[RESENHA #241] A POÇÃO SECRETA - DIÁRIO DE UMA GAROTA ALQUIMISTA - AMY ALWARD - Saga Literária

Novidades

quarta-feira, maio 03, 2017

[RESENHA #241] A POÇÃO SECRETA - DIÁRIO DE UMA GAROTA ALQUIMISTA - AMY ALWARD


Título: A Poção Secreta - Diário de uma garota alquimista
Autora: Amy Alward
Editora: Jangada [Grupo Editorial Pensamento]
Páginas: 368
Ano: 2017
ISBN: 9788555390821
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o Rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?

Resenha: No Reino de Nova, todos estão felizes para acompanhar a festa de aniversário de 18 anos da princesa Evelyn. Todas as mídias sociais estão borbulhando de tantas fotos e notícias do grande acontecimento e o reino inteiro vai participar da grande festa que será realizada no castelo de Kingstown. Porém a princesa é acidentalmente "envenenada" por uma poção de amor e o rei é obrigado a cancelar a festa e realizar uma convocação de emergência, trazendo todos os bruxos, talentosos e fabricantes de poções para tentar descobrir uma cura para a princesa.
Samantha Kemi é uma jovem que toma conta da loja de poções da família. Ela não tem poderes como sua irmã, mas é muito talentosa em preparar poções. Sua irmãzinha, Molly, uma "Talentosa", já é dotada de poderes e toda a família economiza tudo que pode para a educação dela, o que não é nem um pouco barato. Samantha, por ser uma "Comum", estuda poções com o patriarca da família, seu avô, Ostanes Kemi. Sua mãe também é uma "Talentosa" e tem como objeto canalizador, uma varinha de condão. As vezes o talento para a alquimia pula uma ou outra geração, como foi com se pai. Mas, por outro lado, Samantha tem esse dom da alquimia e, justamente, por ser comum, isso é perfeito para ela.
Anita é sua melhor amiga e filha do Sr. Patel, que também tem uma loja de poções. Mas as coisas não estão muito bem para os antigos lojistas de poções naturais, desde que a Corporação ZoroAster ganhou a última "Caçada Selvagem" e se tornou o protetor da família real, criando assim as poções sintéticas. Essas poções se tornaram populares rapidamente, o que deixou a família Zoroaster milionária em pouco tempo. Mas nem sempre foi assim, a Loja de Poções Kemi já foi uma das boticas mais proeminentes de Kingstown e também os protetores da família real.

"O grande prêmio da Caçada Selvagem era um pote de moedas de ouro e uma dose maciça de magia real, uma recompensa muito mais preciosa. Para os alquimistas, quase exclusivamente comuns, a dose de magia era um prêmio de altíssimo valor. O que não significava que os Talentosos não dessem a vida para ganhar a competição." p. 21.
Quando chega o grande dia da festa da princesa, Anita e Samantha vão para a Alameda Real e lá, em meio à grande multidão, Samantha ouve um chamado. Aturdida, pergunta se Anita ouviu alguma coisa, mas parece que aquele chamado somente ela poderia ouvir. Era um chamado do Rei. Anita também recebe uma chamada pelo seu celular e avisa Samantha que seu pai e ela estão sendo convocados ao Palácio Real e precisa ir. Samantha sem saber bem o que fazer, percebe um homem que a interpela e se apresenta como Renel Landry, o conselheiro da família real. Renel está ali apenas para teletransportar Samantha até o Palácio Real. 

"Tudo acontece muito rápido. Quando nos aproximamos do castelo, na parte mais alta da cidade, sinto de repente que estou sendo içada na direção do céu crepuscular. Meu coração vai parar na garganta e, embora eu saiba que não deveria, sinto uma vontade irresistível de olhar para a cidade mais abaixo. É loucura, pode significar a minha morte, mas a tentação é grande demais. Eu olho." p. 30.
Depois de uma embaraçosa chegada no castelo real, Samantha se vê diante de várias pessoas e percebe que são alquimistas e Talentosos que também foram chamados pelo Rei, que informa a todos que a princesa Evelyn foi envenenada por uma poção do amor. Todos ficam aturdidos, pois poções do amor são proibidas no reino há mais de um século, pois podem ser muito perigosas. Então o rei convoca uma Caçada Selvagem por uma poção que anule a que a princesa tomou. Alguns tentam dissuadir o Rei, pois uma Caçada Selvagem não é realizada há mais de 65 anos, mas o Rei fica irredutível em sua decisão. E assim começa a busca pela poção que irá trazer a princesa Evelyn de volta. Mas quem pensa que será fácil, está bastante enganado. Para Samantha é o momento certo para tentar salvar o nome da família Kemi, mas só tem um pequeno problema, Ostanes Kemi, seu avô, não vai participar da Caçada Selvagem e também não vai permitir que nenhum Kemi participe.

"[...] - Mas eu poderia ajuda-la! Vocês vivem me dizendo que eu tenho esse dom, mas agora que realmente tenho a chance de usá-lo, vocês não vão me deixar! - Minhas bochechas formigam com o calor. Tudo em que posso pensar é na máquina registradora da loja que nunca mais toca." p. 61.

Opinião: A Poção Secreta - Um diário de uma garota alquimista de Amy Alward, nos apresenta um mundo cheio de magia e aventura. A história começa nos apresentando o núcleo familiar dos Kemi: Samantha, seu avô Ostanes, seu pai, John, sua mãe e sua irmãzinha Molly, representantes da aconchegante loja de poções do Kemi. Gostei muito da história e a escrita de Amy Alward é muito boa e aconchegante, o que só aumenta a vontade de ler esse livro de uma vez só. Toda a trama gira em torno da busca da poção secreta que irá anular os efeitos daquela tomada pela princesa Evelyn. Quem espera apenas mais um romance simples infanto-juvenil, pode ir tirando o cavalinho da chuva. A Poção Secreta é um livro de aventura com diversas cenas de perigo para nossos personagens e acredito que esse livro, se bem feito, daria um ótimo filme.

Mas a trama também tem sua pitada de romance sim, pois Samantha tem aquela quedinha pelo galã da história, o garoto Zain Aster, filho do patriarca da família e protetor oficial da família Real, Zol Aster, provavelmente o homem mais rido de Nova. Porém, Samantha não sabe bem se Zain realmente se importa com ela ou se sua aproximação repentina tem relação com a Caçada Selvagem, pois seu pai vai fazer o que for preciso para ser o campeão. Outra pessoa que é extremamente perigosa e foi chamada para participar da Caçada e fará tudo, absolutamente tudo, para impedir que qualquer um, senão ela, consiga descobrir a poção secreta é a irmã exilada do Rei, Emília, uma Talentosa sem escrúpulos, fria, calculista e vingativa que só pensa no poder, mesmo que para isso tenha que sacrificar qualquer um no caminho, até mesmo sua sobrinha Evelyn. 
Outra coisa bacana da história é que tudo se passar nos dias de hoje, apesar de ser um mundo onde existem os Talentos e os comuns, temos muitas outras coisas em comum nos dias de hoje como a internet, as redes sociais, como a Connect, por exemplo, que liga todos ao redor do mundo, as redes de TV e tudo isso tem uma grande importância na trama, pois é como todos acompanham as notícias Reais e também tudo sobre a Caçada Selvagem. Tem até uma passagem onde um personagem diz que falta água de vez em quando na aldeia dele, mas a internet, NUNCA!

Acredito que A Poção Secreta - Diário de uma garota alquimista, deve agradar aos leitores que gostam de uma literatura muito divertida, prazerosa e leve. Eu mesmo me surpreendi com essa leitura, pois simplesmente é muito difícil parar de ler a história de Amy Alward, que é cheia de ação frenética e quase ininterrupta. A Poção Secreta - Diário de uma garota alquimista,  é o primeiro de uma série que já conta com mais dois títulos lançados, sendo o segundo "Royal Tour" e o terceiro "Going Viral". A boa notícia é que a Editora Jangada confirmou que já adquiriu os direitos dos três livros e irá lançar no Brasil os outros dois que citei. 
A Editora Jangada lançou esse livro em versão brochura, com fonte agradável e papel amarelado. Teve um excelente trabalho de tradução e revisão. Foi mantida a capa original do lançamento no Reino Unido, pois curiosamente, no Canadá e nos Estados Unidos o livro foi lançado com o título "MADLY" e também com capa diferente. Aliás, a capa está LINDÍSSIMA e é realmente um ENORME chamariz para esse belo lançamento da Editora Jangada, que está de parabéns pelo excelente trabalho nesse livro.
Quero agradecer IMENSAMENTE, a Editora Jangada por tem me enviado esse livro em parceria e me proporcionado horas de muita diversão. Claro está, meus queridos leitores, que A Poção Secreta - Diário de uma garota alquimista é absolutamente IMPERDÍVEL.   

2 comentários:

  1. Vi sobre o lançamento desse livro em outro blog e procurei saber mais. Adorei sua resenha, me deixou com mais vontade do que já estava para ler. :) Acho que livros divertidos e um pouco frenéticos são necessários para compensar aquelas leituras mais densas, então vou querer pra já! haha beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, muito obrigado, viu. Olha, esse livro me surpreendeu. Realmente pensei que seria uma água com açúcar daquelas...mas .... eis que a busca pela tal poção é uma aventura danada de boa....eu gostei muito mesmo. Já estou na espera do segundo livro....kkkkk.... beijos e não perca tempo...leia logo....vai adorar.

      Excluir