[RESENHA #200] OS HUMANOS - MATT HAIG - Saga Literária

Novidades

quinta-feira, março 16, 2017

[RESENHA #200] OS HUMANOS - MATT HAIG


Título: Os Humanos
Autor: Matt Haig
Editora: Jangada (Grupo Editorial Pensamento)
Páginas: 312
Ano: 2016
ISBN: 9788555390371
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são muito pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.

Resenha: Tudo começa quando um extraterrestre chega à Terra vindo de Vonadoria, um mundo utópico, onde a maldade ou tristeza não estão presente, onde tudo parece ter uma lógica que dita as ações de todos. Esse ser vem para realizar uma missão que lhe foi destinado e para isso, assume a forma de Andrew Martin, um matemático e professor universitário de 43 anos, que durante toda a sua vida tentou provar a hipótese de Riemann e conseguiu.

Mas Andrew acabou sendo abduzido e por isso, um extraterrestre que vai para a Terra assume a sua forma, com o objetivo de destruir as provas da hipótese de Riemann que pode elevar o planeta Terra para um patamar glorioso e inimaginável, mas que pode ao mesmo tempo destruir o planeta devido a arrogância, ganância e violência dos humanos.

"Os humanos são uma espécie arrogante, definida pela violência e pela ganância. Eles pegaram seu próprio planeta, o único a que atualmente têm acesso, e o colocaram no caminho da destruição. Criaram um mundo de divisões e categorias e têm deixado continuamente de ver as semelhanças entre si mesmos." p. 59

Como o verdadeiro Andrew Martin não está mais presente no planeta, o falso Andrew precisará aprender a viver como um humano, mesmo que considere o ser humano extremamente atrasado, com costumes e aparência bizarras, é necessário se adaptar e misturar-se a população local será algo um grande desafio para esse ser.

Com o passar do tempo, o visitante em sua jornada pelo planeta Terra, começa a visualizar uma grande beleza no planeta e nos humanos, apesar de considerar os humanos seres primitivos, vê que os mesmos ainda estão evoluindo, de forma devagar, percebe também que o ser humano pode amar e quanto as pequenas coisas do dia a dia podem lhe fazer feliz, um conceito até então estranho e desconhecido para ele.

"- Ah, tenha dó, foi sempre a mesma coisa. Dos 2 aos 4 anos de idade, Gulliver nunca o viu em casa um dia sequer na hora do banho ou para te contar uma história na hora de dormir. Você ficava fora de si diante de qualquer coisa que interferisse com você e sua carreira." p. 199

Diante das novas experiências, esse ser entende que os conceitos da sua espécie sobre os humanos estão totalmente errados e com isso um uma prova surge em sua existência, que vai levar em conta a sua capacidade e vontade de realizar ou não a missão que lhe foi destinada.

Opinião: Os Humanos é uma obra de Matt Haig e tem como pontos positivos a narrativa extremamente leve e fluida, apresenta uma trama envolvente, relatada sob o ponto de vista desse ser extraterrestre que visita o planeta Terra para cumprir uma missão que lhe foi destinada.
A obra não deixa de apresentar uma crítica sobre a sociedade atual sob a ótica desse visitante, pois acompanhamos seus relatos e experiências sobre usos e costumes dos humanos. É interessante acompanhar também a convivência desse ser na pele de Andrew Martin com sua família, com a esposa, filho e o cão idoso da família chamado Newton.
Outro fato super bacana na obra, é que Matt Haig, demonstra nossas falhas e fraquezas, mas também trabalha em cima de algo inerente ao ser humano, como os sentimentos e emoções, nos levando a refletir sobre nossas qualidade e e defeitos, mas também a bondade presente nos seres humanos. Os Humanos é um livro de ficção científica com uma pegada existencialista.
O Grupo Editorial Pensamento, por meio da Editora Jangada, está de parabéns pela obra apresentada. A diagramação ficou muito boa, as folhas são amareladas e com fonte em bom tamanho. O ponto forte da edição fica por conta dessa capa com o fundo azul e estrelado, que ficou maravilhosa.

Um comentário:

  1. já tinha ouvido falar desse livro mas não imaginava que ele trazia uma crítica social tão forte... certamente entra numa lista de possíveis leituras... gosto de enredos com essa pegada existencialista, ainda mais no gênero de sci-fi...
    ^^

    ResponderExcluir