24/04/2017

[RESENHA #233] ARMADILHA - MELANIE RAABE


Título: Armadilha
Autora: Melanie Raabe
Editora: Jangada
Páginas: 304
Ano: 2016
ISBN: 9788555390579
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Linda, uma escritora best-seller, vive reclusa em sua casa à beira de um lago desde o assassinato de sua irmã mais nova há doze anos. O assassino nunca foi pego, mas Linda o viu de relance, e agora ela acaba de reconhecer seu rosto na TV. Ele é Victor, um brilhante jornalista. Pensando numa saída para pegá-lo, ela escreve um best-seller baseado no assassinato da sua irmã e concorda em conceder uma única entrevista à imprensa, em sua casa, para Victor. A partir daí tem início um embate perturbador. Cheio de reviravoltas, tensão e terror psicológico.

Resenha: Em Armadilha iremos acompanhar a história de Linda, uma renomada escritora de romances que conseguiu sucesso e tornou-se uma autora best-seller, mas que assina suas obras com um pseudônimo. Apenas seu editor e assistente sabem o seu nome real e são os únicos que a visitam e mantém alguma conversa com ela. Esse isolamento de Linda se deve ao fato dela ser portadora da síndrome do pânico, o que a fez levar uma vida reclusa em sua casa à beira de um tranquilo lago há 12 anos.

"Meu nome é Linda Conrads. Sou escritora. Todo ano me disciplino a escrever um livro. Meus livros fazem muito sucesso. Estou bem de vida. Ou melhor: tenho dinheiro." p. 11.

Tudo começou quando 12 anos atrás, Linda perdeu a sua irmã Anna que fora assassinada. A autora viu o rosto do assassino, mesmo descrevendo detalhadamente o mesmo para a polícia, este jamais fora encontrado, a polícia sequer encontrou motivos, pistas ou suspeitos nesse crime. Com a perda da irmã, Linda desenvolveu a síndrome do pânico e uma profunda depressão. Apesar de todo o sucesso no campo da literatura, ela jamais concedeu qualquer entrevista e não criou nenhum laço de amizade.

Porém, em certo dia, após o longo período de 12 anos, Linda estava assistindo TV, quando ela vê o rosto do assassino que matou a sua irmã. Esse rosto a tem assombrado por todos esses anos e o assassino é na verdade é um renomado repórter internacional, premiado por reportagens realizadas no Afeganistão e Oriente Médio.

Diante da novidade, Linda resolve partir em busca da justiça que não foi feita para a sua irmã. Ela decide desmascarar o assassino sozinha, pois ninguém acredita nela e o que era possível ser feito, já havia sido realizado. Com o intuito de pegar o repórter, Linda elabora um plano para levá-lo para uma armadilha, desmascará-lo e conseguir uma confissão em um território conhecido, a sua casa onde está reclusa tem 12 anos. 

"Muito confusa, ela continuou o seu relato, e ele entendeu que simplesmente tinha de deixá-la falar, que de nada adiantaria interrompê-la." p. 208.

Quando o esperado dia chega, Linda percebe que suas ações e escolhas podem ter sido precipitadas, como isso tudo pode ir por água abaixo, fazendo com que sua armadilha e plano para desmascarar o famoso jornalista se virem contra ela. É nessa batalha em busca da redenção e da justiça, que seus medos e horrores voltam para atormentá-la.

Opinião: Armadilha é um livro intenso, Melanie Raabe apresenta uma história repleta de detalhes e super envolvente. A narrativa é em primeira pessoa, realizada pela protagonista Linda. É interessante acompanharmos de perto os desejos, anseios, divagações e suas perturbações, pois dessa forma  é possível ao leitor conhecer a vida da autora em detalhes e como ela chegou ao estágio de ser portadora da síndrome do pânico.
Um fato bem interessante no livro, é que ele apresenta dois momentos distintos, um narrado em primeira pessoa por linda e outro que apresenta trechos do livro Irmãs de Sangue que é de sua autoria e teve por objetivo fisgar o assassino. Em ambos os "livros" as grafias apresentadas são diferentes, levando ao leitor a sensação de estar vivendo histórias diferentes.
Armadilha é um thriller psicológico de qualidade e foi uma excelente leitura. O livro é o romance de estréia da autora alemã Melanie Raabe, que conseguiu vencer o prêmio de melhor romance de estréia do ano na categoria de crimes. Os direitos do seu livro para adaptação cinematográfica foi adquirido pela Tristar Pictures. Recomendo a leitura para todos que gostam de um bom livro de thriller.
A edição apresentada pela Editora Jangada está bem legal, impecável. A capa representa um pouco do clima contido na história. O miolo do livro é em papel pólen, as fontes e margens estão boas, ideais para a leitura. Não encontrei erros na revisão. Agradeço a editora Jangada pelo livro que recebi através da parceria do blog com o Grupo Editorial Pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares