24/05/2017

[RESENHA #255] BRANCO COMO A NEVE (BRANCA DE NEVE #2) - SALLA SIMUKKA


Título: Branco Como A Neve (Branca de Neve #2)
Autora: Salla Samukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano: 2017
ISBN: 9788581636894
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias... e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha. Não desta vez.

Resenha: Em Praga, o retorno de Lumikki para a Finlândia está próximo de acontecer, ela vai viajar para o país com o objetivo de passar o midsommar com a família, que é uma celebração em que os povos nórdicos comemoram a chegada do verão, contudo ela acaba conhecendo em Praga, uma garota chamada Zelenka, que por sinal é muito misteriosa. Zelenka domina o idioma sueco com muita competência, mas a maior surpresa é ela afirmar que ambas são irmãs. Ela ainda aparenta ser alguns anos mais velha que Lumikki.

"Além disso, em sua vida, Lumikki ouvira tantas mentiras que pareciam ser verdades que ela se tornara naturalmente cética. Ela aprendera que todo mundo podia uma vez dar um belo sorriso e jurar amizade, mas, a qualquer momento, cuspir em sua cara." p. 51.

Diante dessa novidade inesperada e improvável, Lumikki acaba por desconfiar sobre a verdadeira identidade dessa garota, pois os argumentos de convencimento não foram suficientes para Lumikki acreditar na garota. Para piorar a situação, Zelenka está sempre com os olhos atentos ao seu redor, desconfiando e sempre esperando que algo aconteça.

"Era uma vez uma menina com um segredo. Era uma vez duas meninas que tinham segredos, que elas não contavam uma a outra. Eles eram da mesma família de segredos." p. 127.

Lumikkie fica intrigada com toda essa história e não engole o que foi dito no primeiro encontro, por isso, acaba marcando outros encontros com a misteriosa Zelenka para conhecer ela melhor e, aos poucos, vai aceitando que talvez ela seja de fato a sua irmã. 

Em paralelo as garotas, somos apresentados para outro personagem, um repórter que está investigando alguns fatos, acontecimentos que se relacionam com uma seita no mínimo estranha, cujo foco são alguns insetos. Lumikke em certo momento acaba se envolvendo com a investigação do repórter e eles acabam por procurar respostas tanto para a seita como por histórias sobre Zelenka, investigações que os levam para um caminho jamais imaginado.

Opinião: Narrado em terceira pessoa, Salla Simukka apresenta uma boa escrita em Branco Como A Neve, sendo direta e ao mesmo tempo, consegue deixar o leitor imerso na trama, utilizando de mistérios e um tom sério ao longo do livro. Salla é competente quando descreve cenários e cenas de ação, enriquecendo ainda mais a sua narrativa. A autora elenca temas importantes como o jornalismo é conduzido para conseguir uma boa manchete e os meios utilizados para isso, aborda também o fanatismo religioso, bullying e preconceito.
Esse é um livro bem construído e centrado, os acontecimentos são explicados no decorrer da trama e as pontas soltas deixadas pela autora vão se conectando aos poucos, deixando o leitor confortável quando ao entendimento do que está acontecendo ao redor da protagonista. Esse livro é de rápida leitura e apresenta uma história envolvente. Fiquei um pouco perdida por não ter lido Vermelho como Sangue que é o primeiro volume da trilogia.
A diagramação está muito boa, a capa reflete um pouco do clima sério e sombrio do livro, não encontrei nenhum erro de revisão, a fonte e espaçamento ficaram confortáveis, as folhas são amareladas, tudo bem equilibrado, proporcionando uma boa leitura. Esse livro é bem legal e recomendo a leitura caso esteja com dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

Publicações Recentes

recentposts

Publicações Populares