[RESENHA #246] VALE DAS CHAMAS - J. BARTON MITCHELL - Saga Literária

Novidades

terça-feira, maio 09, 2017

[RESENHA #246] VALE DAS CHAMAS - J. BARTON MITCHELL


Título: Vale das Chamas (Saga da Terra Conquistada #3)
Autor: J. Barton Mitchell
Editora: Jangada
Páginas: 496
Ano: 2015
ISBN: 9788555390173
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Vale das Chamas é o desfecho eletrizante e surpreendente da Saga da Terra Conquistada. Agora, a Torre Partida, o mais famoso marco das Terras Estranhas, não existe mais. Zoe foi sequestrada pelos Confederados e Holt Hawkins e Mira Toombs tentam unir os últimos sobreviventes na luta contra os invasores. Mira sai em busca de Zoey, ao mesmo tempo em que tenta reunir uma frágil coalização de Mercadores do Vento, guerreiros Hélices Brancas e uma facção rebelde dos Confederados, um grupo heterogêneo em que a desconfiança impera. Enquanto isso, Holt viaja com Ravan e Avril, de volta ao lugar para onde jurou que jamais voltaria: o Fausto, a cidade desértica e perigosa do Bando. Ele vai para lá para resolver questões do passado com Tiberius e convencê-lo a lutar contra os Confederados. Tiberius, porém, tem seus próprios problemas para resolver. O Bando vive uma verdadeira guerra civil. Rebeldes tomam uma parte da cidade. Se Holt quer a ajuda do Bando, em troca ele talvez tenha que se aliar ao seu pior inimigo. 

Resenha: Vale das Chamas é o último volume da Saga da Terra Conquistada e vamos acompanhar o final da jornada de Holt, Mira e Zoey que se separaram em A Torre Partida. Com a separação do trio no último volume e captura de Zoey pelos confederados, vemos que Mira Toombs e Holt Hawkins ficaram extremamente abalados. 

A dupla diante dessa perda resolve pegar caminhos distintos, com o objetivo de recrutar aliados e unir diversas facções para que possam ajudá-los a resgatarem a pequena Zoey dos confederados e talvez colocar um fim nessa guerra que perdura por muito tempo. Holt e Mira Em suas buscas por aliados, alguns grupos dos Confederados aparecerem e oferecerem ajuda aos humanos nessa difícil empreitada, porém a desconfiança dos humanos fala mais alto e isso poderá ser um empecilho, mas não é somente isso, divergências surgem, algo que pode ser mais um fator complicador do que uma ajuda propriamente dita.

"Mira não tinha assistido ao teste de disparos, pois havia sido requisitada para resolver outro conflito entre Confederados e Hélices Brancas, o que estava se tornando cada vez mais comum." p. 19.

Holt acaba indo em direção ao Fausto, um local que ele evita e vem fugindo há anos, pois não é um local fácil para se vivier, além disso é liderador por Tiberius, um homem poderoso que o deseja morto. Holt nessa sua empreitada, não viaja sozinho, pois recebe a companhia de Avril e Raven que tentam ajudá-lo. Porém, essa jornada se mostra repleta de obstáculos e perigos que precisam ser superados.

"Holt voltou a ficar de pé e havia lágrimas nos olhos dela agora, não havia como contê-las. Ele colocou a mão em concha no rosto dela e se inclinou para chegar mais perto." p. 55.

Zoey está com os Confederados e lá tenta buscar, encontrar algumas respostas que possam ser úteis no intento de derrotar os invasores. Porém, eles são inimigos inteligentes e espertos, fazem de tudo para mexer com a cabeça da jovem garota.

"Corpos estavam espalhados pelo ginásio, sobre o que restava das arquibancadas ou caídos no centro da quadra. Alguns pendiam das vigas, onde tinham procurado posições mais altas para atirar através das janelas do nível superior. Estavam dobrados em ângulos estranhos, que pareciam inumanos, ou carbonizados, em diferentes graus. Nenhum deles se movia." p. 393.

Opinião: O enredo em Vale das Chamas é repleto de aventura e ação, bem como nos traz algumas batalhas épicas, inclusive a batalha final que é de grande proporção. São diversas mortes ao longo da história, isso se deve pela pegada eletrizante e frenética que a trama apresenta. Por isso, não vai adrenalina e emoção nesse universo que combina aliens, piratas, artefatos, magia e guerra.
Os personagens, sejam eles principais ou secundários precisam enfrentar durante a trama diversas provações, isso é algo interessante de acompanhar, pois nem sempre são bem sucedidos em seus desafios, algo que pode gerar uma tristeza ao leitor quando este pega afeição por algum em especial. Outro ponto positivo, ao longo deste livro e dos anteriores, é acompanhar o desenvolvimento dos personagens que ocorre de forma lenta e com competência.
Vale das Chamas, assim como os livros anteriores, consegue manter um alto nível de qualidade. No presente livro, a trama se desenvolve de forma competente e envolvente, sem ficar cansativa. Eu li os três livros da Saga da Terra Conquista em um curto período, tamanho foi meu envolvimento, pela qualidade dos livros, pela escrita do autor e por se tratar de livros que se passam em um grandioso cenário pós-apocalíptico, algo que me fascina. Recomendo a leitura da trilogia para todos aqueles que gostam de aventura, distopia, ficção científica e fantasia. Esse é um livro emocionante e arrebatador!
O projeto gráfico ficou bem legal. A capa é bem viva e apesar das diversas cores utilizadas, ficou bem equilibrado. A diagramação ficou boa, com fontes em tamanho razoável e bom espaçamento. O livro conta ainda com páginas amareladas. No geral a Editora Jangada fez um ótimo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário