05/04/2017

[RESENHA #219] EM NOME DEL REI - DANIEL VILELA


Título: Em Nome Del Rei
Autor: Daniel Vilela
Editora: Giostri
Páginas: 100
Ano: 2016
ISBN: 9788581087634
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Trata-se de um livro de mistério, cheio de suspense e aventura. A história se passa em 1578, ano da Batalha de Alcácer-Quibir. Enquanto o soldado cristão Abelardo encontra-se no norte da África a lutar contra muitos inimigos, seu amigo jesuíta Lourenço parte em sua busca. Lugares lendários, como o jardim das Hespérides, eventos sobrenaturais, flashbacks, sonhos enigmáticos e reviravoltas tornam a leitura mágica.

Resenha: A presente obra se passa no ano de 1578, ano que ocorreu a batalha de Alcácer-Quibir. A trama inicia-se com Lourenço recebendo a notícia de uma carta que foi endereçada para ele, vinda de Abelardo, que afundou junto com uma embarcação. Diante dessa notícia, surge em Lourenço a dúvida se Abelardo está ou não vivo.

Abelardo outrora fora casado com a irmã de Lourenço, contudo a relação terminou de forma trágica e por isso, Abelardo começou a ter uma vida diferente daquela que deveria ter, pois passou a frequentar bordeis e seduzir donzelas. É nesse momento da vida de Abelardo que o jovem jesuíta Lourenço passa a atuar próximo do ex-cunhado e amigo, servindo de guia espiritual para o mesmo.

"Estavam a esperar as tropas de Sebastião e as de Mulei Mohammed e continuariam a esperar. O séquito de aventureiros cristãos permanecia acampado na clareira próxima à praia." p. 19

Após algum tempo sendo orientado por Lourenço, Abelardo se torna cavaleiro da Ordem Oculta. Essa ordem vista proteger sacerdotes e missionários da Igreja Católica, mas também serve para assassinar pagãos e protestantes que vão contra os interesses da igreja. Entre as missões destinadas ao cavaleiro Abelardo, está a de ajudar o Rei Sebastião restaurar o poder do aliado Mulei Mohammed no norte do continente africano.

Mas Abelardo tem algo poderoso para utilizar em suas missões, o que é um diferencial diante dos outros soldados, ele possui um colar com um medalhão e um shofar, que permite a invocação de certas criaturas e uma delas é um anjo, de caráter duvidoso, mas que o ajuda em sua trajetória, até a fortaleza de Larache, um ponto importante para o Rei Sebastião.

"No início da noite, o jovem jesuíta foi assistir à missa do padre que lhe foi anfitrião em uma ampla igreja repleta de estátuas de santos dispostas nas laterais, recentemente feitas e ali colocadas." p. 33

Como os caminhos de Abelardo e Lourenço seguiram direções distintas, Lourenço com a carta em mãos, parte para o norte da África para reencontrar o seu amigo e também o ajudá-lo no que for preciso.

Opinião: Em Nome Del Rei foi um grata surpresa, já no primeiro contato que o autor realizou conosco, por meio da sinopse, já fiquei intrigado e interessado, pois a premissa é de um livro que mescla aventura, ficção histórica e fantasia. Em nenhum momento fiquei decepcionado com a leitura, pelo contrário, é uma obra de qualidade.
O livro é repleto de aventura, ação e eventos históricos, utilizando do Império Português, aspectos políticos e religiosos, como a influência da Igreja Católica sobre os governos dessa época, em especial o de Portugal, que foi utilizado para combater a influência de protestantes e principalmente dos muçulmanos, nesse caso no norte da África.
Outro ponto para se destacar é a linguagem utilizada pelo autor, que faz uso de termos da época, algo que faz o leitor sentir-se mais ambientado ao período, contudo isso não foi um dificultador na leitura e narrativa. O livro apesar de curto, nos apresenta diversas informações e enriquece a obra. Recomendo a leitura de Em Nome Del Rei, pois é uma obra repleta de aventuras e referências históricas. As cenas de combate e os cenários apresentados são bem reais.
Por fim, no que tange ao projeto gráfico, a diagramação está boa, a edição possui orelhas e folhas amareladas, pelo formato e dimensões do livro, a fonte utilizada está em tamanho confortável. O trabalho realizado pela Giostri é de qualidade apesar da simplicidade.

Um comentário:

  1. :) Fico feliz que tenha gostado, a resenha ficou muito bem escrita. Parabéns pelo blog! :)

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares