25/04/2017

[RESENHA #235] A INESPERADA HERANÇA DO INSPETOR CHOPRA



Título: A Inesperada Herança do Inspetor Chopra
Autor: Vaseem Khan
Editora: Morro Branco
Páginas: 312
Ano: 2017
ISBN: 9788592795047
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: No dia da sua aposentadoria, o inspetor Chopra herda dois inesperados mistérios. O primeiro é o afogamento de um jovem pobre, cuja suspeita morte ninguém parece interessado em investigar. E o segundo é um bebê elefante. Enquanto sua busca por pistas o leva através da movimentada cidade de Mumbai – das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas - Chopra começa a suspeitar que há bem mais por trás dos dois mistérios do que ele pensava. E rapidamente descobre que um determinado elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa... “Delicioso e inspirador” – The Bookseller “Absolutamente encantador” – The Guardian “Uma atmosfera colorida e vibrante transborda para fora de cada página nesta divertida e curiosa história.” – Daily Express


Resenha: No livro do escritor britânico Vaseem Kahn, somo levados para o último dia de trabalho do Inspetor Chopra, após 30 anos prestando seus serviços na delegacia local de Mumbai, pois o mesmo é obrigado a se aposentar. Porém, no seu último dia de trabalho, o Inspetor Chopra se depara com uma cena triste, uma mulher pede aos prantos justiça, pois o seu filho morreu de forma misteriosa e deseja que uma investigação seja realizada.

"O fim do dia chegou. O inspetor Chopra começou a guardar suas coisas. Ele havia trazido uma caixa e, dentro dela, organizava o conteúdo da mesa e dos armários que esvaziava." p. 17.

Ao chegar em casa, Chopra recebe uma herança inusitada do seu tio, que lhe pede em uma carta para que o mesmo cuide com muito carinho e zelo de um pequeno animal. Para a surpresa de Chopra, ele recebeu um bebê elefante chamado Ganesha! 

Inicialmente o bebê elefante não é bem-vindo em seu novo lar, pois Chopra mora em um pequeno apartamento e isso dá trabalho, pois uma briga ocorre com a síndica e o elefantinho acaba precisando ficar no térreo do apartamento e acorrentado. Por causa do elefantinho, Chopra começa tentar entender o bebê, estudando os costumes dos elefantes.

"Chopra havia sido um policial meticuloso, um homem de métodos e processos cuidadosos. Normalmente, tudo que bastava para solucionar um caso era sua atenção aos detalhes, que havia se tornado lendária entre seus companheiros da polícia." p. 99.

Pouco tempo depois, incomodado de ficar em casa sem ter o que fazer, acostumado com a rotina e os mais de 30 anos trabalhados como inspetor, a condição de aposentado começa a tirar Chopra do sério, sem ter o que fazer, ele acaba se lembrando da cena na delegacia, onde uma pobre mulher estava chorando pelo seu filho morto. Por essa lembrança, Chopra tem um motivo para sair do ócio, Chopra resolve por sua conta e risco buscar pistas sobre o rapaz.

No início dessa empreitada, Chopra precisa lidar com as reclamações da sua amada esposa Poppy sobre não se esforçar muito, pois o ex-inspetor tem a saúde fragilizada por um ataque cardíaco que sofrera. Em sua busca por respostas, o ex-inspetor examina alguns arquivos e sonda o local do crime, contudo agora ele é apenas um civil, um cidadão comum e para descobrir a pessoa responsável pelo assassinato, ele vai precisar utilizar da sua vasta experiência e de ajuda dos seus amigos.

Opinião: A Inesperada Herança do Inspetor Chopra é um livro divertido, aborda os sentimentos humanos e aspectos sociais. O autor Vaseem Kahn nos demonstra o sentimento de invalidez que muitos dos aposentados sentem, a dificuldade de se adaptar quando se para de trabalha, além de abordar questões políticas ou de relacionamento conjugal. 
Ainda durante a leitura, nos deparamos com uma abordagem leve e sutil que o autor realiza sobre as crenças e cultura indiana, algo que é extremamente positivo, pois eu particularmente estou acostumado com leituras que focam na cultura ocidental. Outro fato interessante e positivo do livro é o elefantinho Ganesh, que por sinal é muito legal e amoroso. É muito interessante ver a relação do Inspetor Chopra demonstrando todo o seu amor e cuidado para com o elefantinho.

Vaseem Khan é bem detalhista no quesito ambientação, pois a trama se passa em Mumbai e ele não se limita em descrever ou detalhar para o leitor, as investigações e pistas encontradas por Chopra no caso do filho que morreu de forma misteriosa, pois é possível vislumbrar a realidade e a cidade indiana presente na trama, que nos dá a sensação de estarmos assistindo um filme.
Eu recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de conhecer um pouco a cultura alheia, pois é possível conhecer um pouco da cultura indiana. Mas não somente por isso, sobretudo por ser uma leitura leve, cativante e que apresenta toques de humor. A Inesperada Herança do Inspetor Chopra é uma leitura rápida e imperdível, bom para adolescentes, adultos e idosos. Esse é o primeiro de três livros já publicados pelo autor sobre a "Agência de Detetives Baby Ganesh". 
O projeto gráfico apresentado pela Editora Morro Branco apenas demonstra a competência da editor. Não encontrei erros de revisão, a fonte está confortável, as folhas são amareladas e a capa é repleta de cores, ficou linda. Deixo meu obrigado por a Editora Morro Branco ter me enviado o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares