25/04/2017

[RESENHA #236] SEMPRE HAVERÁ VOCÊ - HEATHER BUTLER


Título: Sempre Haverá Você
Autora: Heather Butler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256

Ano: 2017
ISBN: 9788581637150

Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Quando o George escreve as coisas, destaca suas palavras preferidas em negrito. As palavras de que ele não gosta, escreve em letras pequenas e bem magrinhas. Ele adora a escola, mas detesta o Carl, que é malvado e gosta de colocar medo nas outras crianças. Ele ama o seu irmãozinho, Theo, mas de vez em quando perde a paciência com ele. O jogo preferido do George é aquele em que ele e a mamãe brincam com palavras novas. Na verdade, a mamãe é a pessoa favorita do George no mundo inteiro. Ele gosta mais dela do que do seu melhor amigo, Dermo, ou do seu cão fedorento, mas adorado, que se chama Goffo. Agora que a mamãe ficou doente, está cada vez mais difícil sorrir e inventar versos com o Theo. Sempre haverá você conta sobre uma família diferente da sua, mas um pouquinho parecida. E de um menino que está aprendendo algumas coisas. Você quer ser amigo dele?

Resenha: George é um garoto de 10 anos, aluno da quinta série que junto com o seu pequeno irmão Theo, seu pai e seu cãozinho Goffo, vão precisar lidar com uma nova realidade muito triste, sua mãe está com câncer. Enquanto George continua se divertindo com coisas singelas, apreciando os momentos simples, ao mesmo tempo se preocupa com a sua mãe, com o que poderá acontecer com ela que é a sua rainha, com quem compartilha suas brincadeiras e é a dona do seu coração.

"O Jogo da Visita é uma coisa que só a mamãe e eu jogamos. O Theo não gosta de aprender palavras novas como eu gosto, e o papai só chega em casa às oito horas da noite. Ele só janta e dorme diante da televisão. A mamãe e eu jogamos outros jogos também, fazemos palavras cruzadas ou brincamos de forca, ou vemos quem consegue acenar mais rápido. Ela é muito boa em acenar." p. 26.

George com todas mudanças que estão ocorrendo, sofre ao perceber com a condição que sua mãe apresenta, sofre ao ver que sua mãe já não é mais a mesma, até os comportamentos dela vão mudando com o passar do tempo. Mesmo sendo jovem e sendo cercado por diversas pessoas que se preocupam com ele e sua família, George passa a também mudar o seu comportamento, pois ele age de maneira protetora com o seu irmãozinho.

"Hoje, o Dermo precisa de alguma coisa para animá-lo, porque ele nem pôde ver o seu pai antes de ele ir embora. Então, fazemos um boneco de neve junto com Kit, a Skye e o Riz." p. 59.

George e seu irmão Theo decidem realizar uma missão, como percebem a mudança de comportamento da mãe, eles resolvem fazer com que ela continue sorrindo apesar da doença terrível que ela precisa enfrentar e para cumprir tal tarefa, eles contam com a participação de Goffo, o cãozinho atrapalhado e um pouco "porco" em um concurso de talentos para animais.

"Às vezes, é mais fácil concordar do que dizer o que você está realmente pensando." p. 163.

Opinião: A história apresentada por Heather Butler traz entre os temas um que é forte, o câncer e o impacto que ele ocasiona no seio familiar. A autora também aborda o amor, a união familiar diante dos problemas. Eu adorei ver o ponto de vista de George, uma visão de uma criança, inocente e repleta de amor sobre todas as situações enfrentadas. É de fato comovente acompanhar a vida dos meninos enquanto a vida da mãe deles vai exaurindo e terminando aos poucos.
A leitura fluiu de maneira muito rápida, a escrita é simples e leve, a autora adotou o humor para lidar com a doença que é delicada. Fiquei envolvida profundamente na leitura. George é um garoto inteligente e fofo, de outro lado temos Theo, o irmãozinho mais novo, às vezes birrento e mimado que recebe todo o carinho e proteção de George. É muito bonito ver a pureza das crianças no decorrer da leitura.
Eu amei a leitura e por isso recomendo Sempre Haverá Você, livro esse que para todos os leitores, independente da idade, por tudo o que foi citado e principalmente pelas emoções que a autora nos faz sentir através desse lindo livro, que por meio da simplicidade, nos traz uma grande lição de vida.
Sempre Haverá Você recebeu uma bela edição, a capa é bem contextualizada e a diagramação está muito boa, o espaçamento é grande, as folhas são levemente amareladas e os capítulos são curtos, contribuindo para uma leitura rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares