12/04/2017

[RESENHA #227] O GATO PRETO - EDGAR ALLAN POE


Título: O Gato Preto - Em Quadrinhos
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Martin Claret
Páginas: 72
Ano: 2017
ISBN: 9788572329873
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: A intrigante história de "O gato preto" é narrada em primeira pessoa pelo personagem sombrio que desde criança possui uma grande afeição por animais, mas o destino mostra-se assustador quando um gato preto aparece em sua vida. Nesses quadrinhos desfrutamos um pouco do mistério, do fantástico e da alma do ser humano, que se revela aterrorizadora. Uma leitura imperdível.

Resenha: O Gato Preto é um clássico do terror e talvez o mais conhecido dos contos de Edgar Allan Poe. Nesse pequeno conto conhecemos um homem que tem em sua casa diversos animais de estimação, pois ainda criança já amava os animais, um amor que foi vencendo o tempo e em sua fase adulta, com o apoio da esposa, resolveu adotar diversos animais. 

Entre os inúmeros animais que o protagonista tem em casa, um em especial chama atenção pela afinidade e amor para com o dono, é um grande gato preto, chamado Pluto, que é o favorito do protagonista. Porém, em determinado momento, a relação desse homem com os animais vai mudando, levado pelo alcoolismo, ele começa a maltratar os mesmos.

Porém seus pensamentos, atos e caráter vão mudando com o passar do tempo. Vemos que diariamente, o homem apresenta o seu viés sádico e cruel, a sua mente vai sendo deturpada pelo vício e com isso o lado violento vai aflorando, até que em determinado momento um grande ódio surge no homem em face ao seu animal favorito, Pluto o "gato preto". Esse ódio, o deixa taciturno e sombrio, aspectos que se estendem aos animais e para a sua esposa.

Em certo momento, tomado de ódio, o homem com um comportamento extremamente violento mata o seu gato. Essa morte violenta, esse assassinato, enche o protagonista de culpa, gerando em si uma grande repulsa pelo o que fez. Tomado de arrependimento, ele vai para um bar beber, até que acha um gato semelhante ao que assassinou. Para se redimir do que fez, resolve levar um novo gato preto para casa. Contudo algo perturbador acontece e o nosso protagonista precisa enfrentar uma prova de fogo.

Opinião: O Gato Preto é um conto narrado em primeira pessoa, na forma de um relato, de uma confissão, que demonstra as mudanças comportamentais de um homem afetado pelo alcoolismo, o quanto através desse, foi possível mudar a vida pacífica de um homem que amava de forma incondicional os animais, para uma vida em que o amor pela criação não existe, reinando apenas o ódio e a violência.
Edgar Allan Poe, expõe sobretudo a fragilidade humana em uma história onde a corrupção dos valores morais acontece de forma gradativa aos olhos dos leitores. Poe nos surpreende com a frieza do narrador, que perde o seu lado humano, apresentando um lado bestial. Mas também demonstra que o vício, seja ela qual for, pode arruinar o ser humano. Em meio aos atos de perversidade, vemos uma grande oscilação do protagonista a lucidez e a loucura. 
O narrador é um personagem complexo, apresenta uma grande densidade psicológica e alterações comportamentais durante a trama. Já sua mulher é uma personagem linear, não apresenta nenhuma mudança comportamental, apresentando as mesmas características do início ao fim. O conto apresenta uma ambientação gótica, permeada de terror e suspense, expondo sentimentos como a agonia, o medo e pavor, características típicas nos contos de Poe.
Esse é o primeiro quadrinho publicado pela Editora Martin Claret e ficou sensacional, é uma obra-prima. As ilustrações ficaram espetaculares e foram realizadas pelo Diogo Henrique e Hugo Matsubayashi. O prefácio ficou por conta do professor e Dr. Alexandre Huady Guimarães que traz uma breve apresentação do conto. Já o posfácio ficou por conta da Lilian Cristina Correia, que nos demonstra a influência de Poe na literatura.
Por fim, a Martin Claret leva ao leitor um quadrinho repleto de informações sobre esse famoso conto, bem como sobre Edgar Allan Poe e sua importância, já que é um autor atemporal, tendo em vista que faleceu em 1849 e após quase 170 anos da sua morte, é amado e cultuado no meio literário. Antes que eu me esqueça, essa edição eu vejo como 2 em 1, pois tem a adaptação do conto em quadrinho e tem o conto original. Confira o vídeo de O Gato Preto aqui.

11 comentários:

  1. Oi.
    Eu amo esse conto e gostei de saber que essa edição é dois em um, pois, geralmente, não curto tanto adaptação, mas como vem os dois na mesma obra, achei válido

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Não conhecia esse HQ, adorei a dica! eu estava a procura de quadrinhos diferentes do que costumo ver sempre nas redes sociais, adorei a sua dica, super anotada. Sua resenha está ótima, me falou tudo o que queria saber. Gosto muito de adaptações então gostei muito mesmo da sua dica!
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  3. Oiie, tudo bem?
    Não conhecia essa HQ, mas Poe é meu escritor favorito e já estou louca pra ter essa edição. Gosto bastante do conto, é incrível!Bom... estamos falando de EDGAR ALLAN POE, não é mesmo? Haha.
    Legal ter uma premissa falando da influência dele na literatura, pena que ele não viveu o suficiente para ver suas obras em ascensão.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Que presente maravilhoso para os fãs de Poe *-*
    Adoro as obras dele e também amo HQs, então com certeza vou ler esse livro!
    Participo do Desafio 12 meses de Poe e esse conto deve ser lido no mês de maio. Estou ansiosa e vou comprar o quanto antes rsrs .
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. amo O gato preto, foi o segundo conto de Poe que li na vida.O primeiro foi O poço e o pêndulo. Adorei saber que há o conto além da adaptação em quadrinhos nessa edição, que está LINDA,bom frisar <3

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Ainda não li esse conto, mas estou louca pra ler já faz algum tempo e agora com sua resenha me empolguei ainda mais!
    Infelizmente não tenho essa versão em quadrinhos que deve ser muito bacana ;)
    Edgar Allan Poe é maravilhoso e todos nós devemos conhecer mais de sua obra e sua história!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Poe é maravilhoso, né? Não sabia desse quadrinho, mas vou dar uma procurada. Adoro histórias clássicas ilustradas, e O gato preto é uma baita história. Bacana!

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Ainda não li nada do autor. Tenho que corrigir essa falha o mais rápido possível. Tem saído muitas histórias boas para o público adulto em quadrinho. Inclusive adaptações de clássicos nacional e internacional.
    Abraços,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não li ainda nada do autor e não conhecia esse título em particular. Achei muito boa a ideia de adaptar o conto em quadrinho pois é uma ótima forma de atrair novos leitores e de diversificar nas obras, ainda mais por ser de um autor tão conhecido e com tantas obras e versões lançadas. Fiquei muito interessada em ler a obra, principalmente pelo formato em que ela foi feita pois amo quadrinhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Confesso que não faço muitas leituras do gênero e acho que por isso desconhecia essa obra de Poe, mesmo sendo uma das mais famosas.
    A premissa é bem interessante e fiquei intrigada para conferir toda essa mudança do personagem por conta do vício. Infelizmente é muito do que vemos na nossa realidade quando pessoas fazem uso de drogas e acabam por nos mostrar esse lado bestial, frio e perverso.
    Se bem que muitas pessoas nem precisam de tais substâncias para tal.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares