar pedras de arenito. Atacavam alguma coisa, mas o alvo estava fora do campo de visão. O minerador do meio segurava um maçarico de plasma." p.21
O inevitável acontece e depois de um terrível acidente, os sobreviventes da Marion precisam descobrir o que fazer. A nave Samson, depois de atracada na baia que restou na Marion, fica trancada e isolada até que se possa saber realmente o que fazer com ela e com sua terrível tripulação.

"Ele desligou o monitor. Embora toda a transmissão estivesse sem som, perder a imagem fez com que um silêncio terrível tomasse a ponte. Hoop foi o primeiro a sair do estupor. Ele apertou o botão do intercomunicador e estremeceu ao ouvir o ruído agudo da interfefência." p.22

Setenta e sete dias se passam até que a Marion vislumbra a aproximação de uma nave que está no piloto automático e não tem indícios de qualquer tripulação. Todos os sobreviventes acreditam que a nave é uma resposta ao pedido de socorro enviado pelo espaço, mas quando ela atraca e descobrem uma tripulante em hibernação, percebem que não é bem assim.

A nave é a Nascissus e sua tripulante: Ellen Ripley, a única sobrevivente da nave Nostromo.

Opinião: Alien - Surgido das Sombras é um livro que não lhe dá nem um minuto de folga, desde o primeiro capítulo somos fisgados pela trama e pela escrita de Tim Lebbon, que sabe como conduzir uma bela história. O autor se aproveita de todo o universo Alien criado com os filmes e não gasta muito tempo criando toda a atmosfera da história. Para àqueles que assistiram os filmes, cada cena do livro desencadeia lembranças que se encaixam perfeitamente em toda a obra. As texturas das naves, o planeta LV178, as criaturas, a fuga, tudo remete ao mundo criado pelos filmes.

Alien - Surgido das Sombras acontece 37 anos após o primeiro filme e 20 anos antes do segundo filme.
É bastante interessante rever Ripley e sua corrida, novamente, pela sobrevivência. Ela é a única que conhece o que são aquelas criaturas violentas e cruéis que matam num piscar de olhos. Conforme nos aprofundamos na história, descobrimos um pouco mais do passado pessoal de Ripley, o que nos faz torcer ainda mais por ela.

"O monstro é extremamente grande. Maior do que o corpo inocente do qual brotara, maior do que as pessoas sentadas à mesa, congeladas, à espera de serem as próximas vítimas da besta. Ripley começou a gritar." p.137

Tim Lebbon conseguiu criar uma obra fenomenal e sua habilidade com a escrita é muito boa. Eu consegui me afeiçoar a todos os personagens da história e isso não é uma coisa fácil de acontecer, principalmente numa obra de ação e terror como é Alien - Surgido das Sombras.

"- Puta merda - sussurrou Ripley, e olhou para a escuridão abaixo. Por um segundo ela ficou perdida, sem saber onde ou em que momento no tempo estava, se isso havia sido uma memória distorcida ou uma visão do futuro. O momento passou girando, incerto e deselegante." p.156
Lebbon, nos faz mergulhar num universo sufocante, corrido, perigoso e mortal. A imersão é tanta que quando nos deparamos em uma cena onde o espaço é pequeno, o medo nos assombra pela possibilidade de a qualquer momento uma daquelas coisas aparecer e acabar com tudo. Porém, quando o espaço é maior o que a gente sente é puro terror.

"Eles se mantiveram perto dos limites do espaço aberto. Na verdade, o tamanho assustava Hoop. Ele preferia andar por corredores e túneis a ficar naquela caverna inumana, onde as luzes não chegavam ao outro lado e as sombras poderiam esconder qualquer coisa. Mas ficar perto da parede ajudava a conter a agorafobia." p.205

Alien - Surgido das Sombras é recomendado para qualquer um que goste de uma ótima história com aventura, suspense, drama e o mais absoluto terror, seja psicológico ou não.
A editora LeYa realmente caprichou na edição de Alien - Surgido das Sombras. A capa é metalizada e realmente de uma impressionante beleza. A fonte é confortável com folhas de papel amarelado, todos os capítulos são intercalados com uma folha preta lisa algumas vezes e com uma ilustração da criatura em outras. Realmente, muito caprichosa essa edição.

Alien - Surgido das Sombras, faz parte de uma trilogia, onde a segunda parte, Alien - Mar de Angústia, escrito por James A. Moore, já se encontra nas lojas. A terceira parte, Alien - River Of Pain, escrito por Christopher Golden, ainda não tem previsão de lançamento.
Gostaria de agradecer a editora LeYa pelo envio do exemplar e lembrar a todos que essa obra é realmente, IMPERDÍVEL.
____________________________________________________
Clique aqui para ler a resenha do livro 2: Alien: Mar de Angústia

4 comentários:

  1. Essa resenha foi uma daquelas que me deu vontade de sacar o cartão de crédito na hora!! Como fã dos filmes, principalmente o 1 e 2, me senti muito tentada a ter essa obra em mãos. Sua resenha cuidadosa em não soltar spoiler, uma vez que o livro é muito dinâmico, está na medida certa.
    E as fotos... Ah! Essas fotos!! Perfeitas, Jeffa. Continue mandando bem assim e Deus sabe como não voltarei a ser compulsiva nas compras de livros. hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carol. Spoiler, jamais. kkkkk.. Se você gosta do universo Alien, compre correndo esse livro, que você vai gostar demais. Eu adoro esse universo e me animo sempre em cada lançamento e a exploração do mundo de Alien. Muito obrigado por suas palavras...e as fotos.....continuarão...kkkkkk!! Abraços e beijos.

      Excluir
  2. Terminei semana passada o Surgido das Sombras... Que livro é esse. Não para um segundo, sempre acontecendo algo de importante e tenso. Vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Moacir, não para nem um minuto. É um livro muito bacana e envolvente. Obrigado.

      Excluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares