[RESENHA #217] DARWIN: UMA BIOGRAFIA EM QUADRINHOS - EUGENE BYRNE E SIMON GURR - Saga Literária

Novidades

terça-feira, abril 04, 2017

[RESENHA #217] DARWIN: UMA BIOGRAFIA EM QUADRINHOS - EUGENE BYRNE E SIMON GURR


Título: Darwin - Uma Biografia em Quadrinhos
Autor: Eugene Byrne e Simon Gurr
Editora: Seoman (Grupo Editorial Pensamento)
Páginas: 104
Ano: 2016
ISBN: 9788555030352
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: O jornalista Eugene Byrne e o ilustrador Simon Burr nos levam num passeio inspirador para conhecer as aventuras físicas e intelectuais de Charles Darwin. Apresentando a vida de Darwin num formato gráfico inteligente e cativante, este livro transmite ao leitor comum informações sobre Darwin e o mundo científico do século XIX. Ao contrário de outras obras, aqui mostra com riqueza de detalhes a época e a vida do cientista desde a infância, e fala sobre suas primeiras aventuras científicas.

Resenha: Nesse quadrinho de Eugene Byrne e Simon Gurr vamos acompanhar a vida do famoso naturalista Charles Robert Darwin, começando pela sua infância até sua morte. Darwin viajou por vários países, observando espécies de animais e suas diferentes características de acordo com o seu habitat, inclusive visitou o Brasil.

Logo no início da leitura, antes de entrar propriamente na história de Darwin, somos conduzidos à conhecer alguns conceitos científicos e filosóficos, que servem de base para adentrarmos nas descobertas que o protagonista realizou ao longo da sua vida.

"Nós três anos que passei em Cambridge, perdi meu tempo no que se refere aos estudos acadêmicos, tanto quanto havia perdido em Edimburgo e na escola." p. 27

A história nessa HQ, como está explicitada, é sobre o famoso naturalista, contudo ela é apresentada pela TV Macaco em forma de um documentário, de uma reportagem. Como é de se imaginar, a reportagem é conduzida e apresentada pelos símios, através do qual conhecemos diversos animais, seus nomes científicos e descobertas de forma geral.

"Darwin estava ansioso para explorá-las. Havia ali tartarugas gigantes que os marujos cavalgavam para se divertir. Ele examinou os iguanas gigantes e agarrou um deles pela cauda." p. 49

No decorrer da leitura somos levados para a Ilha Galápagos em 1835, lá são realizadas diversas observações e Darwin por meio destas, começou a elaborar e mentalizar a teoria da seleção natural. Durante a leitura, vamos conhecer as pessoas que marcaram a vida de Darwin e os cientistas de sua época.

Opinião: O presente quadrinho é uma biografia sobre Charles Darwin, focando na vida do naturalista. É interessante acompanhar como foram as descobertas realizadas por Darwin e como sua teoria foi vista pelos cientistas de seu tempo. O quadrinho pode ser lido tranquilamente e sem correria entre 1 e 2 horas, lendo direto.
Essa obra foi reveladora para mim, a narrativa é realizada forma simples e divertida, por meio do qual, acompanhamos a infância, a fase adulta e a morte de Darwin. Tomamos conhecimento sobre os problemas enfrentados na adolescência, suas viagens e casamento.
Eu particularmente adorei a leitura, foi prazerosa e me proporcionou um certo conhecimento sobre a vida de Charles Darwin, uma figura importante e que contribuiu muito no campo da biologia por exemplo. Recomendo a leitura para todos aqueles que queiram conhecer a vida de Darwin ou que estejam estudando biologia.
A diagramação está muito boa, o papel utilizado na impressão é de qualidade. A capa é muito bem feita e apresenta uma bela combinação de cores. Os quadrinhos são em preto e branco, apesar de eu gostar de quadrinhos coloridos, em nenhum momento essa escolha da editora afetou a qualidade da obra.

Um comentário:

  1. olha, não sabia dessa bibliografia dele em formato HQ... curti a ideia. :D

    ResponderExcluir